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A história do anime pode ser rastreada até o início do século XX, com os primeiros filmes verificáveis ​​datando de ⭕️ 1907.

[1] Antes do advento do cinema, o Japão já tinha uma rica tradição de entretenimento com figuras coloridas pintadas movendo-se ⭕️ pela projeção.

tela em utsushi-e (写し絵, utsushi-e?), um tipo específico de show de lanterna mágica japonês popular no século XIX.

Possivelmente inspirados ⭕️ em shows de fantasmagoria europeus, os showmen utsushi-e usaram diapositivos mecânicos e desenvolveram projetores de madeira leves (furo) que eram ⭕️ portáteis para que vários artistas pudessem controlar os movimentos de diferentes figuras projetadas.[2][3]

A segunda geração de animadores no final da ⭕️ década de 1910 incluiu Oten Shimokawa, Jun'ichi Kōuchi e Seitaro Kitayama, comumente referidos como os "pais" do anime.

[4] Filmes de ⭕️ propaganda, como Momotarō no Umiwashi (1943) e Momotarō: Umi no Shinpei (1945), sendo este último o primeiro longa-metragem de anime, ⭕️ foram feitos durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a década de 1970, o anime se desenvolveu ainda mais, com a inspiração ⭕️ dos animadores da Disney, separando-se de suas raízes ocidentais e desenvolvendo gêneros distintos, como o mecha e seu subgênero super ⭕️ robô.

Shows típicos deste período incluem Astro Boy, Lupin III e Mazinger Z.

Durante este período vários cineastas tornaram-se famosos, especialmente Hayao ⭕️ Miyazaki e Mamoru Oshii.

Na década de 1980, o anime se tornou mainstream no Japão, experimentando um boom na produção com ⭕️ o aumento da popularidade de animes como Gundam, Macross, Dragon Ball e gêneros como robô real, ópera espacial e cyberpunk.

Space ⭕️ Battleship Yamato e The Super Dimension Fortress Macross também alcançaram sucesso mundial depois de serem adaptados respectivamente como Star Blazers ⭕️ e Robotech.

O filme Akira bateu recordes em 1988 para os custos de produção de um filme de anime e se ⭕️ tornou um sucesso internacional.

Mais tarde, em 2004, os mesmos criadores produziram Steamboy, que assumiu como o filme de anime mais ⭕️ caro.

A Viagem de Chihiro dividiu o primeiro prêmio no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2002 e ganhou o ⭕️ Óscar de Melhor Animação em 2003, enquanto Inosensu: Kôkaku kidôtai foi apresentado no Festival de Cannes de 2004.

Antes do cinema, ⭕️ o Japão já possuía diversas formas de entretenimento baseadas em narrativas e imagens.

Emakimono e kagee são considerados precursores da animação ⭕️ japonesa.

Emakimono era comum no século XI.

[5] Contadores de histórias itinerantes narravam lendas e anedotas enquanto o emakimono se desenrolava da ⭕️ direita para a esquerda em ordem cronológica, como um panorama em movimento.

[5] Kagee era popular durante o período Edo e ⭕️ originou-se do teatro de sombras da China.

[5] As lanternas mágicas da Holanda também eram populares no século XVIII.

[5] O teatro ⭕️ de papel chamado Kamishibai surgiu no século XII e permaneceu popular no teatro de rua até a década de 1930.

[5] ⭕️ Bonecos do teatro bunraku e gravuras ukiyo-e são considerados ancestrais dos personagens da maioria das animações japonesas.

[5] Finalmente, os mangás ⭕️ foram uma forte inspiração para a animação japonesa.

Os cartunistas Kitzawa Rakuten e Okamoto Ippei usaram elementos de filme em suas ⭕️ tiras no início do século.[5]

Origens do anime (início de 1900–1922) [ editar | editar código-fonte ]Katsudō Shashin

De acordo com Natsuki ⭕️ Matsumoto, o primeiro filme de animação produzido no Japão pode ter surgido já em 1907.

Conhecido como Katsudō Shashin (活動写真, "Foto ⭕️ de Atividade"), por melhor jogo online para ganhar dinheiro representação de um menino em um traje de marinheiro desenhando os personagens para katsudō shashin, o ⭕️ filme foi encontrado pela primeira vez em 2005.

Ele consiste em cinquenta quadros estampados diretamente em uma tira de celuloide.

[6][7] Essa ⭕️ afirmação não foi verificada e antecede a primeira exibição conhecida de filmes de animação no Japão.

A data e o primeiro ⭕️ filme exibido publicamente são outra fonte de discórdia: embora nenhuma animação produzida no Japão seja definitivamente conhecida antes de 1916, ⭕️ existe a possibilidade de que outros filmes tenham entrado no Japão e que nenhum registro conhecido tenha surgido para provar ⭕️ uma exibição anterior a 1912.

[1] Títulos de filmes surgiram ao longo dos anos, mas nenhum foi comprovado como anterior a ⭕️ este ano.

Sabe-se que a primeira animação estrangeira foi encontrada no Japão em 1910, mas não está claro se o filme ⭕️ já foi exibido em um cinema ou exibido publicamente.

Yasushi Watanabe encontrou um filme conhecido como Fushigi no Bōrudo (不思議のボールド, "Miracle ⭕️ Board") nos registros da empresa Yoshizawa Shōten (吉沢商店).

A descrição combina com Humorous Phases of Funny Faces, de James Blackton, embora ⭕️ o consenso acadêmico sobre se este é ou não um verdadeiro filme de animação seja contestado.

[1] De acordo com Kyokko ⭕️ Yoshiyama, o primeiro filme de animação chamado Nippāru no Henkei (ニッパールの変形, "A Transformação de Nippāru") foi exibido no Japão no ⭕️ Asakusa Teikokukan (浅草帝国館) em Tóquio em algum momento de 1912.

No entanto, Yoshiyama não se referiu ao filme como "animação".

O primeiro ⭕️ filme de animação confirmado exibido no Japão foi Les Exploits de Feu Follet de Émile Cohl em 15 de maio ⭕️ de 1912.

Embora especulações e outros "filmes de truques" tenham sido encontrados no Japão, é o primeiro relato registrado de uma ⭕️ exibição pública de um filme de animação bidimensional no cinema japonês.

Durante esse período, as animações alemãs comercializadas para lançamento doméstico ⭕️ foram distribuídas no Japão.

[1] Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão,[8] inspirando criadores japoneses como Junichi ⭕️ Kouchi e Seitaro Kitayama,[9] ambos considerados os "pais do anime".

Namakura Gatana ou Hanawa Hekonai meitō no maki, um curta-metragem de ⭕️ animação japonês produzido por Jun'ichi Kōuchi em 1917

Poucas animações completas feitas durante os primórdios da animação japonesa sobreviveram.

Os motivos variam, ⭕️ mas muitos são de natureza comercial.

Após a execução dos clipes, as bobinas (propriedade dos cinemas) eram vendidas para salas menores ⭕️ do país e depois desmontadas e vendidas em tiras ou quadros avulsos.

O primeiro anime que foi produzido no Japão, Namakura ⭕️ Gatana (Espada Cega), foi feito em algum momento de 1917, mas lá se discute qual título foi o primeiro a ⭕️ receber essa honra.

Foi confirmado que Dekobō Shingachō: Meian no Shippai (凸坊新画帳・名案の失敗, "Novo Livro de Imagens Esburacado: Fracasso de um Grande ⭕️ Plano") foi feito em algum momento de fevereiro de 1917.

Pelo menos dois títulos não confirmados foram relatados como tendo sido ⭕️ feitos no mês anterior.[1]

Os primeiros curtas-metragens de anime foram feitos por três figuras importantes da indústria.

Oten Shimokawa foi um caricaturista ⭕️ político e cartunista que trabalhou para a revista Tokyo Puck.

Ele foi contratado pela Tenkatsu para fazer uma animação para eles.

Por ⭕️ motivos médicos, ele só conseguiu fazer cinco filmes, incluindo Imokawa Mukuzo Genkanban no Maki (1917), antes de retornar ao seu ⭕️ trabalho anterior como cartunista.

Outro animador de destaque neste período foi Jun'ichi Kōuchi.

Ele era um caricaturista e pintor, que também estudou ⭕️ pintura em aquarela.

Em 1912, ele também entrou no setor de cartunistas e foi contratado para uma animação por Kobayashi Shokai ⭕️ no final de 1916.

Ele é visto como o animador japonês tecnicamente mais avançado da década de 1910.

Suas obras incluem cerca ⭕️ de quinze filmes.

O terceiro foi Seitaro Kitayama, um dos primeiros animadores que fazia animações por conta própria e não era ⭕️ contratado por grandes corporações.

Ele finalmente fundou seu próprio estúdio de animação, o Kitayama Eiga Seisakujo, que mais tarde foi fechado ⭕️ devido à falta de sucesso comercial.

Ele utilizou a técnica do quadro-negro e, posteriormente, a animação em papel, com e sem ⭕️ fundos pré-impressos.

No entanto, as obras desses pioneiros foram destruídas após o grande sismo de Kantō de 1923.

[5] As obras destes ⭕️ dois últimos pioneiros incluem Namakura Gatana ("Uma Espada Obtusa", 1917) e o filme Urashima Tarō, de 1918, que se acredita ⭕️ terem sido descobertos juntos em um mercado de antiguidades em 2007.

[10] No entanto, este Urashima Tarō foi mais tarde provado ⭕️ ser um filme diferente da mesma história do que o de 1918 de Kitayama, que, em outubro de 2017, permanece ⭕️ desconhecido.[11]

Yasuji Murata, Hakuzan Kimura, Sanae Yamamoto e Noburō Ōfuji foram alunos de Kitayama Seitaro e trabalharam em seu estúdio de ⭕️ cinema.

Kenzō Masaoka, outro animador importante, trabalhou em um estúdio de animação menor.

Muitos dos primeiros filmes de animação japoneses foram perdidos ⭕️ após o sismo de Tóquio em 1923, incluindo a destruição da maior parte do estúdio de Kitayama, com artistas tentando ⭕️ incorporar motivos e histórias tradicionais em uma nova forma.[12]

Os animadores do pré-guerra enfrentaram várias dificuldades.

Primeiro, eles tiveram que competir com ⭕️ produtores estrangeiros, como a Disney, que eram influentes tanto no público quanto nos produtores.

[13] Filmes estrangeiros já haviam lucrado no ⭕️ exterior e podiam ser vendidos a menos no mercado japonês, com preços mais baixos do que os produtores domésticos precisavam ⭕️ para se equilibrar.

[14][15] Os animadores japoneses tiveram assim que trabalhar barato, em pequenas empresas com apenas um punhado de funcionários, ⭕️ o que dificultou a concorrência em termos de qualidade com o produto estrangeiro que era colorido, com som e promovido ⭕️ por muitos empresas maiores.

Até meados da década de 1930, a animação japonesa geralmente usava animação de recortes em vez de ⭕️ animação cel porque o celuloide era muito caro.

[16] Isso resultou em uma animação que poderia parecer derivada, plana (já que ⭕️ o movimento para frente e para trás era difícil) e sem detalhes.

[17] Mas assim como os animadores japoneses do pós-guerra ⭕️ foram capazes de transformar a animação limitada em uma vantagem, mestres como Yasuji Murata e Noburō Ōfuji foram capazes de ⭕️ realizar maravilhas que eles fizeram com animação de recortes.

Animadores como Kenzo Masaoka e Mitsuyo Seo, no entanto, tentaram trazer a ⭕️ animação japonesa ao nível do trabalho estrangeiro, introduzindo animação cel, som e tecnologia como a câmera multiplano.

Masaoka criou o primeiro ⭕️ anime falado, Chikara to Onna no Yo no Naka, lançado em 1933,[18][19] e o primeiro anime feito inteiramente usando animação ⭕️ cel, The Dance of the Chagamas (1934).

[20] Seo foi o primeiro a usar a câmera multiplano em Ari-chan em 1941.

Tais ⭕️ inovações, no entanto, eram difíceis de apoiar puramente comercialmente, então a animação pré-guerra dependia consideravelmente de patrocínio, já que os ⭕️ animadores muitas vezes se concentravam em fazer filmes de relações públicas para empresas, filmes educacionais para o governo e, eventualmente, ⭕️ trabalhos de propaganda para os militares.

[21] Durante este tempo, a censura e os regulamentos escolares desencorajavam a visualização de filmes ⭕️ por crianças, então animes que poderiam ter valor educacional eram apoiados e encorajados pelo Monbusho (Ministério da Educação).

Isso se mostrou ⭕️ importante para os produtores que enfrentaram obstáculos ao lançar seus trabalhos em cinemas regulares.

A animação havia encontrado um lugar no ⭕️ uso escolar, político e industrial.

Durante a Segunda Guerra Mundial [ editar | editar código-fonte ]

Na década de 1930, o governo ⭕️ japonês começou a impor o nacionalismo cultural.

Isso também leva à censura e controle estritos da mídia publicada.

Muitos animadores foram instados ⭕️ a produzir animações que reforçassem o espírito japonês e a afiliação nacional.

Alguns filmes foram exibidos em cinejornais, especialmente depois que ⭕️ a Lei do Cinema de 1939 promoveu documentários e outros filmes educativos.

Esse apoio ajudou a impulsionar a indústria, à medida ⭕️ que empresas maiores se formaram por meio de fusões e levaram grandes estúdios de ação ao vivo, como Shochiku, a ⭕️ começar a produzir animação.

[22] Foi em Shochiku que obras-primas como Kumo to Chūrippu, de Kenzō Masaoka, foram produzidas.

A reorganização da ⭕️ indústria durante a guerra, no entanto, fundiu os estúdios de longa-metragem em três grandes empresas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais ⭕️ filmes animados foram encomendados pelo Exército Imperial Japonês,[23][24] mostrando o astuto e rápido povo japonês vencendo as forças inimigas.

Isso incluiu ⭕️ filmes como Momotarō: Umi no Shinpei or Momotarō's Divine Sea Warriors, de Momotaro, que se concentrava na ocupação japonesa da ⭕️ Ásia.[25]

Nos anos do pós-guerra, a mídia japonesa foi muitas vezes influenciada pelos Estados Unidos,[9] levando alguns a definir anime como ⭕️ qualquer animação emanada do Japão após 1945.

[26]:5 Enquanto anime e mangá começaram a florescer na década de 1940 e 1950, ⭕️ com filmes estrangeiros (e layouts de cartunistas americanos),[27] influenciando pessoas como Osamu Tezuka.[28]

Na década de 1950, os estúdios de anime ⭕️ começaram a aparecer em todo o Japão.

Hiroshi Takahata comprou um estúdio chamado Japan Animated Films em 1948, renomeando-o para Tōei ⭕️ Dōga,[15] com a ambição de se tornar "a Disney do Oriente".

Enquanto estava lá, Takahata conheceu outros animadores[29] como Yasuji Mori, ⭕️ que dirigiu Doodling Kitty, em maio de 1957.

No entanto, para o público japonês, não foi até o lançamento de Panda ⭕️ and the Magic Serpent em outubro de 1958 que o Japão entrou no mundo da animação profissional.

[13] Enquanto os animadores ⭕️ começaram a experimentar seus próprios estilos, usando técnicas ocidentais,[24] Osamu Tezuka começou a desenhar mangá shōnen[30] como Rob no Kishi, ⭕️ que mais tarde se tornou A Princesa e o Cavaleiro, tentando atrair leitores do sexo feminino, ao mesmo tempo em ⭕️ que foi pioneiro em mangás shōjo.

Toei Animation e Mushi Production [ editar | editar código-fonte ]

A Toei Animation e Mushi ⭕️ Production foi fundada e produziu o primeiro longa-metragem de anime colorido em 1958, Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca, 1958).

Foi ⭕️ lançado nos EUA em 1961, assim como Panda e a Serpente Mágica.

[31] Após o sucesso do projeto, a Toei lançou ⭕️ uma nova animação de longa-metragem anualmente.[32]:101

O estilo de Toei foi caracterizado por uma ênfase em cada animador trazendo suas próprias ⭕️ ideias para a produção.

O exemplo mais extremo disso é o filme Hórus: Príncipe do Sol (1968), de Isao Takahata.

Hórus é ⭕️ muitas vezes visto como a primeira grande ruptura com o estilo normal de anime e o início de um movimento ⭕️ posterior de "anime progressivo" ou "autorístico" que acabaria envolvendo diretores como Hayao Miyazaki (criador de A Viagem de Chihiro) e ⭕️ Mamoru Oshii.

Uma grande contribuição do estilo da Toei para o anime moderno foi o desenvolvimento do "money shot".

Esse método de ⭕️ animação de corte de custos permite que a ênfase seja colocada em tomadas importantes, animando-as com mais detalhes do que ⭕️ o resto do trabalho (que geralmente seria uma animação limitada).

O animador da Toei Yasuo Ōtsuka começou a experimentar esse estilo ⭕️ e o desenvolveu ainda mais quando entrou na televisão.

Na década de 1980, a Toei mais tarde emprestaria seu talento para ⭕️ empresas como Sunbow Productions, Marvel Productions, DiC Entertainment, Murakami-Wolf-Swenson, Ruby Spears e Hanna Barbera, produzindo vários desenhos animados para a ⭕️ América durante este período.

Outros estúdios, como a TMS Entertainment, também estavam sendo usados ​​na década de 1980, o que levou ⭕️ os estúdios asiáticos a serem usados ​​com mais frequência para animar produções estrangeiras, mas as empresas envolvidas ainda produziam anime ⭕️ para seu Japão natal.

Osamu Tezuka fundou a Mushi Production em 1961, depois que o contrato de Tezuka com a Toei ⭕️ Animation expirou.

O estúdio foi pioneiro na animação de TV no Japão e foi responsável por séries de TV de sucesso ⭕️ como Astro Boy, Kimba, o Leão Branco, Gokū no Daibōken e A Princesa e o Cavaleiro.

A Mushi Production também produziu ⭕️ o primeiro anime a ser transmitido nos Estados Unidos (na NBC em 1963), embora Osamu Tezuka se queixasse das restrições ⭕️ na televisão americana e das alterações necessárias para a transmissão.[33]

Década de 1960 [ editar | editar código-fonte ]

Na década de ⭕️ 1960, o estilo único de anime japonês começou a se formar, com personagens de olhos grandes, boca grande e cabeça ⭕️ grande.

[24] O primeiro filme de anime a ser transmitido foi Mittsu no Hanashi, em 1960.

O ano de 1961 viu a ⭕️ estreia da primeira série animada de televisão do Japão, Otogi Manga Calendar, embora não consistisse inteiramente em animação.

[32]:90 Astro Boy, ⭕️ criado por Osamu Tezuka, estreou na Fuji TV em 1 de janeiro de 1963.

[15][34] Tornou-se o primeiro anime exibido amplamente ⭕️ para o público ocidental, especialmente para os Estados Unidos,[35][36]:31 tornando-se relativamente popular[13] e influenciando a cultura popular americana, com empresas ⭕️ americanas adquirindo vários títulos de produtores japoneses.

[37]:95 Astro Boy foi altamente influente para outros animes na década de 1960,[38] e ⭕️ foi seguido por um grande número de animes sobre robôs ou espaço.

Enquanto Tezuka lançou muitos outros programas animados, como Jungle ⭕️ Emperor Leo,[9] o anime decolou, os estúdios o viram como um sucesso comercial, mesmo que nenhum novo programa do Japão ⭕️ tenha sido exibido nas principais mídias de transmissão dos EUA do final dos anos 1960 até o final dos anos ⭕️ 1970.

[36]:33 A década de 1960 também trouxe anime para a televisão e na América.

O ano de 1963 apresentou Sennin Buraku ⭕️ como o primeiro anime de "horário nobre"[38] e a primeira série de televisão de anime da Toei Doga, Ōkami Shōnen ⭕️ Ken.

Mushi Pro continuou a produzir mais animes de televisão e obteve sucesso com títulos como Jungle Taitei em 1965.

O que ⭕️ é conhecido como o primeiro anime de garotas mágicas, Sally, a Bruxita, começou a ser transmitido em 1966.

O anime original ⭕️ de Speed Racer começou em 1967 e foi trazido para o Ocidente com grande sucesso.

Ao mesmo tempo, uma adaptação em ⭕️ anime de A Princesa e o Cavaleiro de Tezuka foi ao ar, tornando-o um dos poucos animes shoujo da década.

A ⭕️ primeira adaptação em anime do mangá Cyborg 009, de Shotaro Ishinomori, foi criado em 1968, após a adaptação cinematográfica dois ⭕️ anos antes."Attack no.

1", de 1969 , o primeiro anime de esportes shoujo, foi um dos primeiros a ter sucesso no ⭕️ horário nobre japonês e também foi popular em toda a Europa, particularmente na Alemanha sob o nome de "Mila Superstar."

O ⭕️ anime de longa duração Sazae-san também começou em 1969 e continua hoje com mais de 7.

500 episódios transmitidos.

Com uma audiência ⭕️ de 25%, a série ainda é a transmissão de anime mais popular.[39][31]:725

Década de 1970 [ editar | editar código-fonte ]

Durante ⭕️ a década de 1970, o mercado cinematográfico japonês encolheu devido à concorrência da televisão.

[40] Isso reduziu a equipe de animação ⭕️ da Toei e muitos animadores foram para estúdios como A Pro e Telecom.

Com a falência da Mushi Production (embora o ⭕️ estúdio tenha sido reaberto quatro anos depois), seus ex-funcionários fundaram estúdios como Madhouse e Sunrise.

Muitos jovens animadores foram empurrados para ⭕️ o cargo de diretor, e a injeção de jovens talentos permitiu uma ampla variedade de experimentações.

Uma das primeiras produções televisivas ⭕️ de sucesso no início dos anos 1970 foi Ashita no Joe (1970), um anime de boxe que se tornou icônico ⭕️ no Japão.

O ano de 1971 viu a primeira adaptação para anime de Lupin III.

Ao contrário da popularidade atual da franquia, ⭕️ a primeira série durou 23 episódios antes de ser cancelada.

A segunda série (começando em 1977) teve um sucesso consideravelmente maior, ⭕️ abrangendo 155 episódios ao longo de três anos.

Outro exemplo dessa experimentação é Heidi, de 1974, por Isao Takahata.

Este programa foi ⭕️ originalmente difícil de vender porque era um drama realista simples voltado para crianças, e a maioria das redes de TV ⭕️ achava que as crianças precisavam de algo mais fantástico para atraí-las.

Heidi foi um sucesso internacional, popular em muitos países europeus ⭕️ e tão bem-sucedido no Japão que permitiu que Hayao Miyazaki e Takahata iniciassem uma série de anime de base literária ⭕️ (World Masterpiece Theater).

Miyazaki e Takahata deixaram a Nippon Animation no final dos anos 1970.

Duas das produções aclamadas pela crítica de ⭕️ Miyazaki durante a década de 1970 foram Mirai Shōnen Conan (1978) e O Castelo de Cagliostro (1979).

Durante este período, a ⭕️ animação japonesa atingiu a Europa continental com produções destinadas a crianças europeias e japonesas, sendo os exemplos mais pronunciados a ⭕️ já mencionada Heidi, mas também Barbapapa e Vickie, o Viking.

Itália, Espanha e França aumentaram o interesse na produção do Japão, ⭕️ que foi oferecida por um preço baixo.

[41][42] Na década de 1970, animações japonesas censuradas foram exibidas na televisão americana.

Um exemplo ⭕️ dessa censura foram os personagens transgêneros em Gatchaman ("Batalha dos Planetas").[43]

Outro gênero conhecido como mecha surgiu nessa época.

Alguns dos primeiros ⭕️ trabalhos incluem Mazinger Z (1972–1974), Kagaku Ninja-tai Gatchaman (1972–1974), Space Battleship Yamato (1974–75) e Mobile Suit Gundam (1979–80).

Em contraste com ⭕️ os programas de ação, programas para o público feminino, como Candy Candy e Versailles no Bara, ganharam grande popularidade na ⭕️ televisão japonesa e, posteriormente, em outras partes do mundo.[41]

Em 1978, mais de cinquenta programas foram ao ar na televisão.[44]

Década de ⭕️ 1980 [ editar | editar código-fonte ]

Na década de 1980, o anime começou a passar por uma "renovação da qualidade ⭕️ visual" graças a novos diretores como Hayao Miyazaki, que fundou o Studio Ghibli em 1985, Isao Takahata e Katsuhiro Otomo.

[9] ⭕️ O anime começou a lidar com histórias mais sutis e complexas, enquanto Boy's Love continuou a impactar as normas culturais, ⭕️ criando raízes em toda a Ásia Oriental, já que países como Coreia do Sul, Tailândia e China ingeriram essas exportações ⭕️ da cultura pop japonesa.

[45][46]:3 A mudança para as óperas espaciais tornou-se mais pronunciada com o sucesso comercial de Star Wars ⭕️ (1977).

Isso permitiu que a ópera espacial Space Battleship Yamato (1974) fosse revivida como um longa-metragem.

Mobile Suit Gundam (1979) também fez ⭕️ sucesso e reviveu como um filme teatral em 1982.

O sucesso dos filmes de Yamato e Gundam é visto como o ⭕️ início do boom do anime da década de 1980, e da segunda era dourada do cinema japonês.[47]

Uma subcultura no Japão, ⭕️ cujos membros mais tarde se autodenominavam otaku, começou a se desenvolver em torno de revistas de animação como Animage e ⭕️ Newtype.

Essas revistas se formaram em resposta ao fandom avassalador que se desenvolveu em torno de programas como Yamato e Gundam ⭕️ no final dos anos 1970 e início dos anos 1980.

Gatchaman foi retrabalhado e editado em Battle of the Planets em ⭕️ 1978 e novamente como G-Force em 1986.

Space Battleship Yamato foi retrabalhado e editado em Star Blazers em 1979.

A série Macross ⭕️ começou com Guerra das Galáxias (1982), que foi adaptado para o inglês como o primeiro arco de Robotech (1985), que ⭕️ foi criado a partir de três títulos de anime separados: The Super Dimension Fortress Macross, Super Dimension Cavalry Southern Cross ⭕️ e Genesis Climber Mospeada.

A sequência de Mobile Suit Gundam, Mobile Suit Zeta Gundam (1985), tornou-se a ópera espacial de robôs ⭕️ reais de maior sucesso no Japão, onde conseguiu uma classificação média de televisão de 6,6% e um pico de 11,7%.[48]

A ⭕️ subcultura otaku tornou-se mais pronunciada com a adaptação de Mamoru Oshii do popular mangá de Rumiko Takahashi, Urusei Yatsura (1981).

Yatsura ⭕️ fez de Takahashi um nome familiar e Oshii rompeu com a cultura dos fãs e adotou uma abordagem mais autoritária ⭕️ com seu filme Urusei Yatsura 2: Beautiful Dreamer, de 1984.

Essa ruptura com a subcultura otaku permitiria que Oshii experimentasse ainda ⭕️ mais.

A subcultura otaku teve algum efeito sobre as pessoas que estavam entrando na indústria nessa época.

A mais famosa dessas pessoas ⭕️ foi o grupo de produção amador Daicon Films, que se tornaria Gainax.

A Gainax começou fazendo filmes para as convenções de ⭕️ ficção científica da Daicon e eram tão populares na comunidade otaku que tiveram a chance de dirigir o filme de ⭕️ anime de maior orçamento (na época), Ōritsu Uchūgun: Oneamisu no Tsubasa (1987).

Um dos animes mais influentes de todos os tempos, ⭕️ Nausicaä do Vale do Vento (1984), foi feito nesse período.

O filme deu um prestígio extra ao anime permitindo que muitos ⭕️ projetos experimentais e ambiciosos fossem financiados logo após seu lançamento.

Também permitiu que o diretor Hayao Miyazaki e seu colega de ⭕️ longa data Isao Takahata criassem seu próprio estúdio sob a supervisão do ex-editor do Animage, Toshio Suzuki.

Este estúdio ficaria conhecido ⭕️ como Studio Ghibli e seu primeiro filme foi O Castelo no Céu (1986), um dos filmes mais ambiciosos de Miyazaki.

O ⭕️ sucesso de Dragon Ball (1986) introduziu o gênero de artes marciais e tornou-se incrivelmente influente na indústria de animação japonesa.

Influenciou ⭕️ muitos outros animes de artes marciais e séries de mangá, incluindo Hajime no Ippo (1989), Baki the Grappler (1991), Naruto ⭕️ (2002) e The God of High School (2020).

A década de 1980 trouxe o anime para o mercado de vídeo doméstico ⭕️ na forma de animação de vídeo original (OVA), já que os programas estavam mudando de foco em super-heróis para robôs ⭕️ e óperas espaciais,[24] com a animação de vídeo original (OVA ou OAV) chegando ao mercado em 1984, com uma extração ⭕️ da duração.

[13] Os vídeos caseiros abriram as comportas, apresentando os espectadores, especialmente os ocidentais, aos filmes de anime.

[35] Embora o ⭕️ anime tenha sido amplamente distribuído através da pirataria internacional nas décadas de 1980 e 1990,[37] antes dos dias da pirataria ⭕️ virtual, continuou a sobreviver.

O anime se recuperou nos EUA, tornando-se mais uma das exportações de televisão do Japão à medida ⭕️ que o país se tornava a "principal autoridade mundial" em entretenimento.

[26]:19–20 O primeiro OVA foi Dallos, de Mamoru Oshii (1983–1984).

Programas ⭕️ como Patlabor tiveram seu início nesse mercado e provou ser uma maneira de testar animações menos comercializáveis ​​contra o público.

O ⭕️ OVA permitiu o lançamento de animes pornográficos como Cream Lemon (1984); o primeiro OVA hentai foi na verdade o pouco ⭕️ conhecido Lolita Anime, do estúdio Wonder Kids, também lançado em 1984.

A década de 1980 também viu a fusão de anime ⭕️ com jogos eletrônicos.

A exibição de Red Photon Zillion (1987) e o lançamento subsequente de seu jogo complementar, é considerada uma ⭕️ jogada de marketing da Sega para promover as vendas de seu recém-lançado Master System no Japão.

O anime de esportes, como ⭕️ agora é conhecido, estreou em 1983 com uma adaptação em anime do mangá de futebol de Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa, ⭕️ que se tornou o primeiro anime de esportes de sucesso mundial.

Seus temas e histórias eram uma fórmula que seria usada ⭕️ em muitas séries esportivas que se seguiram, como Slam Dunk, The Prince of Tennis e Eyeshield 21.

O final da década ⭕️ de 1980 viu um número crescente de filmes experimentais e de alto orçamento.

Em 1985, Toshio Suzuki ajudou a reunir fundos ⭕️ para o filme experimental de Oshii, Tenshi no Tamago (1985).

Os lançamentos nos cinemas tornaram-se mais ambiciosos, cada filme tentando superar ⭕️ ou gastar mais do que seus antecessores, seguindo dicas do sucesso popular e crítico de Nausicaä.

Ginga Tetsudō no Yoru (1985), ⭕️ Genji Monogatari (1986) e Hotaru no Haka (1988) foram todos filmes ambiciosos baseados em importantes obras literárias no Japão.

Filmes como ⭕️ Char's Counterattack (1988) e Arion (1986) foram espetáculos com orçamentos generosos.

Este período de orçamento e experimentação generosos atingiria seu apogeu ⭕️ com duas das produções de filmes de anime mais caras de todos os tempos: Ōritsu Uchūgun: Oneamisu no Tsubasa (1987) ⭕️ e Akira (1988).

Majo no Takkyūbin (1989), do Studio Ghibli, foi o filme de maior bilheteria de 1989, arrecadando mais de ⭕️ quarenta milhões de dólares nas bilheterias

Apesar do fracasso comercial de Akira no Japão, trouxe consigo uma base de fãs internacionais ⭕️ muito maior para anime.

Quando exibido no exterior, o filme se tornou um sucesso cult e, eventualmente, um símbolo do meio ⭕️ para o Ocidente.

O fracasso doméstico e o sucesso internacional de Akira, combinados com o estouro da bolha econômica e a ⭕️ morte de Osamu Tezuka em 1989, marcaram o fim da era do anime nos anos 80.

Década de 2020 [ editar ⭕️ | editar código-fonte ]

A popularidade internacional e a demanda de anime aumentaram muito durante a década devido à pandemia de ⭕️ COVID-19 e à disponibilidade amplamente aumentada do meio em serviços de streaming.[49][50][51][52]

Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen se tornou o filme ⭕️ japonês de maior bilheteria e o filme de maior bilheteria do mundo em 2020.

[53] Também se tornou o filme de ⭕️ maior bilheteria do cinema japonês, porque em dez dias arrecadou dez bilhões de ienes.

[53] Bateu o recorde anterior de A ⭕️ Viagem de Chihiro, que durou 25 dias.[53]

Em 2021, as adaptações para anime de Jujutsu Kaisen, Kimetsu no Yaiba e Tokyo ⭕️ Revengers estiveram entre os dez programas de TV mais discutidos mundialmente no Twitter.[54][55]

Em 2022, Shingeki no Kyojin ganhou o prêmio ⭕️ de "Série de TV mais solicitada do mundo 2021" no The Global TV Demand Awards.

Attack on Titan tornou-se a primeira ⭕️ série em língua não inglesa a ganhar o título de programa de TV mais solicitado do mundo, anteriormente detido apenas ⭕️ por The Walking Dead e Game of Thrones.[56]

História dos animes no Brasil [ editar | editar código-fonte ]

No Brasil, os ⭕️ animes chegaram nos anos 60 e é difícil precisar qual foi o primeiro a ser exibido.

Na leva inicial vieram Homem ⭕️ de Aço, Oitavo Homem, Ás do Espaço, Zoran, O Garoto do Espaço, e outros.

[57] Porém, o marco inicial, segundo estudiosos, ⭕️ é a exibição de National Kid em 1964.

Logo depois, vieram: A Princesa e o Cavaleiro, Speed Racer, Super Dínamo, Sawamu, ⭕️ o demolidor, Zillion, O Menino Biônico, Capitão Harlock e a Nave Arcádia, Honey Honey e As Aventuras do Pequeno Príncipe.

Contudo, ⭕️ eles ainda mantinham um público muito restrito e sem grande impacto.

Segundo o site G1, desde então "talvez nenhum outro país ⭕️ tenha exibido mais produções japonesas do que o Brasil.

"[58] Conforme a revista Animax Magazine, parece que estas produções chegaram aqui ⭕️ por acaso, pois foram oferecidas a baixo custo, tiveram uma dublagem razoável e colocadas como simples complemento da programação infantil ⭕️ de várias emissoras.

Mas para surpresa de todos, tiveram grande audiência e foram sendo exibidas e reexibidas várias vezes, até que ⭕️ o então Ministro da Justiça da Ditadura Militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores, através do ⭕️ decreto-lei 1077 de 26 de janeiro de 1970.[59]

Na década de 80, a extinta TV Manchete foi a primeira emissora de ⭕️ televisão aberta do país a realmente investir pesado na exibição de desenhos animados no Brasil.

Dos animes, ela levou ao ar ⭕️ Patrulha Estelar, Don Drácula, e O Pirata do Espaço, dentro do Clube da Criança.[60]

É nesta época que acontece o primeiro ⭕️ grande evento para fãs de animes e mangás no Brasil totalmente organizado por brasileiros.

O primeiro grande evento aconteceu de 02 ⭕️ a 31 de julho de 1988, no SESC Pompeia-SP, feito para comemorar a fundação da a ORCADE – ORganização Cultural ⭕️ de Animação e Desenho.

Neste primeiro evento para fãs (na época, a palavra "otaku" ainda não era conhecida no país), aconteceram ⭕️ dezenas de exibições de anime e séries live-actions japonesas, com destaque para National Kid.[61]

Da metade para o fim dos anos ⭕️ 80, as emissoras investiram mais em séries live action, como Jaspion, Jiraya e companhia.

Neste período, que se estendeu até 1994, ⭕️ a animação japonesa se tornou escassa e pouco notada por aqui.

Os animes que se destacaram nesta época foram As Aventuras ⭕️ de Peter Pan, Guzula, Honey Honey, Robotech, Transformers, o Filme, Akira, e Zillion, sendo estes 2 últimos os únicos grandes ⭕️ destaques da animação japonesa até o início de 1994.

O anime Doraemon, grande sucesso no Japão, foi exibido na TV Manchete ⭕️ em 1992, com o nome de Doraemon: O Super Gato.

Mas sem grande repercussão, ao contrário de seu país de origem.

Segundo ⭕️ o site Observatório da Imprensa, pode-se dizer que este tipo de produção sofreu total descaso das emissoras do país nesta ⭕️ época porque foram incapazes de compatibilizar seu formato (de histórias longas, quase como novelas).

Por isso, os canais exibiam episódios fora ⭕️ de ordem e muitas vezes nem sequer mostravam o final.[62]

O primeiro "boom" dos animes no país [ editar | editar ⭕️ código-fonte ]

O primeiro grande "boom" dos animes no país começou em 1994, com Os Cavaleiros do Zodíaco.

O acordo de exibição ⭕️ era simples: a empresa forneceria 52 episódios de um desenho japonês que havia feito sucesso no Japão no meio da ⭕️ década de 1980 e estava ganhando fãs na Europa.

Em troca, a Rede Manchete ofereceria espaços publicitários para a exibição de ⭕️ propagandas dos brinquedos relacionados à série.

Porém, tão logo estreou, o sucesso foi tão grande que a emissora foi obrigada a ⭕️ comprar os direitos da obra.

Os Cavaleiros do Zodíaco foi responsável não só por elevar a audiência da emissora, como foram ⭕️ também os responsáveis por outro meio midiático que conquistou crianças, adolescentes, jovens e alguns adultos, as revistas voltadas para a ⭕️ divulgação de animês, cinema, HQ, mangás entre outros produtos direcionados ao mundo dos heróis.

Durante os dois primeiros anos de exibição ⭕️ manteve uma audiência média na casa dos 8 pontos, garantindo o segundo lugar isolado de audiência nas suas duas exibições ⭕️ diárias, sendo, assim, o responsável pela repopularização da grade da emissora.[63]

Com isso, a série virou referência, foi reprisada muitas vezes, ⭕️ rendeu muito merchandising e fez outras emissoras apostar em animes.

[57] Milhares de bonecos, máscaras, roupas, CDs, publicações, fitas de vídeo, ⭕️ importações e até produtos pirata dos Cavaleiros foram vendidos.

Além disso, aproveitando esta febre, houve um aumento espantoso do número de ⭕️ animes produzidos para cinema e vídeo exibidos no país.

Em julho de 1995, por exemplo, o mais longo dentre os quatro ⭕️ filmes da série, A Batalha de Abel, foi exibido em mais de 200 salas em todo o país.

Porém, "traumatizados" com ⭕️ a violência do anime, um grupo de pais e psicólogos ameaçaram acionar o Ministério da Justiça para boicotar a exibição ⭕️ do seriado no Brasil.

[64] Foi criada uma portaria que exigia que as emissoras cortassem cenas muito violentas e sensuais dos ⭕️ animes, além de terem que colocar a "classificação indicativa".

Por conta disso, animes e filmes assim só poderiam passar na íntegra, ⭕️ após 8 ou 9 da noite.

Mesmo com este imbróglio, de 1995 até 1999, a TV Manchete exibiu Super Campeões, Shurato, ⭕️ Sailor Moon, Samurai Warriors e Yu Yu Hakusho.

[65] Destes, apenas o último conseguiu manter a audiência.

Apesar de ser um sucesso ⭕️ de audiência, figurando entre os 5 programas mais assistidos da TV Manchete, o anime fracassou na área comercial.

E isso acabaria ⭕️ ajudando na falência do canal.

As outras emissoras abertas do país também buscaram a melhor jogo online para ganhar dinheiro fatia nesse mercado das produções japonesas.

A ⭕️ Rede Bandeirantes exibiu diversos títulos importantes ao longo da década de 1990, especialmente no campo dos tokusatsus.

Sobre os animes, obteve ⭕️ destaque para a exibição do filme Akira.

O canal SBT também foi responsável por alguns títulos importantes, dentre os quais destacam-se ⭕️ Guerreiras Mágicas de Rayearth, Street Fighter II V, Fly o Pequeno Guerreiro, Dragon Ball e Astro Boy.

O fracasso comercial de ⭕️ Yu Yu Hakusho no Brasil - apesar das boas audiências - marcou o fim do primeiro boom de animes no ⭕️ Brasil.

A partir de então investimentos em animes passaram a ser muito bem planejados pra não amargar prejuízos do mesmo porte.

A ⭕️ partir de então, a Rede Manchete, para reduzir custos passou a comprar apenas OVAs de animes, que passariam a integrar ⭕️ o bloco U.S.Manga.

Entre os títulos mais destacados estavam Art of Fighting, Detonator Orgun, Gall Force e Iczer 3.

Em 1999, o ⭕️ fim da Rede Manchete tendeu a se agravar ainda mais o mercado de animes no país.

Porém, no final de 1999 ⭕️ um novo fôlego seria dado ao mercado de animes no Brasil graças a três novos fenômenos comerciais: Pokémon, Dragon Ball ⭕️ Z e Digimon.[64]

O segundo "boom" dos animes no país [ editar | editar código-fonte ]

Em 1999, Pokémon chegou nas telas ⭕️ brasileiras através da Rede Record, inaugurando todo um gênero e uma gama de imitadores e derivados.

Sucesso de vendas, com dezenas ⭕️ de produtos licenciados, a série animada fez tanto sucesso que a então grande concorrente da Record, a Rede Globo, se ⭕️ viu forçada a buscar uma obra que pudesse competir com o sucesso de Pokémon.

Chegava ao Brasil, assim, Digimon, anunciado pela ⭕️ própria Globo como uma obra similar a Pokémon.

Além de Digimon, a Globo exibiu dentro da extinta TV Globinho, Yu-Gi-Oh!, Beyblade ⭕️ e Dragon Ball Z, que antes havia passado pelo SBT e pela Rede Bandeirantes.

No dia 14 de agosto de 2000 ⭕️ a Bandeirantes colocou no ar o programa Band Kids, que exibia Dragon Ball Z, Bucky, Tenchi Muyo e El-Hazard (além ⭕️ de Cadillacs e Dinossauros, Os Seis Biônicos, Dragões Alados e O Mago, desenhos americanos que completavam a programação).

Por cerca de ⭕️ 4 anos, ele foi o principal programa de animes na TV aberta, sendo assistido por milhares de assinantes de TV ⭕️ paga devido a melhor jogo online para ganhar dinheiro qualidade e reexibição da saga de Freeza, considerada por muitos como a melhor de Dragon Ball ⭕️ Z.

[66] O programa fez sucesso pois ele trazia e retirava da grade aquilo que os fãs gostavam ou deixavam de ⭕️ gostar.

Inicio do século XXI e a decadência na TV aberta [ editar | editar código-fonte ]

No início de 2001, os ⭕️ animes, assim como a programação infanto-juvenil em geral, começaram a perder força e audiência no Brasil.

Os principais motivos para isso ⭕️ foram o fato de os animes serem muitos censurados e passados sem a cronologia correta e completa (a "classificação indicativa" ⭕️ restringiu o número de animações que são viáveis a TV sem que as emissoras precisem mexer em seu conteúdo), além ⭕️ do avanço da internet, que facilitou para assisti-los em qualquer horário e lugar.

Por conta disso, na TV aberta, poucos animes ⭕️ nesses últimos 14 anos fizeram algum sucesso.

Entre os que fizeram, incluem Hamtaro, Cardcaptor Sakura, Bucky, Tenchi Muyo, Yu-Gi-Oh, Hunter × ⭕️ Hunter, Fullmetal Alchemist, Zatch Bell!, Naruto, One Piece e Super Onze.

O público de classe média passa então a assisti-los via ⭕️ canais pagos, como Locomotion, Nickelodeon, Cartoon Network e Fox Kids, ou até pela internet.

Desde então, os animes movimentam e sustentam ⭕️ um circuito informal de produção, circulação e consumo, engendrado pelos próprios fãs na internet.[67]

Com a "decadência" dos animes, outros mercados ⭕️ emergiram.

Em 2001, houve o estouro dos mangás no país, com o lançamento de Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco ⭕️ (que passou a ser re-exibido desde 2004 em TV aberta no país, com nova dublagem, pela Band, e já era ⭕️ o programa mais visto da emissora)[68] - dois sucessos na televisão, mas, até então, inéditos nas bancas.

Atualmente, as principais editoras ⭕️ de mangás no país lançam juntas, em média, 25 títulos regulares por mês.

[58] Em 2004, mangás criados por autores brasileiros ⭕️ começaram a ser comercializados, com destaque para Mangá Tropical.[69]

A Conrad começou a publicar mangás no Brasil em 1999, com o ⭕️ título Gen Pés Descalços,[70] logo depois publicou os dois mangás de maior sucesso até hoje: Dragon Ball e Cavaleiros do ⭕️ Zodíaco.

Dragon Ball Z ganhou um prêmio da distribuidora Dinap reconhecendo que o mangá ultrapassara as 100.

000 cópias vendidas.[71]

Em 2003, a ⭕️ PlayArte introduziu um novo mercado no Brasil.

A de comercialização de DVDs de animes no Brasil, investindo inicialmente em Os Cavaleiros ⭕️ do Zodíaco.

E o sucesso foi instantâneo, tanto que terminou o ano como a quinta caixa mais vendida no site Submarino.[72]

Foi ⭕️ em 2003 também que ocorreu a primeira edição daquele que se tornaria o maior evento de anime da América Latina, ⭕️ o Anime Friends.

O Prêmio Yamato, também foi criado no mesmo ano.



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O torneio foi realizado no Rio de Janeiro em janeiro de 2008, na cidade carioca dos Ostendeus, e teve melhor jogo online para ganhar dinheiro 🛡 estreia no dia 29 de março de 2008.

No dia 24 de abril de 2008, o site G1 Online, então chamado 🛡 de "Rising Star Online", anunciou a mudança em nome da organização que agora se chamava ""Des Batalha de Cassino Online"".

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