
1.
2.
3.

maiores casas de apostas do mundo
   

maiores casas de apostas do mundo
maiores casas de apostas do mundo :plataforma de casino
maiores casas de apostas do mundo :jogo futebol virtual bet365

 
maiores casas de apostas do mundo
 
Resumo:
maiores casas de apostas do mundo : Junte-se à revolução das apostas em
condlight.com.br! Registre-se agora e descubra oportunidades de apostas inigualáveis! 
contente:
Nossa coleção é a garantia de achar o seu tipo favorito de jogo. Você
pode jogar todos os diferentes tipos 7 de variações de poker, blackjack e video poker em
maiores casas de apostas do mundo nossa coleção desafiadora. Faça um straight flush, aposte
alto com 7 uma quadra e
blefe em maiores casas de apostas do mundo nossos jogos de cartas. Você pode jogar contra o
computador ou
adversários reais, decidindo 7 seu destino no casino. Em maiores casas de apostas do mundo
muitos dos nossos jogos,
betspeed
Paulo Machado de Carvalho, o fundador da RecordTV.
A RecordTV foi fundada no dia 27 de setembro de 1953 pelo empresário  e comunicador Paulo
Machado de Carvalho.
Inicialmente cobrindo a capital paulista através do canal 7 VHF, a Record iniciou maiores casas
de apostas do mundo primeira  tentativa de expansão nacionalmente no ano de 1959, quando,
em conjunto com a agora extinta TV Rio, liderou a Emissoras  Unidas de Rádio e TV e,
posteriormente, a Rede de Emissoras Independentes (REI).
Porém a emissora somente conseguiu estabilizar-se como uma  rede nacional a partir do ano de
1990.
Nos anos 70, a TV Record teve 50% de suas ações adquiridas pelo  empresário Silvio Santos.
Posteriormente, Silvio Santos também inaugurara maiores casas de apostas do mundo própria
emissora de TV, o SBT, fazendo com que a Record "caísse"  em audiência e faturamento.
No dia 9 de novembro de 1989, a Record, já aos frangalhos, foi adquirida por US$ 45  milhões
pelo empresário e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.
[1] Após a compra, a pequena emissora  passa por uma grande reforma administrativa e
econômica, conseguindo recuperar maiores casas de apostas do mundo audiência perdida e
tornando-se uma grande rede nacional de  emissoras.
Atualmente a RecordTV ocupa a segunda colocação em audiência nacional e faturamento.
Seus estúdios localizam-se no bairro da Barra Funda, Zona  Oeste de São Paulo, possuindo
ainda um complexo de estúdios de teledramaturgia no bairro de Vargem Grande, Zona Oeste do 
Rio de Janeiro, chamado Casablanca Estúdios.
O empresário Paulo Machado de Carvalho havia se unido com seu cunhado João Batista do 
Amaral, a Jorge Alves Lima e ao técnico de som Leonardo Jones Júnior para, juntos, adquirirem
uma emissora de rádio  de Álvaro Liberato de Macedo.
Esta estação, que por maiores casas de apostas do mundo vez foi criada em 1928, possuía o
mesmo nome de uma  loja de discos pertencente a Álvaro: Record.
A então Rádio Sociedade Record foi vendida, à época, pelo valor de 31 contos  de réis ao grupo
Machado de Carvalho em 1931.
Posteriormente, Paulo Machado de Carvalho conseguiu expandir ainda mais seus negócios

https://www.dimen.com.br/betspeed-2024-06-22-id-12292.html


quando,  em 1934, fundou a Rádio Excelsior e adquiriu a Rádio Pan-Americana, especializada em
novelas, transformado-a na Rádio Jovem Pan, focando-a  principalmente em esportes.
Em 1948, o grupo de Paulo Machado criou as Emissoras Unidas, constituídas pelas Rádios
Record, Pan-Americana, São Paulo,  Bandeirantes e Excelsior.
Com a chegada da televisão no Brasil, em 1950, Paulo resolveu investir também no novo meio de
comunicação  e conseguiu uma concessão para operar o canal 7 (número que o próprio Paulo
considerou "favorável") de São Paulo em  22 de novembro daquele ano.
Já de olho no novo empreendimento, Carvalho montou um estúdio na Avenida Miruna, 713, no
bairro  de Congonhas, Zona Sul de São Paulo.
O empresário ainda providenciou moderníssimos equipamentos para a montagem da nova
emissora de televisão  vindos dos Estados Unidos e que adentraram no Brasil pelo Porto de
Santos.
Alguns meses antes da estreia, a Record chegou  a fazer algumas transmissões experimentais
exibindo o coral da Escola Normal Caetano de Campos e a orquestra da Força Pública  de São
Paulo.
[2] A nova emissora estava pronta para ir ao ar e seria o terceiro canal de TV a  estrear na cidade
de São Paulo logo após a pioneira TV Tupi (na época o canal 3) e a TV  Paulista (canal 5, atual
TV Globo São Paulo).
Década de 1950 [ editar | editar código-fonte ]
Sandra Amaral durante a inauguração  da emissora em 1953.
Depois de uma grande divulgação midiática, a TV Record começou a operar de fato às 8hr53min
da  noite do dia 27 de setembro de 1953.
A primeira imagem a ser transmitida oficialmente pela emissora foram dos apresentadores Blota 
Júnior e maiores casas de apostas do mundo esposa Sônia Ribeiro anunciando a estreia da TV
Record.
Após isso, o canal exibiu maiores casas de apostas do mundo primeira vinheta (uma  rosa-dos-
ventos com a inscrição TV Record - Canal 7 logo abaixo) e exibiu um programa musical
apresentado por Hélio Ansaldo  e Sandra Amaral.[3]
Homem operando uma câmera da TV Record na década de 50.
Em seus primeiros tempos de operações, a Record  exibiu diversas atrações musicais.
Aproveitando-se disso, o canal conseguiu também realizar entrevistas exclusivas com renomados
cantores internacionais na época como os  célebres artistas Nat King Cole, Charles Aznavour,
Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich.
Nessa época também eram exibidos programas esportivos, teatrais, humorísticos  e informativos.
Em 1954, a Record levou ao ar o primeiro seriado produzido no Brasil, Capitão 7, estrelado por
Ayres Campos  e Idalina de Oliveira, que durou até 1966.
Ainda em 1954, foi criado o programa Mesa Redonda, apresentado por Geraldo José  de Almeida
e Raul Tabajara.
Em 1955, estreou a Grande Gincana Kibon, que durou dezesseis anos na grade da emissora.
Interessado em  expandir a Record em uma rede de televisão nacional, Paulo Machado de
Carvalho uniu-se novamente a seu cunhado João Batista  do Amaral, que era dono da carioca TV
Rio, para unirem seus respectivos canais de TV com o intuito de  transforma-los em uma rede
nacional de emissoras.
Com isso, em 1955 surgiu as Emissoras Unidas, que criou um elo entre as  duas emissoras que
permitiriam futuramente a troca de produções entre elas.
Nessa fase, a Record exibiu ao vivo o Grande Prêmio  de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei
Clube do Rio de Janeiro, tornando-se a primeira emissora a transmitir o evento.
Em  1958, é lançado pelas Emissoras Unidas o primeiro programa regular produzido pelas TVs
Record e Rio, chamado Show 713.
O programa  era diário e exibido ao meio-dia.
Com duas horas de duração, apresentava entrevistas, reportagens e números musicais das duas
cidades.
A tela  era dividida ao meio, ficando cada cidade com uma metade para suas atrações.



No ano seguinte, a emissora paulista inaugura a  primeira sede do Teatro Record na Rua da
Consolação, próximo ao centro de São Paulo.
Durante a cerimônia de abertura do  teatro, o cantor Roy Hamilton se apresenta no local e a TV
Record transmite o seu show ao vivo.
A TV  Rio e a TV Record passariam, a partir desse período, a inaugurarem várias retransmissoras
pelo Brasil para a rede das  Emissoras Unidas, transmitindo programações tanto da emissora
paulista quanto da carioca
Década de 1960 [ editar | editar código-fonte ]
Em 21  de abril de 1960, a Record se torna a única emissora fora de Brasília a cobrir a festa de
inauguração  da então nova capital federal.
Em maio do mesmo ano, a emissora sofre um grande incêndio em seus estúdios em Moema,  na
cidade de São Paulo e se vê obrigada a utilizar mais dos programas da TV Rio para preencher
maiores casas de apostas do mundo  programação.
O restante das Emissoras Unidas também é obrigado a transmitir mais programas da emissora
carioca enquanto que a Record se  reergue.
Apesar do episódio negativo, a Record se consagraria popularmente durante todos os anos 60,
chegando a liderança de audiência em  alguns momentos.
Primeiro logotipo da Record.
Frame retirado de uma vinheta muito utilizada entre os anos 50 e 60.
Quatro anos depois do  incêndio, a Record, já reestruturada, contrata alguns comediantes, dentre
eles Jô Soares, que estreia aos sábados o programa Jô Show;  e Renato Corte Real, com o
humorístico Papai Sabe Nada, uma paródia à série americana Papai Sabe Tudo, que por 
maiores casas de apostas do mundo vez é estrelada por Robert Young.
A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira (MPB)  e alcança
grandes índices de audiência.
Programas como O Fino da Bossa de Jair Rodrigues e Elis Regina, os famosos Festivais  da
MPB, vindos da TV Excelsior e Jovem Guarda de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa,
tinham como objetivo divulgar  a música brasileira em meio a forte Ditadura Militar no país.
Apesar da Record ter passado por uma fase áurea nos  anos 60 a emissora enfrentou diversas
dificuldades nesse período.
Nesta imagem a apresentadora Hebe Camargo está ajudando na retirada de equipamentos 
durante um incêndio nos estúdios da emissora em 1966.
Em 1966 a emissora novamente sofre um incêndio ocorrido na manhã do  dia 29 de julho, desta
vez de proporções mais sérias.
O prejuízo foi calculado em cerca de dois bilhões de cruzeiros  na época.
Em meio a tanta devastação, foram perdidos cerca de 320 rolos de fitas, algumas incluindo
longos e preciosos trechos  da inauguração da TV Record, em 1953.
Com a chegada da TV Globo São Paulo e o crescimento da antiga rival  Tupi, a Record perde
parte considerável de maiores casas de apostas do mundo audiência.
Apesar dos momentos ruins, a emissora lança, em 1967, o clássico seriado  A Família Trapo com
Jô Soares e Ronald Golias tornando-se o maior sucesso da TV Record até então, ficando no  ar
até 1970.
Devido a alguns desentendimentos entre diretores da Record e da TV Rio por conta da carioca ter
adquirido  direitos de algumas produções da Tupi (principal concorrente da Record até então), as
duas emissoras decidem extinguir a Rede de  Emissoras Unidas e, posteriormente, criam a Rede
de Emissoras Independentes (REI).
Depois de mais um grave incêndio ocorrido no dia 17  de julho de 1969, desta vez no Teatro
Record no bairro da Consolação em São Paulo, a emissora decide transferir  suas instalações
dali para a Rua Augusta, 973, ficando ainda mais próxima do centro de São Paulo.
No dia 27 de  setembro de 1968, durante as comemorações de quinze anos de operações, a
Record ergue e inaugura maiores casas de apostas do mundo torre de transmissão  de televisão,
a Torre Grande Avenida localizada na Avenida Paulista, 1754, 19º Andar, no bairro da Bela Vista
em São  Paulo.



Década de 1970 [ editar | editar código-fonte ]
Estúdios da Rede Record na década de 1970.
Na virada da década, o  apresentador Chacrinha muda-se para São Paulo, devido as poucas
oportunidades de trabalhar na televisão no Rio de Janeiro naquela época,  já que a TV Globo
dominava o mercado carioca.
O animador assinou um contrato com a TV Record e passou a  apresentar seus programas direto
do Teatro Record-Augusta, alcançando considerável audiência.
Em 1970, juntamente com as redes Globo, Bandeirantes e Tupi, a  TV Record (encabeçando as
Emissoras Independentes) transmite a Copa do Mundo FIFA de 1970, a primeira Copa a ser
transmitida  ao vivo para o Brasil; para isso o canal conta com uma grande equipe de jornalistas,
repórteres e narradores liderados  por Geraldo José de Almeida.
Ainda nessa época, a Record passa a investir em telenovelas; a emissora lança grandes
sucessos de  audiência como os clássicos As Pupilas do Senhor Reitor e Os Deuses Estão
Mortos, ambas de Lauro César Muniz.
No dia  10 de abril de 1972, as TVs Rio, Record e Difusora de Porto Alegre se unem para
transmitirem diretamente de  Los Angeles, Estados Unidos, a cerimônia do Oscar 1972.
Nessa época, vários programas se destacaram, como o Record em Notícias (criado  em 1973),
apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas; Bronco
Total, programa humorístico estrelado pelo  comediante Ronald Golias; e Os Insociáveis
estrelado pelo grupo que mais tarde seria conhecido como Os Trapalhões.
Com a venda da  TV Rio para outros empresários, a Record torna-se a única administradora das
Emissoras Independentes.
Apesar de apresentar atrações interessantes nesse período  a Record passa a enfrentar uma
grave crise, chegando a vender o Teatro Record da Augusta no centro de São  Paulo para tentar
se livrar da má situação, restando-lhe apenas os antigos estúdios da Avenida Miruna no Jardim
Aeroporto na  capital paulista.
Porém, a crise se agrava ainda mais com um incêndio em maiores casas de apostas do mundo
torre de transmissão em maio de 1974.
Paulo  Machado de Carvalho, proprietário do canal, não vê outra saída se não de coloca-lo à
venda metade dele com o  objetivo de conseguir capital para sustentar-se.
Para continuar no controle, a família Machado de Carvalho decide vender a emissora em dois 
lotes distintos, um de 40% e um de 10%.
Os 40% são vendidos para uma associação de fazendeiros do norte do  estado de São Paulo e
os 10% são adquiridos por empresários da capital paulista.
Dessa forma, a TV Record consegue fôlego  novo, inclusive contrata Flávio Cavalcanti que antes
trabalhava na TV Tupi Rio de Janeiro e também impede a saída de  Raul Gil, maiores casas de
apostas do mundo principal atração, para a TV Bandeirantes, renovando seu contrato.
Todavia, a emissora não consegue evitar a saída Chacrinha  para a TV Tupi.
Ainda em 1974, a Record, novamente liderando a REI, transmite a Copa do Mundo diretamente
da Alemanha  Ocidental.
Em 1976, o empresário e animador Silvio Santos convence a associação de fazendeiros,
proprietários de 40% da TV Record a  lhe vender esse percentual e sai para a compra dos 10%
de posse dos empresários paulistanos.
Em maio daquele ano, o  Grupo Silvio Santos finalmente consegue adquirir os 10% necessários
das ações da Record e decide ir a justiça, reivindicando seu  direito de administra-la.
O Grupo Paulo Machado de Carvalho não concorda com a situação, mas é obrigado a aceitar
administrar a  emissora junto com Grupo Silvio Santos, comportando-se como antagônico,
inclusive usando a imprensa para fazer críticas ao grupo rival.
Com isso,  Silvio passaria a ter mais espaço para exibir os seus programas em um canal de TV,
uma vez que o  animador havia perdido espaço na Globo, emissora que trabalhara antes da
compra da metade da Record.
O empresário também vence uma  concessão para administrar o canal 11 do Rio de Janeiro e
batiza a nova emissora carioca com o nome de  TVS - TV Studios e passa a trocar alguns



programas dela com a TV Record de São Paulo.
Apesar do sucesso  de audiência que os programas de Silvio traz para Record (e que também
eram exibidos pela REI), a emissora perde  bastante público por conta do crescimento da Rede
Globo.
A Rede de Emissoras Independentes, ainda lideradas pela Record, perde a liderança  nacional de
audiência para a emissora global.
Mesmo com o declínio, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho conseguem adquirir
concessões  para operar canais de TV em Franca e São José do Rio Preto ampliando a cobertura
da Record no interior  do estado de São Paulo.
A emissora passa a apresentar alguns desenhos animados, seriados e filmes americanos em
maiores casas de apostas do mundo grade e  também contrata Silvio Luiz para apresentar o
programa De Olho no Lance já quase no fim da década.
Década de 1980  [ editar | editar código-fonte ]
O incêndio de 1981 no Edifício Grande Avenida onde se localiza a antena transmissora da 
Record.
Com o fechamento da Rede Tupi em 1980, Silvio Santos decide concorrer por algumas
concessões antigas da extinta emissora.
Da Tupi,  o empresário ganha as licitações dos canais 4 de São Paulo, o canal 5 de Porto Alegre
(antiga TV Piratini)  e o canal 2 de Belém (TV Marajoara).
Silvio Santos ainda recebe o canal 9 do Rio de Janeiro (antes pertencente  a TV Continental) e o
canal 12 de Brasília.
Em 1981, Silvio integra as emissoras ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)  e a TV Record de
São Paulo passa a se tornar uma espécie de retransmissora da nova rede, mesmo Silvio 
possuindo, agora, uma emissora só maiores casas de apostas do mundo na capital paulista, a
então TVS Canal 4 São Paulo (atual SBT São Paulo).
Todavia,  o próprio Silvio Santos decidiu que a Record teria uma programação mais "própria" e
"independente" do SBT, sem muita influência  direta do animador e que o canal 9 do Rio vencido
por ele pertenceria a Record.
Com isso, a TV Record  Rio de Janeiro foi lançada ao ar no dia 3 de abril de 1982, marcando a
primeira vez em que  a Record utilizou esse nome na capital fluminense de fato.
Assim como a filial paulistana, a Record carioca também pertencia a  REI, transmitindo vários
programas da geradora paulista, mas também produzindo alguns programas próprios.
Apesar disso, a Record ainda exibia simultaneamente de  forma regular o Programa Silvio Santos
juntamente com o SBT.
Em 14 de fevereiro de 1981 o Edifício Grande Avenida, onde  se localiza a torre de transmissão
do canal, sofre um grave incêndio.
[4] Apesar disso, a Torre da Record não sofreu  nenhum dano e o funcionamento da mesma não
foi afetado.
Todavia, o ocorrido acabou vitimando 17 pessoas e deixou 53 feridos.[5]
Com  o surgimento do SBT, a TV Record foi ficando em segundo plano para Silvio Santos.
A partir daí, a emissora dos  Machado de Carvalho foi perdendo bastante público e,
consequentemente, faturamento, a qual mais uma vez foi mergulhando aos poucos numa  crise.
A audiência da emissora despenca para o quinto lugar no Ranking Nacional de Emissoras,
perdendo para as grandes Globo, SBT,  Bandeirantes e a novata Rede Manchete ; um exemplo
da má qualidade que se encontrava a emissora era o programa  Clube dos Esportistas
apresentado por Sílvio Luiz, que, na grande maioria das vezes, sequer registrava um ponto no
IBOPE; os  próprios diretores da atração reconheceram o fracasso, tanto que, em algumas
ocasiões no fim dos créditos finais, eram exibidos dizeres  falando que o programa era um dos
piores da emissora.
Mesmo assim, conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal  da Noite, apresentado
inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic em 1984 e Carlos Nascimento em 1989 sendo
que nesse  ano tinha 2h de duração e transmitida em cadeia para as cidades de São Paulo, Rio
de Janeiro e para  o restante das Emissoras Independentes filiadas a Record.



Em 1983, entra no ar o programa Especial Sertanejo, sob o comando de  Marcelo Costa, que
ficou no ar ate 2000.
Em maio de 1986, o canal transmitiu a Copa do Mundo num pool  com o SBT e ganhou um novo
logotipo, um losango dourado com fundo azul em setembro do mesmo ano.[6]
Percebendo a  grande queda da Record e mais preocupado em administrar o SBT do que a
pequena emissora paulista, Silvio Santos decide  não investir mais na Record e ainda desvincula
o canal 9 do Rio de Janeiro, pertencente ao canal dos Machado  de Carvalho.
O canal 9 carioca então, passa a se chamar TV Copacabana e depois TV Corcovado, mas
continua como parte  das Emissoras Independentes até 1989, quando a REI encerrou suas
atividades definitivamente.
Convicto de que a TV Record poderia não ter  mais alguma importância tanto para Silvio Santos
quanto para Paulo Machado de Carvalho, o animador convence o empresário a vender  a
emissora, já aos frangalhos.
Nesse momento, a Record limitou-se em apenas três emissoras próprias: TV Record São Paulo
(geradora), TV  Record Franca-Ribeirão Preto e TV Record Rio Preto.
Enquanto o destino da emissora era discutido pela família Machado de Carvalho e  por Silvio
Santos, a Record, agora novamente sendo uma emissora local depois da desintegração das
Emissoras Independentes, realiza alguns esforços  para ainda tentar atrair a atenção do público:
o canal decide exibir algumas produções estrangeiras consagradas e investe um pouco  mais em
jornalismo, remodelando seus telejornais.
Em julho de 1987, a Record deixa de exibir o Programa Silvio Santos, devido ao  impasse entre
os grupos Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos.
Em agosto de 1988 ela reestreia o Imagens do Japão,  que voltou a ser exibido na cidade e no
estado de São Paulo e no fim do ano de 1988  a emissora em parceria com uma produtora
independente fez uma retrospectiva disfarçada e bem-humorada do próprio ano usando imagens
de  1958.
Edir Macedo compra a emissora [ editar | editar código-fonte ]
O bispo e empresário Edir Macedo Bezerra, líder da Igreja  Universal do Reino de Deus, estava
no Estados Unidos quando ficou sabendo que a TV Record estava a venda através  um
telefonema de seu até então advogado e responsável da IURD no Brasil, Paulo Roberto
Guimarães.
Edir se interessou pelo canal  e nomeou o pastor Laprovita Vieira para ser o intermediário da
compra da Record.
Laprovita fez uma reunião com Demerval Gonçalves  (responsável pela venda e representante de
Silvio Santos e da família Machado de Carvalho) na antiga sede da emissora, no  bairro de
Moema, em São Paulo.
A negociação foi rápida.
[7] A TV Record foi vendida pelo astronômico preço de US$ 45  milhões,[8] porém, a compra só
foi quitada em 1992.
A compra da emissora foi alvo de polêmicas, levando até mesmo a  uma investigação da Polícia
Federal onde foi descoberto que Macedo havia usado dinheiro de empréstimos sem juros da
Igreja Universal  para adquirir a estação, posteriormente o líder religioso foi condenado a pagar
uma multa por não declarar esse dinheiro.[9]
Com a  grande cobertura da mídia na época, comentou-se que a Record poderia virar um canal
religioso, cogitando-se até uma eventual mudança  do nome da emissora para Reino de Deus.
De fato, Edir e a nova direção da Record realmente não sabiam o  que iriam fazer com ela: se a
transformaria mesmo numa emissora da Igreja Universal ou a manteria como uma emissora 
comercial.
Isso só foi decidido algum tempo depois; Macedo optou por manter o nome original do canal por
tradição, só alterando  para Rede Record, e continuou com as atividades comerciais da emissora.
Todavia, como a Igreja Universal precisava de uma mídia de  grande alcance para divulgar suas
atividades, ficou decidido também que seriam exibidos alguns programas da igreja,
principalmente no horário da  madrugada.



Edir Macedo só tomou posse de fato da Record em 1991.
Década de 1990 [ editar | editar código-fonte ]
Apesar de  Edir Macedo só assumir a emissora definitivamente em 1991, já no ano anterior a
Record sofre grandes mudanças.
A começar pelo  seu logotipo: o losango dourado usado na gestão anterior de Silvio Santos e
Paulo Machado de Carvalho é substituído por  uma esfera azul clara, com três faixas circulares
em vermelho, verde e azul cercando-a.
A nova logomarca estreia no dia 16  de julho de 1990, juntamente com a nova programação da
emissora, que a partir dessa data passa a se auto-denominar  Rede Record de Televisão.
A mudança gradativa de seus diretores e administradores surte um ótimo efeito para Record,
tanto que no  mês de outubro daquele mesmo ano a emissora chega a empatar em alguns
momentos com a Globo na audiência da  região da Grande São Paulo.
Nessa época são lançados vários programas novos na emissora como o Pintando o Sete,
programa destinado  ao público infantil que exibia diversos desenhos; Super Esporte, atração que
mostrava notícias do esporte; e também maiores casas de apostas do mundo nova sessão  de
filmes: Super Tela, a qual é exibida até os dias atuais.
O telejornalismo é mantido como o carro-chefe da emissora,  e o Jornal da Record passa a ser
exibido também aos domingos e tendo correspondentes no exterior.
Alguns programas da antiga  gestão também são mantidos como o Programa Ferreira Netto, um
talk show apresentado pelo jornalista Ferreira Netto.
A emissora também passa  a exibir produções estrangeiras consagradas como as séries Super
Vicky, Perdidos no Espaço, Os Três Patetas, Viagem ao Fundo do  Mar, Família Robinson, O
Túnel do Tempo, Daniel Boone, dentre outros clássicos antigos.
Em 27 de setembro de 1990, a emissora  comemora 37 anos de existência com a chegada de
maiores casas de apostas do mundo primeira afiliada, a TV Guajará de Belém/PA.
Em setembro do mesmo  ano a Record se transformou em rede nacional e passou a transmitir a
maiores casas de apostas do mundo programação para todo o Brasil via  satélite no Brasil SAT
B1.
No mesmo mês emissora adquire a TV Capital de Brasília (que já havia transmitido sinal da 
Record anteriormente através da extinta REI) e se transforma na Record Brasília.
A Rede Record iniciava, aos poucos, seu crescimento pelo  Brasil adquirindo várias emissoras
locais pelo país e retransmissoras posteriormente.
Em 1991 a emissora chegava a Belo Horizonte em Minas Gerais  e ganha duas afiliadas no
Brasil: a TV Candelária de Porto Velho-RO e a TV Imperial de Boa Vista-RR as  duas por sinal
são as que transmitem a emissora há mais de vinte anos sendo as mais antigas da rede 
(considerando as desfiliações das TVs Guajará e Exclusiva).
Ainda nesse ano o canal estreou o programa feminino Note e Anote, inicialmente  com a
apresentação de Jussara Freire.
Em 1992, já com Edir Macedo se tornado dono de facto do canal, um novo  incêndio irrompe mais
uma vez nos estúdios da TV Record.
Dessa vez, o sinistro ocorrido é visto como bastante providencial pela  direção da emissora, cuja
compra pelo líder da Igreja Universal vem sendo questionada por alguns setores da sociedade.
Com o incêndio,  vários documentos relativos a venda da Record se perdem, fazendo com que
alguns pontos da transação jamais fossem esclarecidos.
Em meados  daquele ano, a Record muda seu logotipo tornando-o prateado com alguns detalhes
coloridos nos seus arcos.
Em 9 de abril de  1992 a emissora conseguiu maiores casas de apostas do mundo quinta afiliada
no Brasil: a TV Manaus, canal 10 de Manaus-AM, que permaneceu na rede  até 2007.
No mesmo ano de 1992 (seis anos depois de Silvio Santos desativar o canal 9 da antiga Record
fluminense)  a emissora retornava ao Rio de Janeiro ao adquirir a TV Rio, transformando-a em TV
Record Rio de Janeiro; após  autorização do então presidente Fernando Collor que assinou a
outorga de concessão da emissora para Edir Macedo.
Segundo algumas versões, Roberto  Marinho, dono da Rede Globo, chegou a tentar convencer



Collor a não assinar a autorização, mas não conseguiu.
Ainda durante essa  época, o Ministério Público acusou Edir Macedo de "delitos de
charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular".
[10] O dono da  Record foi preso depois de realizar um culto no Templo Maior da Igreja Universal
em Santo Amaro, Zona Sul da  capital paulista, sendo levado ao 91º Distrito Policial no distrito da
Vila Leopoldina.
Macedo ficou preso durante 15 dias e foi  solto por falta de provas.
Sob ampla divulgação da mídia, o líder espiritual acusou a Igreja Católica por maiores casas de
apostas do mundo prisão e  afirmou que estava sofrendo perseguição religiosa.[11]
A Rede Record desbanca a Rede Globo e consegue adquirir os direitos da premiada série 
Arquivo X, passando a exibi-la de forma inédita em dezembro de 1994.
O seriado se torna um grande sucesso de audiência  sendo exibido inicialmente aos domingos à
noite.
A Record até agora, foi a única emissora da TV aberta brasileira a transmitir  a atração desde a
primeira até a última temporada em 2001.[12]
Nesse período o canal ganha mais afiliadas: a Record compra  a TV Goyá de Goiânia
pertencente ao político Múcio Athayde transformando-a na TV Record Goiás; em 1995 chega à
Santa  Catarina com a compra de três das quatro emissoras da RCE TV em Florianópolis, Itajaí e
Xanxerê, que passam a  se chamar, respectivamente, TV Record Florianópolis, TV Record Itajaí e
TV Record Oeste Catarinense em 1º de setembro do mesmo  ano; a Record também passa a ter
participação acionária de 30% no Sistema Sul de Comunicação, formado por quatro emissoras 
denominadas TV Independência, mudando de nome para Rede Independência de Comunicação
(RIC TV), que deixara a Rede Manchete para se  afiliar a Rede Record; e a então TV MS do Mato
Grosso do Sul inicia afiliação à Record, sendo que  antes da mudança também era da Manchete,
que por maiores casas de apostas do mundo vez começava a perder suas afiliadas pelo país
devido a  maiores casas de apostas do mundo derradeira crise.
Nessa época, o canal ultrapassa a Rede Bandeirantes no Placar Nacional de Televisão e se torna
a quarta  emissora de maior audiência do país.
Durante a exibição do programa O Despertar da Fé exibido na madrugada de 12 de  outubro de
1995, feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida no Brasil, o pastor Sérgio Von Helder
desferiu golpes e  pontapés em uma imagem da Santa criticando a forte devoção dos católicos a
ela.
No dia seguinte do ocorrido, a Rede  Globo exibiu o caso dentro do Jornal Nacional causando
grande comoção nacional; posteriormente outros meios de comunicação também noticiariam o 
fato, inclusive as outras grandes redes de televisão.
O episódio ficou conhecido nacionalmente como "Chute na Santa", sendo visto pelos fiéis 
católicos como um ato de intolerância religiosa.
Na época, Edir Macedo, dono da Record e líder da IURD, teve que pedir  desculpas e afirmou
que o ato praticado por Von Hélder, não expressava os pensamentos da Universal.
Hélder, como consequência disso, foi  transferido para trabalhar nas Igrejas Universal dos
Estados Unidos e África do Sul.[13][14]
Não muito tempo depois, Edir Macedo seria de  novo alvo de polêmicas quando em dezembro do
mesmo ano o Jornal Nacional, da TV Globo, apresentou uma reportagem mostrando  cenas de
uma fita de vídeo na qual o proprietário da Record ensinava outros pastores a convencer fiéis a
doar  dinheiro para a Igreja Universal.
No vídeo em questão, gravado em 1990 pelo ex-pastor da IURD Carlos Magno, Macedo afirmou
que  os pastores tinham de ser firmes para conseguirem doações: "Tem de ser assim: Você vai
ajudar na obra de Deus?  Se não quiser ajudar, Deus arrumará outra pessoa para ajudar.
Entendeu como é que é? Se quiser [dar dinheiro], amém, se  [o fiel] não quiser.Ou dá ou desce.
" Na época do ocorrido, a Igreja Universal não se pronunciou, mas posteriormente Edir  afirmou
que a expressão "ou dá ou desce" usada por ele na gravação significava que ou a pessoa é fiel 
em seus dízimos e ofertas, ou ela desce (não é abençoada).
[15] Em 2007, Macedo acionou a justiça para solicitar que  as cópias da gravação da tal



reportagem da Globo fossem apagadas do site You Tube, mas teve seu pedido negado.[16]
Em  1996 a emissora transmitiu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, este ano ocorrido em
Atlanta, nos Estados Unidos.
No mesmo ano,  estreou o Cidade Alerta, programa policial de cunho sensacionalista e que teve
vários apresentadores como Ney Gonçalves Dias, João Leite  Neto, Milton Neves, Lino Rossi,
José Luiz Datena, Marcelo Rezende e até o ex-juiz de futebol Oscar Roberto Godói.
O ano  seguinte marcou a emissora por grandes contratações, lançamentos e uma série de
expansões na rede.
A Record comprou a TV Itapoan  canal 5 de Salvador, que retransmitia a programação do SBT.
Em julho de 1997 entrava no ar a nova filial da  emissora em Belém, Pará após um ano e oito
meses sem o sinal da Record na região (uma vez que  a TV Guajará, antiga afiliada a Record na
cidade desde novembro de 1990, fora vendida para a Assembleia de Deus  em março de 1995,
transformando-se em TV Boas Novas e afiliou-se à CNT em novembro do mesmo ano); em
novembro  a TV Antena 10 de Teresina - PI e a TV Tropical de Natal - RN trocam a Manchete
pela  Record; em dezembro, a TV Pampa de Porto Alegre também deixa a Manchete para se
afiliar a Record; e no  último dia de 97 a TV Correio de João Pessoa - PB deixa a Bandeirantes
para se afiliar a Record.
Ainda  em 1997, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o TJ Brasil no SBT, aceitou o
convite da Rede Record  e assinou contrato.
No dia 14 de julho, estreou no comando do Jornal da Record, entre 19h15 até 20h00.
O jornalístico tornou-se  um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela
qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris.
No dia  30 de dezembro de 2005 Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não
concordar com mudanças do departamento  de jornalismo da emissora.
Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para
tirá-lo  da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido)
os anúncios de  empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.
[17][18] Carlos Massa (mais conhecido por seu apelido Ratinho), que apresentava o programa
190  Urgente na CNT, foi contratado para apresentar o Ratinho Livre.
Com um novo estilo, chamou a atenção do público, da mídia  e dos concorrentes ao conseguir
bons índices de audiência.
Logo após maiores casas de apostas do mundo estreia, boatos sobre uma possível ida de
Ratinho para  outros canais começaram a circular, o que se concretizou em 1998, quando se
transferiu para o SBT, que acabou pagando  uma multa de cerca de R$ 43 milhões de reais por
quebra de contrato do apresentador com a Record.
Em seu  lugar o apresentador Gilberto Barros (apelidado como Leão) passou a apresentar o Leão
Livre, mas este não manteve o sucesso  de público do apresentador anterior e o programa foi
cancelado em 1999.
No ano de 1998, a Record transmitiu maiores casas de apostas do mundo quarta  Copa do
Mundo (considerando que nas edições de 1970 e 1974 o canal transmitiu o evento liderando as
Emissoras Independentes  e em 1986 em parceria com o SBT).
A equipe, liderada por Luiz Alfredo, transmitiu os jogos nos estúdios montados no  International
Broadcast Center para o evento em Paris.
Após investimentos de R$ 10 milhões, foram lançados o telejornal Fala Brasil, revista  eletrônica
matinal, o infantil Vila Esperança, com Gérson de Abreu (vindo da TV Cultura) e o Repórter
Record, com o  experiente Goulart de Andrade.
O apresentador Raul Gil retorna a emissora após 2 anos na Rede Manchete para apresentar o
seu  Programa Raul Gil.
Em setembro de 1998, a Record traz do rival SBT a apresentadora Eliana, para apresentar o
infantil Eliana  & Alegria.
Consolidando maiores casas de apostas do mundo expansão, a Rede Record passaria a investir
novamente em telenovelas; a última produção da emissora havia sido  Meu Adorável Mendigo, de
1974.



Foram lançadas produções como Canoa do Bagre e O Direito de Vencer, em 1997, Estrela de 
Fogo, em 1998, e Tiro e Queda, em 1999, além do sucesso Louca Paixão (regravação de 2-5499
Ocupado, da extinta  TV Excelsior), com Maurício Mattar e Karina Barum, no mesmo ano.
A emissora também faz telenovelas sobre passagens da Bíblia, como  O desafio de Elias,
vendida para vários países, e a partir de histórias sobrenaturais, caso de A Filha do Demônio.
Algumas  dessas telenovelas conseguem relativos sucessos de audiência.
Em 1999, Fábio Júnior estreou seu programa Sem Limites para Sonhar, durando até 2001  por
falta de audiência.
O humorístico Escolinha do Barulho estreou no mesmo ano e apesar da boa audiência, também
saiu do  ar em 2002.
Ainda no ano de 1999, Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo e em seu lugar Cátia 
Fonseca passou a comandar o Note e Anote mantendo o seu sucesso nas manhãs da emissora.
Posteriormente, foi contratada Claudete Troiano,  que havia passado pela TV Manchete entre
1997 e 1998, e 1999 pela TV Gazeta.
Na área infantil, foram exibidos grandes  clássicos de produção estrangeira, como O Laboratório
de Dexter, O Gato Félix, Eu Sou o Máximo, Johnny Bravo, A Vaca  e o Frango, entre outros; e
séries japonesas como Jaspion, Ultraman, e o anime Pokémon exibidos dentro do Eliana & 
Alegria.
Todas essas produções ajudaram o programa de Eliana a elevar ainda mais seu índices de
audiência e faturamento.
A Record encerra  os anos 90 ganhando mais uma afiliada: a TV Mar de Santos, litoral paulista.
Alguns anos depois a emissora é adquirida  pela rede e se torna a TV Record Litoral.
Década de 2000 [ editar | editar código-fonte ]
Em 2000, a Rede  Record fez parte de um pool que incluiu várias emissoras do mundo para
transmitir o evento 2000 Today.
Neste mesmo ano,  a emissora lançou os dominicais Domingo da Gente com Netinho de Paula,
Eliana no Parque, e os programas Domingo Show  e Quarta Total, apresentados por Gilberto
Barros.
Houve também a contratação da apresentadora Adriane Galisteu para o programa É Show.
[19] No  mesmo ano a Record ganha mais uma afiliada: a TV Marco Zero (hoje TV Equinócio) de
Macapá, no Amapá.
2001
Estreia do  apresentador Milton Neves, vindo da Rede Bandeirantes, para apresentar programas
futebolísticos ao estilo Mesa Redonda.
No mesmo ano, o infantil Eliana  & Alegria ganha o Troféu Imprensa de melhor programa infantil e
Raul Gil alcança o primeiro lugar com o concurso  de calouros "Quem Sabe Canta Quem Não
Sabe Dança" e a Record passa a ser representada em Rio Branco -  AC pela TV Gazeta.
A emissora transmitiu as temporadas de 2001 e 2002 da Fórmula Mundial (atual Fórmula Indy
hoje com  transmissão da Rede Bandeirantes) na voz do narrador Oscar Ulisses.
2002
O apresentador José Luiz Datena sai do comando do Cidade Alerta  para apresentar o Repórter
Cidadão, na RedeTV!.
Em apenas um mês, ele retorna a Record e em pouco tempo muda para  a Rede Bandeirantes,
onde fica por quase nove anos, retornando a Record em junho de 2011 e saindo um mês  depois
alegando censura.
Ainda esse ano, a emissora, em parceria com a Traffic passa a investir em esportes começa a
transmitir  campeonatos de futebol como o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa
Libertadores da América e alguns torneios estaduais como o  Paulistão e o Carioca.
Apesar da parceria com a Traffic durar apenas uma temporada, a Record continuaria a transmitir
jogos do  futebol brasileiro por pelo menos mais quatro anos.
2003
A Record torna-se a emissora com maior tempo de existência no Brasil completando  cinquenta
anos.



Neste ano a emissora investe em teledramaturgia em co-produção com a produtora Casablanca,
lançando a série Turma do Gueto  nas noites de terça-feira e contava com um elenco
praticamente composto por negros.
Mas a aposta da emissora foi na telenovela  Metamorphoses, que contava com um grande elenco
e produção, e teve maiores casas de apostas do mundo estreia em um domingo; apesar da
grande expectativa,  a produção se torna um verdadeiro fiasco de audiência.
No mesmo ano, estreia o programa Eliana na Fábrica Maluca, com o  mesmo cenário do antigo
Eliana & Alegria, que teve maiores casas de apostas do mundo produção cancelada devido aos
baixos índices de audiência ocasionado pela  perda dos direitos do anime Pokemón.
Dirigido aos adolescentes, o programa logo muda de formato e no ano seguinte, passa a  se
chamar simplesmente Eliana, com maior variedade, mas acaba saindo do ar em outubro de 2004,
para ceder lugar para  o Sônia e Você, apresentado por Sônia Abrão.
No mesmo ano de 2003 a emissora ganha cobertura no triângulo mineiro com  a afiliação da TV
Paranaíba de Uberlândia - MG que deixara a Band.
2004
Em março, com o slogan A Caminho da  Liderança, a TV Record decide mudar de rumo e de
grade de programação.
Apostando numa fórmula consagrada pela Rede Globo, a  da dobradinha telenovela/telejornal, a
Rede Record inicia uma nova fase a partir desse período.
Vinhetas sofisticadas, jornalistas vindos da Globo e  telenovelas como A Escrava Isaura e Prova
de Amor passariam a tornar a TV Record mais popular.
No meio do ano  a Rede Record transmitiu com exclusividade a principal competição entre
seleções nacionais de futebol da Europa: a UEFA Euro 2004  diretamente de Portugal.
Passaram a fazer parte da grade jornalísticos como Jornal da Record, Fala Brasil, Repórter
Record, programas de variedades  como Domingo Espetacular e Hoje em Dia, esportivos como
Esporte Record, Debate Bola e o semanal Terceiro Tempo, além dos  reality-shows O Aprendiz -
feito em co-produção com a Casablanca e com a FremantleMedia - Troca de Família - feito  em
co-produção com a FOX - e Simple Life: Mudando de Vida".
2005
No final de janeiro, Dennis Munhoz deixa a presidência  da Rede Record após mais de dois anos
no cargo.
Em seu lugar entrou Alexandre Raposo.[20]
Em outubro, o apresentador Raul Gil  é dispensado por não concordar com as mudanças na
programação e migra para a Band.
Em dezembro do mesmo ano, Bóris  Casoy foi demitido da emissora sob a alegação de que não
se adequava mais aos padrões do jornalismo da Record.
Casoy  revidou, dizendo que havia sido demitido por pressão do PT.
Um mês depois o Jornal da Record foi reformulado e passou  a ser apresentado por Celso Freitas
e Adriana Araújo.
A Record assinou um contrato com a Universal Pictures e com a  MGM como garantia para exibir
os melhores filmes do canal, como Hulk, filmes da série Velozes e Furiosos, a trilogia  De Volta
para o Futuro, o clássico E.T.
, o extraterrestre, A Pantera cor-de-rosa, O agente Teen, Os Seus, os Meus  e os Nossos e a
maioria dos filmes da saga 007; o contrato da Universal anterior era com a Rede  Globo.
No final do ano, a Record acompanha a Globo na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e transmite
a  conquista do São Paulo junto com a concorrente; foi a única edição de um Mundial de Clubes
exibida pela Record.
2006
Em  julho a TV Pajuçara de Alagoas, até então afiliada do SBT, troca de rede e torna-se afiliada
da TV Record.
A  partir de então, começa uma sucessão de outras emissoras afiliadas ou retransmissoras do
SBT a também começarem a deixar a  emissora para se afiliarem à TV Record.
Logo em seguida, a TV Atalaia, de Sergipe, rompe contrato com o SBT e  assina com a Rede



Record, deixando o SBT sem cobertura naquele estado, somente sendo captada por uma
repetidora localizada na  capital, Aracaju.[carece de fontes]
Em 1 de outubro de 2006 a Rede Record estreou a série Todo Mundo Odeia o Chris.
O  programa, que inicialmente tinha uma aceitação moderada, foi elevando aos poucos a
audiência, tornando-se um sucesso para o canal.
Em alguns  momentos, o seriado baseado na adolescência do comediante norte-americano Chris
Rock chegava na vice-liderança nacional quase empatando com a Rede  Globo.
[21] O seriado é exibido até os dias atuais ainda mantendo seu sucesso sendo inclusive
comparado com o Chaves do  SBT por ambos serem cultuados notadamente mesmo com
episódios repetitivos reprisados com frequência.
Em dezembro, a Record decide não comprar mais  os direitos de transmissão dos campeonatos
estaduais que exibia juntamente com o Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Sul-
americana,  cedendo o seu lugar à Rede Bandeirantes.
Todavia, a emissora manteve exclusividade nos direitos da Liga dos Campeões da UEFA até  a
temporada 2008/2009.
[carece de fontes]2007
Logotipo da campanha "Dia de Fazer a Diferença".
Torre da RecordTV RS, antiga TV Guaíba, comprada pela  Rede Record em Fevereiro de 2007.
No segundo semestre, estreia o canal de notícias Record News.
Em março, é anunciada a aquisição  dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno
de 2010 (em Vancouver) e dos Jogos Olímpicos de Verão de  2012 - em Londres.
À época, a Record garantiu que não revenderia os direitos de transmissão para nenhuma outra
emissora, nem  mesmo para TV Globo, que pela primeira vez não iria transmitir o evento.
Em julho, a Rede Record transmite os Jogos  Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro ,
juntamente com as redes Globo e Bandeirantes.[22][23]
Ainda em julho, a Record reforçou  ainda mais seu número de emissoras próprias com a
inauguração da TV Record Rio Grande do Sul, canal 2 de  Porto Alegre, RS.
Em agosto, a emissora realiza O Dia de Fazer a Diferença, onde funcionários da emissora se
juntam para  fazer ações sociais no dia 27, campanha semelhante a do Criança Esperança, da
Rede Globo.
Em 28 de agosto, estreia a  novela Caminhos do Coração, de Tiago Santiago com direção de
Alexandre Avancini.
Com o sucesso de audiência, foram lançadas mais duas  temporadas: Os Mutantes: Caminhos do
Coração e Promessas de Amor.
O último capítulo da última temporada foi exibido em 3 de  agosto de 2009.
Em 6 de fevereiro de 2008, a novela foi a primeira da Record a cravar o primeiro lugar  de
audiência: 22 pontos contra 20 da Rede Globo.
O último capítulo da primeira temporada atingiu 23 pontos de audiência, incomodando  a Rede
Globo, que exibia o capítulo de estreia de A Favorita, que marcou 35.
Foi o segundo maior índice de  audiência de último capítulo da história da emissora, empatando
com Prova de Amor e perdendo somente para Vidas Opostas, que  atingiu 25.
Já o capítulo de estreia da segunda temporada bateu 24 pontos de audiência (contra 35 da Rede
Globo, que  exibia o segundo capítulo novela A Favorita), sendo o maior índice de estreia da
história da Record.
Em 1 de setembro,  mais uma afiliada do SBT migra para a Rede Record de Televisão: a TV A
Crítica, de Manaus, que garante  transmissão para 92% dos municípios amazonenses.
Aquela emissora,no ano de 2006 fez intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível
da qualidade  de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de
transmissão e reformulação da grade  de programação local, o que atraiu a atenção da Rede
Record de Televisão.
A Rede Record, que no Amazonas estava presente  apenas em Manaus e região pela TV
Manaus, agora está presente em 40 municípios.
Em setembro, mês em que comemorou cinquenta  e quatro anos de existência, a Record lançou



o seu canal de notícias 24 horas na TV Aberta, a Record  News, inaugurada às 20h no dia 27 de
setembro, mesmo dia e horário da inauguração da TV Record em 1953.
No  mesmo mês foi lançado o media center da Record ("Mundo Record") e da Record News
("Mundo Record News").
A Record encerra  o ano de 2007 assumindo a vice-liderança nacional de audiência ao
ultrapassar o SBT.
2008
Em 7 de janeiro foi inaugurado mais  um news room da emissora.
Ainda nessa data, a Record Belém, passou a se chamar TV Record Norte.
O canal lança um  novo jornalístico, exibido nas sextas, o Câmera Record.
A partir de 1 de fevereiro, a Record aumentou seu número de emissoras,  com a entrada da RIC
TV em Santa Catarina, totalizando 6 emissoras no estado.
A Record Florianópolis, a partir dessa data,  se tornou filiada da Record News no estado.
A RIC TV em Santa Catarina transmitia anteriormente o SBT, porém apresentava-se como  Rede
SC.
No dia 18 de fevereiro a TV Record Brasília inaugurou a maiores casas de apostas do mundo
news room, passando a ser chamada de  TV Record Centro-Oeste.
Assim como fez em 2004, a emissora adquiriu com exclusividade os direitos de transmissão da
Eurocopa de 2008.
Ao  mesmo tempo, a rede consegue adquirir os direitos para exibir "Ídolos", em parceria com a
FremantleMedia, após cobrir a oferta  feita pelo SBT.
No dia 1 de agosto, a TV Leste, que era afiliada da Rede Globo em Governador Valadares, no 
leste de Minas Gerais, passou a retransmitir o sinal da Rede Record, no entanto, a TV dos Vales,
que era  afiliada da Record em Coronel Fabriciano, também no leste mineiro, passou a
retransmitir o sinal da Rede Globo.
Ao mesmo tempo,  a TV Paranaíba, afiliada da Record em Uberlândia, Minas Gerais, também
inaugura o seu news room.
No dia 8 de dezembro,  a TV Serra Sul deixa de distribuir o sinal da Rede Globo em municípios
do Leste do Pará, migrando para  a emissora de Edir Macedo, a exemplo da TV Leste mineira.
No fim do ano, a Record assina contrato com a  Televisa do México para produção de
telenovelas, substituindo o SBT.
A Televisa mantinha uma parceria de anos com a emissora de  Silvio Santos.
2009
Em janeiro estreou A Lei e o Crime, a primeira série a ser produzida pela Rede Record depois de 
55 anos (em 1954 a emissora havia lançado Capitão 7, primeiro seriado brasileiro.
No dia 8 de março, às 21:00, dentro  do programa Domingo Espetacular, o presidente da Rede
Record, Alexandre Raposo, anuncia medidas contra a crise econômica mundial de 2008  (a pior
dos últimos sessenta anos) com a contratação de quase setecentos novos funcionários,
ampliação dos estúdios da RecNov, novas  estreias da rede.
Em 7 de maio é anunciada a contratação da jornalista Ana Paula Padrão.
No fim desse mês, estreou o  reality-show A Fazenda (inédito no Brasil), que obteve grandes
índices de audiência.[24]
No dia 12 de junho, o programa Tudo É  Possível passa a ser apresentado por Ana Hickmann em
substituição a Eliana que retornava para o SBT após onze anos  na Record.
Em 25 de junho é anunciada a contratação de Gugu Liberato, com um salário de 3 milhões de
reais  por mês.
A estreia de Gugu na Rede Record estava prevista para o ano seguinte, porém houve um
rompimento bilateral do  contrato entre o apresentador e o SBT, antecipando a estreia para 30 de
agosto, com o Programa do Gugu.
Ao mesmo  tempo, a emissora contratava a jornalista esportiva Mylena Ciribelli,[25] que trabalhou
dezoito anos na Globo.
A estreia de Mylena na Record  aconteceu em 5 de julho, com o Esporte Fantástico.[26]
Em agosto, a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada e também  pertencente a Edir Macedo,



foi acusada de lavagem de dinheiro.
[27] Segundo denúncias do Ministério Público do Estado de São Paulo  que apresentou
acusações contra Edir Macedo e nove integrantes da IURD por lavagem de dinheiro e formação
de quadrilha,[27][28] e  de que o dinheiro do dízimo, doado pelos fiéis, foi usado por Edir Macedo
para aquisição de empresas, como a  Rede Record e a Rádio Record.
[29] A emissora, como "forma de protesto", exibiu vários "direitos de respostas" em nome da 
Universal em seus telejornais, mostrando as supostas ligações da Rede Globo com a Ditadura
Militar, e também com sabotagem das  eleições diretas de 1989 para presidente;[28][29][30] além
de também exibir algumas cenas do documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane, 
proibido no Brasil e trechos do livro Afundação Roberto Marinho e ainda acusou a emissora de
ridicularizar as práticas religiosas  da Igreja.
[30][31] As emissoras também exibiram no mesmo horário durante o Jornal Nacional e Jornal da
Record ataques e acusações  uma contra a outra.
[30][31] A Igreja Universal declarou também que tudo não passava de uma perseguição contra a
Igreja e  que as denúncias não teriam fundamento.
[27][31] A Rede Record acusou também o Ministério Público, de fornecer informações sigilosas
para a  Rede Globo apresentar as acusações.
[28] O caso atualmente está arquivado.
Na tarde do dia 15 de agosto a página eletrônica da  Record foi invadida por hackers, com
ofensas aos líderes da IURD e à emissora.
A página também mostrava o logotipo da  Rede Globo ao lado da foto sensual de uma mulher.
O conteúdo permaneceu por duas horas no ar até ser removido  pela emissora, que registrou
queixa do ataque à Polícia de São Paulo.
Os responsáveis pelo ataque não foram presos.[carece de fontes].
No  dia seguinte, foi ao ar o Repórter Record Especial, trazendo matéria sobre as acusações
sofridas pela Rede Record e pela  Igreja Universal veiculadas pela Rede Globo e finalizando com
uma entrevista a Edir Macedo, feita pela jornalista e correspondente internacional  da emissora
Adriana Araújo.
No dia 27 de agosto, a emissora anuncia através de seu site oficial, a aquisição dos direitos  de
transmissão dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional
(COI),[32] porém, a Record perdeu exclusividade na  TV aberta (visto que os direitos foram
revendidos pelo consórcio Globo-Band).
No dia 27 de setembro (aniversário de 56 anos da  emissora) foi lançado o portal de notícias do
Grupo Record, o R7.
[33] Com isso, o site oficial da emissora foi  reformulado.
No dia 28 de outubro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a inauguração de dois estúdios do
complexo Recnov.
Essa  inauguração contou com a participação do presidente do Brasil, Lula, do governador do
estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral,  e do prefeito da cidade Eduardo Paes, além de contar
com outras personalidades, e o elenco da emissora.
Com essa inauguração  o canal poderá produzir simultaneamente até seis produções ao mesmo
tempo.
No dia 18 de novembro é a vez da TV  Record Goiás inaugurar maiores casas de apostas do
mundo news room, e neste mesmo dia a Grande Goiânia começa a receber o sinal da emissora 
em alta definição.
Quase um mês depois, a TV Record Minas inaugura a maiores casas de apostas do mundo news
room em Belo Horizonte.
Em dezembro a  Rede Record foi processada pelo Ministério Público do Maranhão por mostrar
um vídeo de strip-tease de uma adolescente em uma  sala de aula no Portal R7.
O vídeo foi postado no site em 13 de novembro e o MP determinou a  maiores casas de apostas
do mundo retirada imediata da rede.
[34][35][36][37] A emissora fecha na vice-liderança pelo segundo ano seguido.
Década de 2010 [ editar | editar  código-fonte ]2010



Na manhã do dia 10 de fevereiro, por volta de 7h20, ocorreu a queda do helicóptero da emissora
(mais  conhecido como "Águia Dourada") que sofreu uma pane no rotor de cauda e caiu numa
área do Jockey Club de  São Paulo.
O piloto do helicóptero, Rafael Delgado Sobrinho, acabou morrendo na queda e o cinegrafista
Alexandre Silva de Moura (mais  conhecido pelos colegas como "Borracha") foi levado em estado
grave para o hospital.
A aeronave havia acabado de registrar imagens de  um assalto que tinha ocorrido no bairro do
Morumbi na zona sul de São Paulo, dentro do jornalístico São Paulo  no Ar, que depois da volta
do comercial relatou o acidente que aconteceu enquanto a emissora estava no intervalo.
Antes da  queda, piloto havia se comunicado com o piloto do Globocop, da Globo, que também
havia feito a cobertura do assalto.
O  Globocop, logo após o contato com o Águia, filmou o mesmo caindo sobre o terreno do Jóquei
e pousou no  local para socorrer as vítimas.
[38] Em nota, a Rede Record lamentou o incidente e diz que a maior preocupação agora  é
confortar as famílias das duas vítimas.
Também em nota, a emissora informou que está empenhada com as autoridades para descobrir 
as causas do acidente.
[39] No mesmo dia do ocorrido, a emissora terminou o Jornal da Record em silêncio, em sinal  de
luto, sem ao menos desejar boa noite aos telespectadores, sem mostrar os créditos.[40][41][42]
Do dia 8 de fevereiro até o  dia 28 de fevereiro, a emissora realiza a transmissão dos Jogos
Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, Canadá, em  conjunto com a Record News.
A Record havia adquirido os direitos de transmissão do evento em 2007.
Do dia 19 a 30  de março, a Rede Record transmitiu os Jogos Sul-Americanos de 2010 em
Medellín, na Colômbia.
[43] Assim como aconteceu nos Jogos  Olímpicos de Inverno, a transmissão ocorre em conjunto
com a Record News.
No dia 5 de setembro, a Record consegue um  fato histórico na cidade do Rio de Janeiro.
A emissora vence a Rede Globo no Rio de Janeiro em toda a  média do dia, das 7h à 0h, de
acordo com o Ibope.
Isso significa que a Record venceu a Globo das  7h até a meia-noite pela primeira vez nos 45
anos da emissora da Família Marinho na cidade sede da emissora  do Jardim Botânico.
O SBT conseguiu o mesmo feito em São Paulo, em 2001, com uma diferença ainda maior.
Segundo os números  do Ibope, nessa faixa horária, nenhuma outra emissora chegou sequer a
empatar na liderança no Rio de Janeiro em toda  era da televisão brasileira.[44]
No dia 13 de outubro, o Ministério Público pediu ao TSE aplicação de multa para a Record  por ter
veiculado reportagem positiva à candidata à Presidência da República do Brasil pelo segundo
turno, Dilma Rousseff.
A reportagem "pró-Dilma"  foi ao ar no Jornal da Record do dia 5 de outubro, dois dias após a
realização do primeiro turno  para as eleições presidenciais do Brasil, as eleições tiveram um
segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, o parecer  da ação era proposta pela coligação
"O Brasil Pode Mais", que apoia o candidato Serra.
Caso seja aceita, será a primeira  rede a receber multa.
[45] A emissora já foi acusada de dar apoio à Dilma, que por coincidência, o proprietário da 
emissora, Edir Macedo, declarou que votara nela.
No dia 19 de outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou todas  as acusações de lavagem
de dinheiro supostamente feitas por parte da Igreja Universal do Reino de Deus para a aquisição 
de empresas.
Porém nenhum dos meios de comunicação que havia feito as denúncias em 2009 (como a Rede
Globo, a revista  Veja e o jornal Folha de S.
Paulo) havia noticiado a inocência de Edir Macedo.
Por conta disso, a Rede Record exibiu  uma reportagem especial sobre o assunto no dia 24 de
outubro, dentro do programa Domingo Espetacular, criticando o jornalismo do  jornal, da revista e
da emissora, em especial a Rede Globo.[46]



Em 1 de novembro, as jornalistas Ana Paula Padrão e  Adriana Araújo entrevistaram, para o
Jornal da Record, Dilma Rousseff, que, um dia antes, tinha saído vitoriosa das urnas para  o
primeiro mandato de presidente do Brasil.
A entrevista foi a primeira de Dilma depois da vitória, e também foi mais  do que exclusiva; desde
o fim do regime militar, nenhum presidente democraticamente eleito tinha dado uma entrevista
para outra emissora  que não fosse a TV Globo.[47]
No dia 30 de novembro, a Record concretiza a operação de mais um desfalque a  afiliadas do
SBT.
A partir de fevereiro de 2011, a TVB, de Campinas (São Paulo) e região se junta a Rede 
Record.[48]2011
No dia 1 de Janeiro de 2011, Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Brasil.
Durante a recepção dos convidados, no  Palácio do Planalto, os dirigentes da Record
cumprimentaram Dilma no Palácio do Planalto.
Em encontro reservado no segundo andar do prédio,  a nova presidente recebeu diversas
autoridades internacionais e poucos convidados especiais.
Entre os convidados, Edir Macedo, proprietário da Rede Record, e  alguns diretores da emissora;
como Alexandre Raposo, presidente da emissora, Marcos Pereira, diretor corporativo e Douglas
Tavolaro; foram dos convidados  para a cerimônia.
A alta cúpula da Record foi à Brasília cumprimentar a presidente Dilma e levar uma mensagem de
boa  sorte e sucesso ao novo governo.
Edir Macedo esteve acompanhado pelo então presidente da Record Alexandre Raposo, do
presidente corporativo do  Grupo Record Marcos Pereira, e do vice-presidente de jornalismo da
emissora Douglas Tavolaro.
[49] A alta cúpula da Rede Record foi  a única (de todos os veículos de mídia brasileiros)
convidada para esta cerimônia, que contou (além da própria Record) na  transmissão ao vivo,
com outras emissoras concorrentes.
[50] O fato ganhou repercussão na mídia.[51]
No dia 23 de maio, a emissora contrata  o piloto Comandante Hamilton, além de toda a estrutura
aérea e seu filho, Uan Gimenes Rocha.[52]
No dia 16 de junho,  o apresentador José Luiz Datena retorna à emissora estreando em 20 de
junho, no novo Cidade Alerta, o qual comandou  em 1999 até meados de 2003.
[53] Mas no encerramento do Cidade Alerta do dia 29 de julho, o apresentador disse:  "Muito
obrigado.E até um dia".
Ele se despediu dos telespectadores após quebrar, novamente, um contrato de cinco anos, com
menos de  um mês no ar.
A carta de demissão seria entregue assim que deixasse o estúdio do policialesco.[54]
No dia 11 de julho,  é anunciada a volta de Roberto Justus ao canal.
O empresário e apresentador rescindiu de forma amigável seu contrato com o  SBT, onde durante
dois anos apresentou os games Um Contra Cem e Topa ou não Topa, e que teria vigência  até
2013.
O contrato de Justus com a Record começou a ter validade no dia 1 de agosto e, ele, começará 
um projeto de um novo programa semanal na Record.
Portanto, não voltará para o comando de O Aprendiz, que continuará sendo  apresentado por
João Dória Júnior.
[55] No dia 17 de dezembro deste procedente ano a emissora levou ao ar o especial  Roberto
Justus +, que é o mesmo programa que ele apresentará, efetivamente, a partir de 2012.
[56][57][58][59][60]
No dia 29 de agosto,  a emissora divulgou um comunicado à imprensa se dizendo vítima de
informações "equivocadas" sobre a "recente reestruturação de investimentos".
O comunicado  se refere a notícias divulgadas pela imprensa semana antes, a respeito de
possível mudança de Honorilton Gonçalves (vice-presidente artístico e  de produção da
emissora); e de que a emissora estaria diminuindo os seus custos, com proibição de horas extras
de  seus funcionários e fiscalizando os serviços prestados pelos mesmos.



Em respeito à opinião pública, aos telespectadores, anunciantes e aos seus milhares  de
parceiros em todo o país, a emissora decidiu se manifestar através do comunicado[61] No dia 11
de setembro, o  Domingo Espetacular exibiu uma entrevista de Edir Macedo, proprietário da Rede
Record, no qual fez duras críticas a revista Veja  (que estaria espalhando a campanha de boatos),
negando crise de audiência, faturamento e que mudaria a cúpula da Record.[62]
De 14  a 30 de outubro, a emissora transmitiu os Jogos Pan-Americanos, em conjunto com seu
canal de notícias, a Record News  e o portal R7.
Até a cerimônia de encerramento foram mais de, na Rede Record, 140 horas de transmissão, um
recorde  para a TV brasileira.
[63] Ainda em outubro, o canal conseguiu garantir os direitos dos Jogos Pan-Americanos até
2019.[64]2012
No dia 9  de janeiro, nos primeiros minutos do dia, houve uma troca de bandeira em Pernambuco.
A Rede Record passou a ser retransmitida  para aquele estado pela TV Clube, até então afiliada
da Rede Bandeirantes; a TV Tribuna, então afiliada à Record, passou  a ser da Band.
A Record ganha a parceria de peso dos Diários Associados que ate esse dia tinha emissoras de 
TV afiliadas as concorrentes SBT, Band e RedeTV!.[65][66][67]
De 27 de julho a 12 de agosto a emissora transmitiu com exclusividade  na TV aberta os Jogos
Olímpicos realizados em Londres na Inglaterra e alternou entre a liderança nos esportes de maior
 apelo popular e a terceira posição nos de menor apelo.
Foi a primeira vez que as importantes competições não foram transmitidas  pela Rede
Globo.[68][69]
Segundo dados do Ibope, mesmo enfrentando baixa audiência em 2012, a emissora encerra o
ano na vice-liderança, no  ranking de audiência, com 6,2 pontos, contra 5,6 do SBT.
Em 2011, a Record, encerrou o ano com 7,2 pontos, ou  seja em 2012, a emissora caiu
drasticamente 1 ponto na Grande São Paulo.
No PNT também encerrou 2012 na vice-liderança com  media nacional de 6 pontos mas também
caiu comparado a 2011 estando tecnicamente empatada com o SBT que fechou com  5,5 pontos.
2013
No final da tarde de 7 de junho, a Rede Record anunciou em um comunicado à imprensa a
rescisão  de contrato de forma acordada com Gugu Liberato - o compromisso teria mais quatro
anos.
No texto, o canal diz que  "a emissora e o apresentador consideram que o período de convivência
profissional foi proveitoso para ambas as partes e atingiu  seus objetivos", e "ofereceu todas as
condições para que Gugu e maiores casas de apostas do mundo equipe desempenhassem o seu
trabalho".
[70] A notícia sobre  a saída de Gugu da Record veio à tona no início da tarde do dia anterior
através do portal UOL  em um texto assinado pelo jornalista Ricardo Feltrin em que dizia que
"Gugu não via mais condições de fazer o  programa, uma vez que a emissora cortou
praticamente toda maiores casas de apostas do mundo verba de produção" além de ter sido
pressionado nos meses  anteriores a "reduzir os gastos de maiores casas de apostas do mundo
atração e até aceitar uma redução no seu salário, estimado em R$ 3  milhões".
[71] O último Programa do Gugu foi ao ar em 9 de junho de 2013 totalmente gravado, e com uma 
rápida despedida do apresentador, agradecendo a Record e maiores casas de apostas do mundo
equipe.
[72] O programa O Melhor do Brasil, de Rodrigo Faro, que  até então era exibido aos sábados,
passou a ocupar o horário do Programa do Gugu em 16 de junho de  2013.
[73] No dia 8 de junho o apresentador Rodrigo Faro anunciou durante o encerramento de O
Melhor do Brasil, a  transferência do programa para os domingos a tarde, no mesmo horário que
foi ocupado pelo Programa do Gugu desde 2009,  o que foi confirmado oficialmente pela
emissora no mesmo dia.[74]
Em 18 de junho, um grupo de vândalos depredou, pichou e  incendiou uma unidade móvel de
jornalismo da Rede Record, ganhando grande repercussão e se tornando um dos principais
"símbolos" da  violência sofrida pela imprensa durante os protestos.



O veículo servia de apoio para equipes em entradas ao vivo e serviu para  mostrar, horas antes, a
tentativa de invasão à Prefeitura de São Paulo durante mais uma noite de grande manifestação
popular.
[75]  A tentativa de tombar o veículo e o incêndio foi mostrado ao vivo por BandNews TV e Globo
News.
A CNN  International deu um rápido Breaking News com imagens plugadas do canal de notícias
da Rede Bandeirantes, emissora brasileira que mais  tarde, durante um Plantão, repetiu à
exaustão as imagens do fogo no veículo.
[76] A Rede Globo classificou o ataque como  "uma atitude lamentável"; "prejudicando o trabalho
da imprensa, que nos últimos dias não tem feito outra coisa se não levar  ao público as imagens
dos protestos e as reivindicações dos manifestantes", disse William Bonner no Jornal Nacional.
[77] No dia seguinte,  no telejornal local SPTV 2º edição, o apresentador Carlos Tramontina leu
um comunicado da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de  Rádio e Televisão) em que
lamenta o ocorrido; "atos de extrema violência, como a destruição do carro de transmissão da  TV
Record, buscam intimidar o trabalho da imprensa e configuram grave atentado ao livre exercício
do jornalismo".
[78] Segundo o jornal  Folha de S.
Paulo, o ataque a equipe da Record provocou divergência entre as equipes do prefeito de São
Paulo e  do Governador do Estado, que antes tinham decidido não chamar a Polícia Militar para
conter os manifestantes que tentavam invadir  a prefeitura.[79]
Em 27 de setembro, a emissora completa sessenta anos de fundação e comemorou o êxito da
"era Macedo".
A Record  saiu de 1,5 ponto de audiência diária em 1993, para 6,5 pontos em 2013.
[80] Em 24 de setembro, o canal  é homenageado no Congresso Nacional em sessão solene em
que estiveram presentes deputados, senadores, parte do elenco da emissora, representantes 
das filiais e afiliadas da, além do presidente da rede, Luiz Cláudio Costa.
Em 13 de novembro, os diretores da Record  e de outras três emissoras assinaram contrato com
o instituto alemão GFK que passará a medir a audiência da tv  aberta no Brasil que vai concorrer
com o IBOPE[81]
Em 29 de novembro, um incêndio no Memorial da América Latina, que  fica ao lado da sede da
Record, em São Paulo, fez a emissora dispensar a maioria de seus funcionários mais  cedo.
[82][83] A fumaça do incêndio invadiu corredores, salas, estúdios e a tubulação de ar
condicionado central, infestando ilhas de edição  e sonorização, colocando o funcionamento da
emissora em "piloto automático".
O estúdio do Cidade Alerta também foi tomado pela fumaça e,  naquele dia, foram raras as
aparições de Marcelo Rezende, que foram feitas da redação de jornalismo do canal.
Na abertura da  atração, o apresentador contou a situação da Record e disse que era impossível
continuar ali.
Ele chamou a maioria dos intervalos  comerciais ao vivo e, a partir das 17h50, o Cidade Alerta
passou a reprisar material do Repórter Record e Câmera  em Ação.
As poucas intervenções de Rezende, como chamada para comerciais e encerramento, foram
gravadas.
O Jornal da Record foi ao ar  normalmente, às 20h40, quando a fumaça já tinha sido
dispersa.[84]2014
Em fevereiro, transmitiu em conjunto com a Record News, os Jogos  Olímpicos de Inverno de
2014 em Sóchi, mas dedicando um tempo de apenas 26 horas de transmissão ao vivo, uma  vez
que, diferente de 2010, a emissora não transmitiu com exclusividade em TV aberta, partilhando
os direitos de transmissão também  com a TV Globo e a Rede Bandeirantes.[85]
Em 18 de junho, a emissora acertou o retorno do apresentador Gugu Liberato,  um ano após ter
deixado o canal.
Gugu voltou dessa vez num contrato de parceria, ficando a Record com 70% dos  lucros e o
animador com 30%, além de ganhos com ações de merchandising, no formato semelhante ao
dos últimos anos  dele no SBT.



Gugu iria comandar programas de temporada como um reality-show no início de 2015 nas noites
de terça e  quinta e as gravações ocorreriam nos estúdios da produtora do apresentador, a GGP,
sendo que a Record arcaria com os  custos da atração.
[86] Além disso,também houve acerto na questões estrutural e operacional podendo inclusive
utilizar os estúdios da GGP como  complemento dos existentes na sede do canal para gravação
de outros programas do da emissora(inclusive viabilizando transmissões ao vivo) além  do que o
próprio Gugu apresentar.[87]2015
Em 5 de março, a Rede Record e a apresentadora Xuxa Meneghel, reuniram vários jornalistas 
para uma coletiva na sede da emissora,[88] e a apresentadora depois de várias negociações
assina contrato com a emissora[89] com  duração de 3 anos e deverá ter 2 programas:um diário
ao vivo e outro semanal.
Ambos devem ser gravados do RecNov,  no Rio de Janeiro.[90]
Em 23 de março, estreou no horário das 20h30, a novela Os Dez Mandamentos.
Criada por Vivian de  Oliveira[91] a produção é a primeira telenovela da história inspirada na
Bíblia.
Durante maiores casas de apostas do mundo exibição conquistou a liderança por várias vezes, 
deixando, inclusive, o Jornal Nacional e a novela das nove da Rede Globo em segundo lugar.
[92] Devido a ida do  horário de novelas para 20h30, o Jornal da Record passou para o horário de
21h30.
Entre os dias 10 e 26  de julho, transmitiu em conjunto com a Record News, os Jogos Pan-
Americanos de 2015, realizados em Toronto, no Canadá.
Diferente dos  jogos de 2011, a emissora transmitiu apenas eventos de grande apelo como
patinação, ginástica, futebol e vôlei, enquanto que o  canal irmão e o Portal R7 fizeram uma
cobertura mais completa, incluindo até mesmo as cerimônias oficiais.[93]2016
Em 31 de maio,  estreou a novela Escrava Mãe, reabrindo o horário de novelas às 19h30min.
A novela se tornou um dos maiores sucessos na  faixa, ganhando o Seoul International Drama
Awards na categoria Serial-Drama.[94]
Entre os dias 3 e 21 de agosto, a emissora transmitiu  os Jogos Olímpicos de Verão de 2016,
realizados no Rio de Janeiro.
Ao contrário da edição anterior, os direitos foram divididos  com a TV Globo e a Rede
Bandeirantes, além da Record News do mesmo grupo, sendo também a maiores casas de
apostas do mundo última  olímpiada, uma vez que o canal optou por não transmitir os Jogos
Olímpicos de Verão de 2020 devido ao fuso  horário.[95]
No dia 24 de novembro, o canal estreia maiores casas de apostas do mundo nova identidade
visual durante o Jornal da Record, com a esfera  na cor prateada sem o mapa da América Latina.
Além de alterar o nome de TV Record e Rede Record para  RecordTV, o canal também estreou a
campanha "Reinventar é a nossa marca".
Como parte das mudanças, as canoplas de reportagem passaram  a ser brancas com a logo na
cor preta em todas as emissoras da rede além do novo logotipo não  ser mais usado na safe-area
como o anterior fazia.[96][97]
Em 16 de dezembro de 2016, a RecordTV inaugurou maiores casas de apostas do mundo nova
sede  de jornalismo no Rio de Janeiro, dentro do complexo RecNov, destinado a transmissão de
programas locais da emissora na capital  fluminense.[98]
A emissora encerra o ano de 2016 completando 10 anos na vice-liderança, fechando com 7,1
pontos na Grande São Paulo,  já na média anual fecha com 7,4 pontos, já no PNT encerra o ano
em terceiro lugar marcando 5,05 pontos.[99][100]2017
Em  25 de março, a join-venture Simba formada por RecordTV, RedeTV! e SBT anuncia em
comunicado a saída das 3 emissoras  das operadoras de TV paga no dia 29 do mesmo mês.
A Simba alega no comunicado a recusa das operadoras de  negociar os direitos de transmissão
dos mesmos canais e que emissoras nacionais e internacionais ganham por exibição de seus
canais.
O  comunicado termina reforçando que as 3 estão disponíveis de forma aberta, gratuita e com
qualidade digital.



Já no dia 29 de  março, a Simba anunciou a permanência dos três canais na Vivo TV que aceitou
negociar com a programadora.
Nesse mesmo dia,  a transmissão do sinal analógico da emissora é encerrada em São Paulo,
dessa forma apenas transmitindo no sinal digital.[101]
Em 5  de setembro a emissora, junto com o SBT e a RedeTV! (componentes do grupo Simba
Content) retornam a grade de  canais da Sky Brasil para a Região Metropolitana de São Paulo e o
Distrito Federal após cinco meses de negociações.
Já  no dia 8 de setembro foi a vez da NET/Claro TV retomarem as transmissões das emissoras
encerrando assim a guerra  entre as operadoras de TV por Assinatura.[102]
Em 16 de setembro, morre o jornalista Marcelo Rezende, vítima de Câncer no pâncreas  e de
falência de múltiplos órgãos.
A RecordTV interrompeu a edição especial de sábado do Cidade Alerta para exibição do plantão 
jornalístico apresentado por Reinaldo Gottino noticiando a morte do colega e lendo uma nota da
emissora.
[103] A emissora transmitiu ao  vivo o velório e o enterro do apresentador do Cidade Alerta
durante a programação de domingo.[104]2018
Entre os dias 26 e  27 de maio, a emissora fez ampla cobertura da Greve dos Caminhoneiros,
derrubando grande parte dos programas exibidos no sábado  e domingo.[105]
Em 14 de agosto é lançada a plataforma online PlayPlus com os conteúdos da RecordTV, Record
News e de  canais parceiros além de produções originais e a transmissão ao vivo das emissoras
envolvidas, sendo elas da The Walt Disney  Company.[106]
A emissora encerra 2018 em terceiro lugar pelo PTN com 5.2 pontos contra 5.6 do SBT.
Mas, pela média comercial (6h  às 0h), encerra o ano pela décima primeira vez consecutiva na
vice liderança com 6.
8 pontos, mas com uma diferença  de 0.
2 décimos contra a concorrente.[107]2019
Em 1 de janeiro a emissora abre o ano fazendo a cobertura da posse do  presidente Jair
Bolsonaro direto de Brasília, junto com as demais emissoras usando o sinal ao vivo da TV NBR.
Em 14  de janeiro, é anunciada mudança no comando do jornalismo da emissora: Antonio
Guerreiro antigo gerente multiplataforma do Grupo e Diretor  de internet, assume a vice-
presidência de jornalismo no lugar de Douglas Tavolaro que estava na emissora desde 2004 e na
 função desde 2005, e que agora irá ser o CEO e fundador da CNN Brasil, versão brasileira do
canal de  noticias CNN.[108]
Em 10 de maio, a emissora rompe a parceria que mantinha com a TV A Crítica no estado do 
Amazonas, após doze anos de afiliação na região, passando a se tornar independente.
Segundo informações da mídia local, as redes estavam  em negociações para a renovação de
contrato desde 2017 e que a decisão da desafiliação partiu da própria filial paulista,  tendo como
principal motivo o inchaço de programas locais, colocando a grade nacional da RecordTV em
segundo plano.
A mudança estava  prevista para acontecer na segunda quinzena de junho.
Também toi especulado pela mídia regional, que a programação da Record pode ser  transferida
para o canal 36.
1, esse ocupado pela TV Diário, afiliada a Record News, já que no mesmo dia a  emissora citada
perdeu os direitos de operar nessa faixa.
[109][110] Na madrugada de 2 para 3 de junho, a emissora deixa  de ser transmitida pela TV A
Crítica de Manaus faltando exatamente 13 dias para a data prevista de estreia da  nova
programação da ex afiliada e da nova emissora da Record na região, pegando o público e a
imprensa local  de surpresa.
[111] Em 7 de junho, entrou no ar a RecordTV Manaus, através do canal 36.
1 em fase de testes  transmitindo a programação nacional da RecordTV através do sinal rede,
substituindo a TV Diário, que migra para o 27.
1 após  a compra da outorga pertencente a TV Nazaré de Belém do Pará.
Em 17 de junho, houve a estreia oficial da  RecordTV Manaus.[112]



Em 24 de junho, a emissora anuncia a saída de Paulo Henrique Amorim do Domingo Espetacular.
Sua última apresentação a  frente do programa foi realizada em 23 de junho.
De acordo com especulações, o motivo do afastamento seria pela posição política  do jornalista,
já que o mesmo até então é alinhado a partidos de esquerda, especialmente em seu blog pessoal
"Conversa  Afiada", assim assumindo uma posição de forte oposição ao Governo Jair Bolsonaro
com duras críticas a gestão.
Mas, em nota oficial  divulgada pela imprensa, a RecordTV confirma a saída do apresentador a
frente da revista eletrônica após treze anos, tendo como  principal razão o processo de
reestruturação do setor de jornalismo.
Com isso, o apresentador não será demitido, já que mantém contrato  com a Record até 2021 e
que está a disposição para novos projetos.
Seu substituto será o jornalista eventual do Jornal  da Record, Eduardo Ribeiro que fará dupla
com Patrícia Costa, que substitui Janine Borba desde maio, já que esta foi  deslocada para um
novo telejornal da rede, com estreia prevista para o próximo semestre.
[113] Em 10 de Julho, é anunciado  o falecimento do jornalista após ser diagnosticado com infarto
fulminante.[114]
Durante o mês de julho, a emissora, junto com a Record  News, o portal R7.
com e o aplicativo PlayPlus transmitiram com exclusividade a International Champions Cup.
De 26 de julho a 11  de agosto, também cobriu junto com as suas mídias os Jogos Pan-
Americanos direto de Lima, no Peru sendo essa a  quarta transmissão do torneio continental e a
terceira como emissora oficial e exclusiva na TV Aberta, já que pela TV  por assinatura, dividiu as
transmissões com o SporTV.
Assim como em 2015, o canal transmitiu apenas os eventos de grande apelo  como a patinação,
ginástica, vôlei e o basquetebol.
[115] A rede também tinha adquirido os direitos dos jogos de 2023, em  Santiago, no Chile.
Em 16 de setembro, a emissora anuncia a saída de Reinaldo Gottino após quatorze anos na
rede, sendo  transferido para a CNN Brasil, ainda em fase de implantação.
Ele esteve presente em diversas coberturas importantes e comandava o Balanço  Geral,
chegando inclusive a ser líder isolado de audiência, principalmente quando apresentava o quadro
A hora da venenosa.[116]
Em 15 de  novembro, é exibido o último SP no Ar (além das edições locais) e a partir do dia 18
são realizadas  as mudanças na grade matinal.
O Balanço Geral Manhã, passa a ganhar mais tempo e agora terá o comando de Celso  Zucatelli,
marcando maiores casas de apostas do mundo volta a RecordTV seis anos depois de ter deixado
a casa.
As mudanças fazem parte do projeto de  criação da nova grade de programação da emissora,
com o objetivo de recuperar a vice-liderança.[117]
Em 22 de novembro, a emissora  perde Gugu Liberato, em decorrência de um acidente em
maiores casas de apostas do mundo residência no dia 20 do mesmo mês.
Ele mudou para a  casa em julho de 2009, comandando o Programa do Gugu e o Gugu, além dos
realitys show Power Couple Brasil  a partir da terceira temporada e o Canta Comigo.
A emissora fez ampla cobertura do anúncio da morte e dos trâmites  para a liberação do
corpo,[118] além da exibição de homenagens durante a programação.
[119] No dia 25, a emissora, junto com  o SBT, tomam a decisão de não divulgarem dados do
Kantar IBOPE Media em suas mídias num período de 7  dias.
O objetivo é evitar qualquer repercussão com a cobertura das homenagens.
Apesar disso, os números consolidados e os real time continuaram  sendo divulgados
normalmente pelo IBOPE.
[120] No dia 28, a emissora cobre o velório de Gugu, chegando inclusive a totalizar 15  horas de
transmissão ao vivo também trazendo o translado do corpo no Balanço Geral Manhã, Fala Brasil
e Hoje em  Dia, além de atingir durante 8 horas a liderança isolada, fechando a média-dia com
11,4 pontos, a maior do ano.
[121][122]  No dia 29, também transmitiu os últimos momentos do funeral com flashes ao vivo,



além do enterro através do Fala  Brasil e Hoje em Dia.
Década de 2020 [ editar | editar código-fonte ]2020
Em 17 de fevereiro, a emissora vira alvo  de polêmicas por conta do Cidade Alerta.
Na edição desse dia, foi exibida uma reportagem do assassinato da jovem Marcela, culminando 
até mesmo numa entrevista exclusiva com a maiores casas de apostas do mundo mãe.
A mesma foi avisada ao vivo que maiores casas de apostas do mundo filha morreu, sem saber 
antes da notícia, chegando ao ponto de desmaiar após o anúncio.
O caso repecurtiu negativamente.
[123] Por conta disso, o grupo Intervozes  apresentou no dia seguinte a matéria uma
representação contra a RecordTV ao Ministério Público Federal, além de acusar o programa  de
desrespeitar os direitos humanos.
O documento também destaca a liderança no ranking de reclamações, além de descumprimentos
de leis brasileiras.[124]
Em  5 de março, chegou a ser anunciado que a emissora teria fechado uma parceria com o canal
americano Fox News  para troca de conteúdos como matérias jornalísticas e documentários, além
de adotar um tom mais conservador no jornalismo da rede.
O  suposto contrato também envolveria o canal irmão Record News, além de iniciar uma disputa
direta contra a recém inaugurada CNN  Brasil.
[125] Porém, no mesmo dia, a emissora nega que tenha fechado um acordo com o canal norte
americano.[126]
Seguindo o exemplo  de outras emissoras, a RecordTV passou a adotar medidas de prevenção
ao novo coronavirus.
Entre as medidas estão a eliminação da  plateia nos programas de auditório, além da dispensa
dos funcionários que fazem parte do grupo de risco e a interrupção  das gravações das novelas
inéditas Amor sem Igual (que ganha uma segunda parte) e Gênesis, no caso da última, teve  a
estreia, marcada para abril, adiada para 2021.
O espaço das duas novelas foram ocupadas por reprises de títulos bíblicos.
As tramas  voltaram a ser gravadas entre os meses de agosto e outubro, mas seguindo os
protocolos de segurança.[127][128][129]
Em 29 de maio,  Reinaldo Gottino retorna a emissora oito meses depois de ter trocado a rede
pela CNN Brasil, onde ficou por apenas  dois meses.
Com seu retorno, o apresentador reassume o comando do Balanço Geral SP com data ainda a
ser definida e  Geraldo Luís, que segue afastado por fazer parte do grupo de risco da COVID-19,
passará a assumir um projeto noturno  ainda a ser desenvolvido.[130]
Em 19 de junho, a emissora anuncia a contratação de Carolina Ferraz, que estreia no comando
do  Domingo Espetacular a partir de julho, dividindo espaço com Eduardo Ribeiro.
Com isso, a jornalista Patrícia Costa é deslocada para a  edição das 0h do Jornal da Record 24
horas e Thalita Oliveira passa a ficar no comando do Fala Brasil  - Edição de Sábado.
[131] No mesmo dia, após 14 anos, Adriana Araújo deixa o comando do Jornal da Record e 
assume o programa Repórter Record Investigação,[132] sendo substituída por Christina Lemos a
partir do dia 22.
Em 22 de junho, é  anunciado o fechamento de um acordo milionário com a produtora Sony
Pictures, adquirindo sessenta filmes da produtora, entre eles os  filmes atuais do Homem Aranha,
além de reboot de As Panteras, Jumanji e Era Uma Vez Em...Hollywood.[133]
Em 15 de dezembro,  o Grupo Record anuncia que não iria mais transmitir os Jogos Pan-
Americanos de 2023 após rescindir o contrato de exclusividade  com a PanAm Sports,
responsável pelo evento.
A emissora, que cobria o evento junto com as suas mídias desde 2007, com  três edições
exclusivas na TV Aberta (2011, 2015 e 2019), anunciou que a principal razão pela desistência do
evento foi  a recessão econômica causada pela Pandemia de COVID-19, além da alta do dólar.
[134] A entidade anunciou processo contra o grupo  por quebra de contrato, além de atraso nos
pagamentos.[135]
A emissora fecha 2020 de volta à vice-liderança nas médias comercial e  24 horas, com destaque



ao amplo crescimento do jornalismo.
Na média comercial da Grande São Paulo, a emissora volta a ter  vantagem contra maiores casas
de apostas do mundo principal rival após três anos e na 24 horas depois de seis anos.
No PTN, a emissora também  fechou em segundo lugar absoluto, com destaque no horário
nobre.[136]2021
Em 10 de janeiro, a apresentadora Xuxa Meneghel, confirma a maiores casas de apostas do
mundo  saída da RecordTV após cinco anos na emissora.
A confirmação aconteceu durante uma entrevista exclusiva no Domingo Espetacular, onde
agradeceu o  carinho do público e do canal durante seu período por lá, proferindo vários elogios a
equipe.
A apresentadora irá se dedicar  a projetos pessoais.[137]
Em 27 de janeiro, a emissora anuncia a rescisão de contrato que venceria em dezembro do
apresentador Marcos  Mion, devido a conflitos internos, pegando o público e até mesmo o próprio
apresentador de surpresa.
Mion esteve à frente da  Record desde 2005, quando fez uma participação especial na novela
Prova de Amor, e integrou o elenco de Avassaladoras e  da telenovela Bicho do Mato.
Em 2010, foi escolhido como apresentador do programa Legendários em seu retorno ao canal.
Com o seu  fim em 2017, Mion passou a assumir o controle do reality show A Fazenda de 2018
até 2020.
[138][139] Sete meses  depois, o apresentador é contratado pela TV Globo para apresentar o
novo formato do Caldeirão, inicialmente até dezembro, mas acabou  sendo efetivado em outubro
após boa aceitação do público.[140][141]
Em 11 de fevereiro, a emissora fecha um acordo com a FERJ  e anuncia as transmissões ao vivo
do Campeonato Carioca de Futebol de 2021 e de 2022, marcando a volta das  transmissões de
um campeonato nacional de futebol desde 2006 e de um grande torneio de futebol desde a Liga
dos  Campeões da Europa na temporada 2008-09.
Além disso, a emissora já cobriu a edição do Carioca de 1997.[142][143]
Em 19 de março,  é anunciada a saída de Adriana Araújo da emissora após quinze anos de
serviços prestados por conta de desavenças na  linha editorial.
Seu último trabalho foi como apresentadora do Repórter Record Investigação.[144]
Em 16 de abril, ocorreu o desabamento do teto da  redação da RecordTV Rio, localizada no
Casablanca Estúdios (antigo RecNov).
O acidente deixou três funcionários feridos, entre eles o editor do  Jornal da Record, Alex Cunha,
que teve um ferimento nas mãos e precisou passar por cirurgia.
[145][146] Além da redação, os  cenários dos programas Balanço Geral RJ e Cidade Alerta RJ
também foram atingidos pelos escombros.
Por conta disso, o anexo B,  onde fica o setor de jornalismo da Record Rio, precisou ser
interditado para avaliações da Defesa Cívil.
Os trabalhos retornaram no  dia 20, mas em um estúdio provisório, onde também é produzido o
Rio de Prêmios.[146]
Em setembro, a Record venceu a  concorrência para transmitir o Campeonato Paulista de Futebol
de 2022 e por mais três temporadas (até 2025).
Em cada edição, a  emissora poderá transmitir dezesseis jogos, uma rodada das quartas de final
e semifinal e as duas finais.
[147] A última vez  que a emissora transmitiu este estadual foi durante a temporada de 2005,
quando dividia os direitos de transmissão com a  TV Globo.[148][149]2022
Em 16 de março foi anunciada a saída de Sabrina Sato da emissora após oito anos no canal,
para  se dedicar a projetos próprios, além de ter aceitado o convite para ser uma das
apresentadoras do programa Saia Justa  do canal fechado GNT.
[150] No mesmo mês, estreou Reis, adotando um novo formato na dramaturgia, intitulado de
série-novela, quando a  trama passou a ser dividida integralmente por temporadas, passando por
pausas na programação.
Como tapa buraco, a emissora exibiu Todas as  Garotas em Mim (cancelada após duas



temporadas devido aos baixos índices de audiência), além da terceira reapresentação de
Jesus.[151][152]
Em 10  de agosto a emissora passou a exibir o Jornal da Record - principal telejornal do canal -
totalmente gravado, como  uma forma de contenção de gastos, além de evitar as constantes
falhas ao vivo que vinham ocorrendo.
A medida foi vista  como uma forma de censura pela alta cúpula da Igreja Universal do Reino de
Deus, que teria pedido que fossem  evitadas reportagens com críticas ao Governo Bolsonaro.
[153][154] No dia 1º de novembro, o jornal voltou a ser produzido ao vivo.[155]
Na  madrugada de 8 de outubro a emissora foi alvo de uma invasão hacker do tipo ransomware,
que acabou sequestrando os  dados das redes de TI, afetando principalmente o acervo do canal.
O ataque causou pane nos sistemas de produção, edição e  exibição e foi perceptível para o
público durante a exibição da edição de sábado do Fala Brasil, encerrado abruptamente por  volta
das 9h06.
Em substituição, e sem aviso prévio, foi exibido o seriado Todo Mundo Odeia o Chris, que
preencheu o  resto do tempo do telejornal.
A programação só voltou ao normal por volta do meio dia, mas com limitações técnicas, afetando 
programas ao vivo nos dias seguintes.
[156] No dia 10 foi revelado que os hackers pediram R$45 milhões para devolver as  operações
do canal.
[157] No dia 15, a emissora sofreu um segundo ataque hacker, agora de autoria do grupo
Cynosure Team,  que também já havia invadido o site oficial da RedeTV!, além de páginas dos
partidos políticos PSDB e PSL (atual  União Brasil).
Nesta nova onda de ataques, foram afetados o serviço de streaming PlayPlus e os sites da
RecordTV Rio e  RecordTV Paulista.[158]
Em 15 de dezembro foi anunciado que a Igreja Universal do Reino de Deus iria assumir em
definitivo a  dramaturgia da RecordTV a partir de janeiro de 2023.
A mudança, no entanto, seria apenas financeira, uma vez que o canal  se tornaria comprador dos
capítulos das telenovelas para colocar no ar e em caso de deficit no orçamento, a Igreja 
assumiria a responsabilidade já que, com o novo modelo, a emissora reduziria custos, voltando a
registrar lucro.
[159][160] No dia seguinte  a emissora anunciou que não iria renovar os contratos dos atores
Adriana Garambone, Beth Goulart, Camila Rodrigues, Emílio Orciollo Netto,  Fernando Pavão e
Giuseppe Oristanio, além da autora Cristianne Fridman, adotando o modelo de contrato por obra,
a exemplo dos  serviços de streaming e de outras emissoras.[161][162][163]2023
Durante os meses de janeiro, abril, maio, julho e agosto a emissora anunciou a  demissão de
veteranos, sob alegação de baixo rendimento e salários acima dos padrões atuais.
Os nomes dispensados foram Fabíola Gadelha, Georgios  Theodorakopoulos, Geraldo Luís,
Hebert de Moraes, Janice de Castro, Janine Borba, Lucas Pereira, Luiz Canário, Marcos Hummel,
Marquinhos, Mariana Weickert,  Mauro Junior, Patrícia Costa, Roberta Piza, Sylvestre Serrano e
Thalita Oliveira.
[164][165][166][167][168][169][170][171][172][173] A emissora também realizou uma
reestruturação na programação, extinguindo  os realitys shows Power Couple e Ilha Record
devido aos baixos índices de audiência e faturamento em suas últimas temporadas,  unificando
os dois formatos em um só programa, intitulado A Grande Conquista, com estreia em
maio.[174][175][176]
Em 30 de março a  emissora anuncia a contratação de Cléber Machado, após este ser
dispensado da TV Globo devido à política de cortes de  gastos na concorrente.
A contratação, no entanto, não é fixa e sim por obra, uma vez que o narrador faria apenas  a
cobertura das finais do Campeonato Paulista.[177]
 
maiores casas de apostas do mundo :plataforma de casino
 



ares no Brasil, oferecendo acertos em maiores casas de apostas do mundo até seis dezenas e
milhões de reais em maiores casas de apostas do mundo
rêmios. Com a popularização da  internet, agora é possível fazer parte do bolão da Mega
ena online, sem a necessidade de sair de casa. Neste artigo,  você vai aprender como
r isso. Escolha um site confiável A primeira etapa é escolher um site confiável para
ar Mega Sena  online. Certifique-se de que o site tenha boa reputação e esteja
mesmos em maiores casas de apostas do mundo eventos esportivo, e culturaisem todo o mundo.
Os clientes cam uns
os outros nãocontra a BeFayr! Não  há casas que lhe diga quais as probabilidadeS com
ê temde tomar? Como funcionaa bet faire?" "be-BEFAiry : como/faz_ethfacto-12trabalhoA
ber Faisver foi  num empresa De jogos
de
 
maiores casas de apostas do mundo :jogo futebol virtual
bet365
 
Criar Comunidade com Outros Pais Solteiros: Dicas para
Ajudar a Economizar Tempo e Dinheiro

Quando me tornei um pai solteiro de  um filho pequeno, descobri rapidamente que a melhor forma
de me cuidar de meu filho e de mim mesmo era  construir uma comunidade com outros pais
solteiros. Acabei de retornar a Brisbane depois de uma década no exterior e, de  repente, me
encontrei sem emprego, sem carro e sem parceiro, e com poucos familiares e amigos morando
nas proximidades.
Oito anos  depois, agora faço parte de uma economia informal que compartilha custódia,
materiais escolares, roupas, refeições, dias de saída e até  mesmo férias. Pode levar um vilarejo,
mas o vilarejo me economizou dinheiro, tempo e, maiores casas de apostas do mundo mais de
uma ocasião, a  minha sanidade.
As dicas a seguir não se destinam apenas a pais solteiros – muitas se aplicam a pais parceiros e 
algumas se aplicam a pessoas sem filhos.

Construir Amizades com Outros Pais Solteiros

Primeiro, você precisa criar o seu vilarejo. No  início, minhas amizades com outros pais solteiros
não eram propositais; maiores casas de apostas do mundo vez disso, gravitamos umas para as
outras por experiências  compartilhadas. Essas amizades então se tornaram a coluna vertebral de
uma comunidade construída sobre intencionalidade e interdependência.
Sonja, mãe solteira de  dois filhos, compartilha maiores casas de apostas do mundo experiência:
"No conceito de vilarejo moderno, nós reconhecemos as forças e as falhas das pessoas", diz  ela.
Isso significa levar maiores casas de apostas do mundo consideração "quem pega os filhos,
quem traz a comida, quem tem o carro, quem é  o organizador da comunidade".

Ser um Membro Ativo ou Começar Seu Próprio Grupo

Isso pode ser um desafio para introvertidos, mas  o apoio pode vir de muitos lugares, incluindo
grupos de jogo, educação inicial, escola, grupos de fé e comunidade.
Se você  não conseguir encontrar seu grupo ideal, considere começar um – pode ser um grupo
de jogo sensorial, um grupo baseado  maiores casas de apostas do mundo escola inclusiva ou



Author: condlight.com.br

Subject: maiores casas de apostas do mundo

Keywords: maiores casas de apostas do mundo

Update: 2024/6/22 16:16:30

um encontro baseado maiores casas de apostas do mundo hobbies compartilhados. O esforço de
configurá-lo provavelmente dará certo quando o grupo  estiver maiores casas de apostas do
mundo funcionamento. Bourke acredita que quando se reúne pessoas, "nada um saco de chips e
algum refrigerante não resolvem".

Abracar a Vida Compartilhada

Eu venho morando maiores casas de apostas do mundo habitação compartilhada desde 2024.
Isso mantém os custos baixos e companheiros de quarto  podem ajudar com a guarda de
crianças, cozinhar e fazer a limpeza. Os arranjos variam: tive companheiros de quarto que  viviam
comigo maiores casas de apostas do mundo tempo parcial (dando a mim e a meu filho muito
tempo sozinho); outras pessoas recomendam espaços de  vida separados (procure casas
grandes divididas maiores casas de apostas do mundo moradias separadas ou casas com
anexos) para que as famílias tenham seus próprios  espaços para acomodar seus estilos de
criação diferentes.

Compartilhar Transporte

Não é para todos ir sem um carro, e para fazer  isso, você deve estar perto de transporte público
decente e ter filhos com baixas necessidades de apoio. Eu passei anos  vivendo no exterior
maiores casas de apostas do mundo cidades onde a posse de carros não era a norma, então me
acostumei a me


	maiores casas de apostas do mundo
	maiores casas de apostas do mundo
	maiores casas de apostas do mundo :plataforma de casino
	maiores casas de apostas do mundo :jogo futebol virtual bet365
	Criar Comunidade com Outros Pais Solteiros: Dicas para Ajudar a Economizar Tempo e Dinheiro
	Construir Amizades com Outros Pais Solteiros
	Ser um Membro Ativo ou Começar Seu Próprio Grupo
	Abracar a Vida Compartilhada
	Compartilhar Transporte


