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estrela bet roleta

postado por condlight.com.br
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Foi uma atriz, diretora de teatro e produtora de teatro.

Seus vários trabalhos no cinema incluem o clássico "Os Homens e 👏 a Mulher", onde ela estrelou como uma das protagonistas e teve estrela bet roleta carreira a crescer rapidamente.

Com o lançamento do filme 👏 "" em 2002, a produtora lançou o filme "" em 2003.

Na televisão, a atriz tem vários trabalhos em telenovelas.

Entre os 👏 trabalhos exibidos pela TVT em 2003, destacam-se: "" e "" (onde atuou como "Páginas da Vida").


Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela ☀️ Take-Two Interactive.

É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado em novembro de 1997 para MS-DOS e ☀️ Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para Game Boy Color.

O jogo segue a história ☀️ de um criminoso que começa estrela bet roleta carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de ☀️ grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.

Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, ☀️ enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.

A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o ☀️ jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para ☀️ desbloquear novos níveis.

Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que ☀️ o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.

Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi ☀️ adotada.

Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.

Grand Theft Auto ☀️ criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara ☀️ dos Lordes sobre proibir a estrela bet roleta venda.

Toda estrela bet roleta campanha de divulgação, organizada pelo publicitário Max Clifford, foi baseada na criação ☀️ de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.

Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, ☀️ Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de estrela bet roleta jogabilidade e o nível de ☀️ entretenimento que proporcionava aos jogadores.

Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e ☀️ veículos totalmente novos.

Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos e o protagonista ao centro.

Grand Theft Auto ☀️ se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.

As três são baseadas em locais reais dos ☀️ Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.

Cada localidade é bem distinta da outra, com suas principais características também ☀️ sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras ☀️ e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.

[1] As três cidades são povoadas por diferentes pedestres e ☀️ mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.

Dentro dos veículos é possível sintonizar estações de rádio que transmitem ☀️ músicas e notícias.[2]

É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a partir de uma perspectiva aérea.

[3] A câmera ☀️ se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim de lhe proporcionar uma melhor visão de ☀️ seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo devagar, para que ele possa melhor visualizar ☀️ os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]

Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e ☀️ lança-granadas-foguete.

Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ele ganha pontos que são mostrados no ☀️ canto superior direito da tela.

Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" que é simbolizado por estrelas, e quanto ☀️ o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.

[2][5][6] Outro meio de conseguir pontos é através das ☀️ missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são necessárias para desbloquear as novas cidades.

Grand Theft ☀️ Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de jogar: como quer navegar pelas cidades, como ☀️ quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]

Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito ☀️ opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika.

Entretanto, não havia ☀️ nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhido em detrimento de outro.

[7] Além do ☀️ protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert ☀️ "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.

Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um ☀️ homem obcecado em vingar a morte do pai.

Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130 ☀️ anos de idade.

El Burro é o líder de uma gangue latina que está em conflito com a gangue de Fu.

Deever ☀️ é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.

E por fim Marcus é o líder da ☀️ gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]

O protagonista começa estrela bet roleta carreira em Liberty City realizando trabalhos ☀️ para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.

Depois de completar um número de serviços, ele é avisado por uma gangue rival ☀️ que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.

O protagonista mesmo assim continua trabalhando para Seragliano e mata ☀️ Sonetti.

Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que a polícia está cercando a gangue e ☀️ seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]

Assim que o protagonista chega em San Andreas ele é contatado pela gangue ☀️ de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.

Depois de fazer alguns trabalhos para a gangue, ele se encontra pessoalmente com ☀️ Fu, que expressa estrela bet roleta gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram honra para a família.

Em seguida o protagonista ☀️ entra no serviço de El Burro.

Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu grato chefe pessoalmente, que o manda para ☀️ a cidade de Vice City.[5]

As ações do protagonista chamaram a atenção do policial corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências ☀️ que podem colocá-lo na cadeia.

Ele começa a trabalhar para o policial.

O ciclo se repete e os dois se encontram pessoalmente, ☀️ com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.

Em seguida ele passa a trabalhar para os Rastafaris até ☀️ se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez um excelente trabalho, porém que eles não ☀️ vão se ver mais.[5]

David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand Theft Auto.

Grand Theft Auto foi originalmente concebido ☀️ e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 por David Jones.

A companhia ganhou proeminência ao ☀️ longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série Lemmings.

Após o lançamento de três títulos da ☀️ série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um novo projeto por já terem em mãos ☀️ "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]

A DMA havia se mudado para Dundee, Escócia, possuindo na época os melhores computadores ☀️ disponíveis para o desenvolvimento de jogos.

Suas instalações eram as maiores e mais potentes do Reino Unido.

Jones viu a possibilidade de ☀️ realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.

Ele tinha uma "fascinação com o quão viva ☀️ e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade de processamento".

Jones pediu para estrela bet roleta equipe encontrar ☀️ ideias para tornar isso possível.

Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto outro pegou esse mesmo mapa e colocou ☀️ carros correndo pelas ruas.

[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo a partir disso; para ele, o movimento ☀️ dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de velocidade e altura.

[6][9] A ideia que foi ☀️ formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos em perseguições de alta velocidade, um conceito ☀️ simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura natural que todo mundo conhece".

O jogo foi ☀️ chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam pelas ruas e semáforos que faziam os ☀️ outros carros pararem.[11]

Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para a publicadora BMG Interactive, que há muito ☀️ desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.

Ele conseguiu um contrato de 3,4 milhões de libras esterlinas e um ☀️ prazo de treze meses para desenvolver o título.

[11] Entretanto, logo ficou claro tanto para a equipe da DMA quanto para ☀️ a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era impossível dirigir em alta velocidade atrás dos ☀️ criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, como o jogador estava no controle de ☀️ um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.

[12] A equipe decidiu então inverter os papéis e transformar o jogador ☀️ no criminoso.

Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao invés de perdê-los.

[13] Como o roteirista Brian ☀️ Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma recompensa!".

As missões mudaram e passaram a envolver ☀️ o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.

A mudança era radical pois, até então na história dos ☀️ jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".

Essa alteração foi bem recebida e aprovada pela ☀️ BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo "cartunesco e absurdo".[14][15]

A equipe de desenvolvimento começou ☀️ a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além de várias referências a filmes como Reservoir ☀️ Dogs, James Bond e The French Connection.

[16] Houser via o jogo como um mundo ficcional e queria uma grande ênfase ☀️ na liberdade do jogador.

Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades distintas onde o jogo se passaria, todas ☀️ baseadas em cidades reais.

Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: Miami, que foi transformada na cidade de ☀️ Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova Iorque, que virou Liberty City.[1]

Essa grande liberdade ☀️ dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos de testes: muitas pessoas não se interessavam ☀️ em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.

Até então, as missões eram passadas aos jogadores através ☀️ de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para que todos os telefones pudessem passar missões ☀️ ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar uma missão.

[17] Mesmo assim, Jones estava cético ☀️ sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam de um objetivo.

Para resolver esse problema ele ☀️ estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para passar de nível, comparando a ideia com ☀️ um pinball.[18]

Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés ☀️ dos gráficos, uma contratendência do mercado.

Eles se focaram em usar a limitada capacidade de processamento dos computadores da época para ☀️ aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial dos pedestres e dos inimigos.

Essa atitude foi ☀️ apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ao conferirem o resultado final: "O visual ☀️ é o de menos.

Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão jogar".[19]

Porém, no final de 1996 foi lançado ☀️ Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.

O título tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para ☀️ a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.

Os executivos da BMG passaram a temer que Race 'n' Chase, com ☀️ gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público e crítica especializada, que costumavam priorizar a ☀️ aparência de um jogo na hora de julgá-lo.

A companhia quis abandonar o projeto, pressionando a DMA todos os meses.

Uma pesquisa ☀️ interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como o jogo mais provável de fracassar.

Houser e ☀️ seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento ☀️ que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]

A DMA tinha originalmente recebido da BMG um prazo de treze meses para o ☀️ desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.

[6] Ao final do ciclo de produção, a BMG achou que ☀️ o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para Grand Theft Auto.[21]

A liberdade no mundo do ☀️ jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim ☀️ criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros.

A composição de todas as ☀️ músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.

Eles compunham ☀️ as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.[18][22]

Grand Theft Auto tem sete emissoras ☀️ de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.

7, It's Unleashed on 93.

5 FM e ☀️ The Fergus Buckner Show.

Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.

Todas podem ser ouvidas quando o jogador entra em ☀️ algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.

[23] Os jogadores de PC e PlayStation podem ☀️ retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas.

Quando o personagem ☀️ entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]

O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster ☀️ Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM.

Com a exceção da Head ☀️ Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.[23]

Divulgação e controvérsias [ editar ☀️ | editar código-fonte ]

Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover Grand Theft Auto.

A BMG ainda estava temerosa ☀️ sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.

Dessa maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário ☀️ Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.

Clifford tinha um histórico de manipular tabloides e criar escândalos para divulgar seus ☀️ clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.

Gary Dale, o chefe da BMG, disse ao publicitário que ☀️ eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da maneira correta.[...

] precisamos garantir o posicionamento correto ☀️ tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]

Clifford pensou diferente e conseguiu convencer os executivos da BMG a abraçar a ☀️ violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.

Para ele a violência era parte integral do produto ☀️ e não se podia escapar dela.

Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito criticado por algumas pessoas, mas disse que ☀️ não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.

O publicitário então baseou a divulgação do jogo na criação ☀️ de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos encorajar as pessoas certas a acreditar que ☀️ seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".

O plano era gerar uma divulgação gratuita que acabaria ☀️ encorajando o público jovem a comprar o produto.

A ideia foi bem recebida pelos irmãos Houser, porém Jones e a DMA ☀️ ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]

Clifford foi atrás dos seus contatos no governo ☀️ e plantou informações sobre o jogo.

[26] Algum tempo depois em 20 de maio de 1997, cinco meses antes do lançamento ☀️ de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à Câmara dos Lordes do Reino Unido falar ☀️ sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era um perigo para as "crianças" e "jovens" ☀️ do país.

A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo não deveria receber permissão para ser vendido ☀️ em território britânico.

[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão responsável pela classificação de entretenimento no Reino ☀️ Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]

As discussões na Câmara dos Lordes chamaram a ☀️ atenção da mídia.

O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a assaltantes", também listando as atividades que o ☀️ jogador podia realizar: "Imagine-se [...

] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e ☀️ até exterminando imigrantes ilegais!".

[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, todos enfantizando a má influência que Grand ☀️ Theft Auto poderia ser para os jovens.

O porta-voz da Scottish Motor Trade Association afirmou que "expor as mentes da juventude ☀️ para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".

A BMG ficou feliz com a repercussão e os resultados, e aos poucos ☀️ até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]

A fim de aumentar ainda mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos ☀️ rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com o logotipo do jogo por estacionamentos de ☀️ convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que o jogador podia realizar.

Quando Baglow ralou seu ☀️ carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores de Grand Theft Auto havia sofrido um ☀️ enorme acidente automobilístico e teve estrela bet roleta carteira de motorista apreendida.

Apesar de Baglow ter gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente ☀️ e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]

A British Board of Film Classification havia contratado ☀️ um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o veredito final foi emitido pouco antes do ☀️ lançamento.

O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", porém não proibiu estrela bet roleta venda e o ☀️ classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.

A BMG ficou muito satisfeita com a classificação e o resultado ☀️ da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões de pessoas apenas com as controvérsias.

[31] Mesmo ☀️ tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu polêmicas semelhantes em países como a Alemanha ☀️ e França, enquanto o Brasil proibiu completamente estrela bet roleta venda em território nacional.[6]

O plano da BMG era iniciar o lançamento de ☀️ Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e em seguida expandir para outros mercados.

Suas plataformas ☀️ originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi lançado para PlayStation.

O jogo estreou em território ☀️ britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista David Kushner, "o lançamento de GTA parecia ☀️ secundário perto do próprio hype".

[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro de 1998.

A ASC Games de Connecticut ficou ☀️ encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento para PlayStation.

A ASC seguiu o mesmo plano ☀️ de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas ☀️ correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]

Grand ☀️ Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e ☀️ nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.

Junto com isso existiram certas discussões sobre a possibilidade ☀️ da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.

[34] Entretanto, a versão foi cancelada antes mesmo de ☀️ qualquer material ter sido divulgado.

[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color foi lançada em outubro de 1999 na ☀️ Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado encarregada da conversão.[36]

A primeira expansão de Grand ☀️ Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a ☀️ primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.

[6] O jogo se passa em uma recriação da cidade de Londres ☀️ no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa.

[37] A ☀️ história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no ☀️ submundo do crime.

Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as ☀️ ruas seguem a mão inglesa.

As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos ☀️ e nos controles.[37][38]

A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores, ☀️ sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.

[6] London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitando estrela bet roleta ☀️ instalação para poder ser jogável.

[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogador em um mapa inspirado ☀️ na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]

A decisão de colocar as duas expansões se ☀️ passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade antes de se ☀️ mudar para os Estados Unidos.

Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter de 1971, que por acaso ☀️ tinha no elenco estrela bet roleta mãe, a atriz Geraldine Moffat.

De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e ☀️ popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]

Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas e medianas para suas versões no PC ☀️ e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito piores quando comparada às outras plataformas.

As análises ☀️ elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, porém criticavam os controles e os gráficos ☀️ inferiores.

No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma média de aprovação de 78.

50%,[42] a versão ☀️ para PlayStation ficou com 68.

33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma classificação de apenas 57.33%.[47]

A Computer Games Magazine ☀️ elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com o qual o jogo aceitou a anarquia ☀️ é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria dos jogos", dando uma nota 9/10 e ☀️ definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".

[carece de fontes] A PlayStation Magazine também gostou muito do jogo e o ☀️ chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da história do PlayStation".[48]

A GameSpot foi mais contida ☀️ em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para a de computadores.

Ryan Mac Donald avaliou o ☀️ jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música ☀️ e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.

Mac Donald concluiu estrela bet roleta resenha com uma nota 8/10 escrevendo que ☀️ "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas com violência ou linguagem adulta".

[2] Tasos Kaiafas ☀️ realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ele disse que Grand Theft Auto era ☀️ divertido, porém necessitava de paciência.

Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou os controles, concluindo seu texto com "ele ☀️ não vai ganhar nenhum prêmio.

Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos vão se divertir muito".[46]

A Computer Gaming World ☀️ teve uma análise negativa das versões para computador.

Na opinião deles a "ASC Games [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso ☀️ no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.

É uma diversão deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo ☀️ estrela bet roleta significância".

Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem um pouco divertido, com a segunda dizendo ☀️ que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".

[carece de fontes] Similarmente a Digital Press deu uma nota 5/10 criticando os controles ☀️ e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do jogo seria ver quantas pessoas ainda o ☀️ acham divertido sem a violência em massa".[49]

As versões para Game Boy Color foram as mais criticadas.

Craig Harris da IGN achou ☀️ que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda criticou a falta de carros nas ruas, ☀️ "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar carros para roubá-los"; ele concluiu estrela bet roleta resenha ☀️ com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a menos que gostassem da versão para console.

[36] ☀️ A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, porém também criticou os controles e afirmou ☀️ que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a operação do botão de ligar e desligar".[carece ☀️ de fontes]

A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ☀️ ofensivo [...

] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com seu mafioso, porém), deixa o jogador à ☀️ mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas nenhum prazer".[44]

A equipe da DMA e da ☀️ BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam que seriam citadas frequentemente, esperando que a ☀️ jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte do foco.

Como Dan Houser colocou: "Se é ☀️ legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]

Grand Theft Auto permaneceu durante 26 semanas na lista dos mais vendidos do ☀️ Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar para novos lançamentos.

[51] As vendas mesmo assim ☀️ foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.

Isso ocorreu muito por conta do boca a boca ☀️ de diversos jogadores recomendando o título a outros.

[52] Ele vendeu por volta de quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando ☀️ uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total do jogo, que consistiu principalmente nos salários ☀️ da equipe.

[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão de cópias mundialmente e gerou milhões em ☀️ receita para suas companhias envolvidas.[53]

Logotipo da série usado a partir de Grand Theft Auto III.

Grand Theft Auto foi um dos ☀️ jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.

Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava o jogador apenas em situações que o ☀️ obrigavam a realizar atividades positivas.

[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda permaneciam um pouco obscuras e limitadas.

A visão ☀️ muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos principalmente para crianças e seus conteúdos deviam ☀️ estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um grande mercado disponível para satisfazer adultos que ☀️ desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.

[54] A decisão de contratar Clifford para realizar a divulgação, um ☀️ publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.

As controvérsias geradas por Clifford sobre o conteúdo e seu possível ☀️ efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se apenas a crianças, fazendo com que a ☀️ campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]

Grand Theft Auto foi o primeiro jogo de grande destaque e impacto a ☀️ incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.

[14] Apesar de não ter sido o primeiro jogo ☀️ a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda já fazia isso há muito tempo, por ☀️ exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo incentivando-os para ganhar benefícios.

Era possível para o ☀️ jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]

Apesar do sucesso do jogo e a repercussão que ☀️ teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado por títulos voltados para o público mais ☀️ infantil.

Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência fosse encomendada.

Sua produção começou na mesma época ☀️ de London, 1969.

[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 1999 com uma nova história e cidade, ☀️ além de gráficos e jogabilidade aprimorada.

No meio tempo entre os dois jogos a BMG virou uma subsidiária da Take Two, ☀️ Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.

[6] ☀️ Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em Dundee.[57]

Jones deixou a produção dos jogos da ☀️ série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de produtor executivo e Dan Houser virou o ☀️ roteirista.

Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente alcançou grande sucesso.

Com gráficos tridimensionais graças a ☀️ plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os personagens, o título se tornou o jogo ☀️ mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados da história dos jogos eletrônicos.

A violência foi ☀️ aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado ☀️ Jack Thompson.

Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido com aclamação de crítica e recordes de ☀️ vendas.

[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do entretenimento mundial, já tendo vendido mais de ☀️ 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.

[59] O décimo primeiro título da série, Grand Theft ☀️ Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos milhões de dólares em receita nas primeiras ☀️ 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o maior lançamento da história do entretenimento e ☀️ o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências

Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, ☀️ publicado pela BMG Interactive e distribuído pela Take-Two Interactive.

É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado ☀️ em novembro de 1997 para MS-DOS e Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para ☀️ Game Boy Color.

O jogo segue a história de um criminoso que começa estrela bet roleta carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e ☀️ aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.

Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada ☀️ uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.

A jogabilidade é apresentada a partir ☀️ de uma perspectiva aérea e coloca o jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar ☀️ missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis.

Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ☀️ ladrão chamado Race 'n' Chase em que o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.

Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ☀️ ideia de jogar como o criminoso foi adotada.

Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de ☀️ jogar da maneira que desejasse.

Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo ☀️ violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir a estrela bet roleta venda.

Toda estrela bet roleta campanha de divulgação, organizada pelo ☀️ publicitário Max Clifford, foi baseada na criação de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.

Apesar de críticas quanto ☀️ à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade ☀️ de estrela bet roleta jogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores.

Duas expansões se passando na Inglaterra da década de ☀️ 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e veículos totalmente novos.

Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos ☀️ e o protagonista ao centro.

Grand Theft Auto se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.

As ☀️ três são baseadas em locais reais dos Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.

Cada localidade é bem distinta ☀️ da outra, com suas principais características também sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de ☀️ arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.

[1] As três ☀️ cidades são povoadas por diferentes pedestres e mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.

Dentro dos veículos é ☀️ possível sintonizar estações de rádio que transmitem músicas e notícias.[2]

É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a ☀️ partir de uma perspectiva aérea.

[3] A câmera se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim ☀️ de lhe proporcionar uma melhor visão de seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo ☀️ devagar, para que ele possa melhor visualizar os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]

Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para ☀️ o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e lança-granadas-foguete.

Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ☀️ ele ganha pontos que são mostrados no canto superior direito da tela.

Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" ☀️ que é simbolizado por estrelas, e quanto o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.

[2][5][6] Outro ☀️ meio de conseguir pontos é através das missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são ☀️ necessárias para desbloquear as novas cidades.

Grand Theft Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de ☀️ jogar: como quer navegar pelas cidades, como quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]

Ao iniciar ☀️ Grand Theft Auto os jogadores têm oito opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, ☀️ Mikki, Travis, Troy e Ulrika.

Entretanto, não havia nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse ☀️ escolhido em detrimento de outro.

[7] Além do protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage ☀️ no decorrer da história, que são Robert "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.

Seragliano é um ☀️ mafioso chefe da família Vercotti e um homem obcecado em vingar a morte do pai.

Fu é o chefe de uma ☀️ gangue asiática e que lendariamente possui 130 anos de idade.

El Burro é o líder de uma gangue latina que está ☀️ em conflito com a gangue de Fu.

Deever é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.

E ☀️ por fim Marcus é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]

O protagonista começa ☀️ estrela bet roleta carreira em Liberty City realizando trabalhos para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.

Depois de completar um número de serviços, ☀️ ele é avisado por uma gangue rival que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.

O protagonista mesmo ☀️ assim continua trabalhando para Seragliano e mata Sonetti.

Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que ☀️ a polícia está cercando a gangue e seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]

Assim que o protagonista chega em ☀️ San Andreas ele é contatado pela gangue de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.

Depois de fazer alguns trabalhos para ☀️ a gangue, ele se encontra pessoalmente com Fu, que expressa estrela bet roleta gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram ☀️ honra para a família.

Em seguida o protagonista entra no serviço de El Burro.

Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu ☀️ grato chefe pessoalmente, que o manda para a cidade de Vice City.[5]

As ações do protagonista chamaram a atenção do policial ☀️ corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências que podem colocá-lo na cadeia.

Ele começa a trabalhar para o policial.

O ciclo se ☀️ repete e os dois se encontram pessoalmente, com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.

Em seguida ele ☀️ passa a trabalhar para os Rastafaris até se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez ☀️ um excelente trabalho, porém que eles não vão se ver mais.[5]

David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand ☀️ Theft Auto.

Grand Theft Auto foi originalmente concebido e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 ☀️ por David Jones.

A companhia ganhou proeminência ao longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série ☀️ Lemmings.

Após o lançamento de três títulos da série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um ☀️ novo projeto por já terem em mãos "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]

A DMA havia se mudado para Dundee, ☀️ Escócia, possuindo na época os melhores computadores disponíveis para o desenvolvimento de jogos.

Suas instalações eram as maiores e mais potentes ☀️ do Reino Unido.

Jones viu a possibilidade de realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.

Ele ☀️ tinha uma "fascinação com o quão viva e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade ☀️ de processamento".

Jones pediu para estrela bet roleta equipe encontrar ideias para tornar isso possível.

Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto ☀️ outro pegou esse mesmo mapa e colocou carros correndo pelas ruas.

[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo ☀️ a partir disso; para ele, o movimento dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de ☀️ velocidade e altura.

[6][9] A ideia que foi formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos ☀️ em perseguições de alta velocidade, um conceito simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura ☀️ natural que todo mundo conhece".

O jogo foi chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam ☀️ pelas ruas e semáforos que faziam os outros carros pararem.[11]

Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para ☀️ a publicadora BMG Interactive, que há muito desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.

Ele conseguiu um contrato de ☀️ 3,4 milhões de libras esterlinas e um prazo de treze meses para desenvolver o título.

[11] Entretanto, logo ficou claro tanto ☀️ para a equipe da DMA quanto para a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era ☀️ impossível dirigir em alta velocidade atrás dos criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, ☀️ como o jogador estava no controle de um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.

[12] A equipe decidiu então ☀️ inverter os papéis e transformar o jogador no criminoso.

Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao ☀️ invés de perdê-los.

[13] Como o roteirista Brian Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma ☀️ recompensa!".

As missões mudaram e passaram a envolver o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.

A mudança era ☀️ radical pois, até então na história dos jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".

Essa ☀️ alteração foi bem recebida e aprovada pela BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo ☀️ "cartunesco e absurdo".[14][15]

A equipe de desenvolvimento começou a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além ☀️ de várias referências a filmes como Reservoir Dogs, James Bond e The French Connection.

[16] Houser via o jogo como um ☀️ mundo ficcional e queria uma grande ênfase na liberdade do jogador.

Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades ☀️ distintas onde o jogo se passaria, todas baseadas em cidades reais.

Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: ☀️ Miami, que foi transformada na cidade de Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova ☀️ Iorque, que virou Liberty City.[1]

Essa grande liberdade dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos ☀️ de testes: muitas pessoas não se interessavam em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.

Até então, ☀️ as missões eram passadas aos jogadores através de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para ☀️ que todos os telefones pudessem passar missões ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar ☀️ uma missão.

[17] Mesmo assim, Jones estava cético sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam ☀️ de um objetivo.

Para resolver esse problema ele estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para ☀️ passar de nível, comparando a ideia com um pinball.[18]

Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe ☀️ da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés dos gráficos, uma contratendência do mercado.

Eles se focaram em usar a limitada capacidade ☀️ de processamento dos computadores da época para aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial ☀️ dos pedestres e dos inimigos.

Essa atitude foi apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ☀️ ao conferirem o resultado final: "O visual é o de menos.

Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão ☀️ jogar".[19]

Porém, no final de 1996 foi lançado Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.

O título ☀️ tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.

Os executivos da BMG passaram ☀️ a temer que Race 'n' Chase, com gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público ☀️ e crítica especializada, que costumavam priorizar a aparência de um jogo na hora de julgá-lo.

A companhia quis abandonar o projeto, ☀️ pressionando a DMA todos os meses.

Uma pesquisa interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como ☀️ o jogo mais provável de fracassar.

Houser e seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao ☀️ mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]

A DMA tinha originalmente recebido da BMG ☀️ um prazo de treze meses para o desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.

[6] Ao final do ☀️ ciclo de produção, a BMG achou que o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para ☀️ Grand Theft Auto.[21]

A liberdade no mundo do jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir ☀️ diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos ☀️ mais variados gêneros.

A composição de todas as músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin ☀️ Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.

Eles compunham as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios ☀️ da empresa.[18][22]

Grand Theft Auto tem sete emissoras de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground ☀️ 77.

7, It's Unleashed on 93.

5 FM e The Fergus Buckner Show.

Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.

Todas podem ☀️ ser ouvidas quando o jogador entra em algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.

[23] ☀️ Os jogadores de PC e PlayStation podem retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por ☀️ outro com suas próprias músicas.

Quando o personagem entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]

O tema ☀️ principal de Grand Theft Auto é "Gangster Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na ☀️ estação N-CT FM.

Com a exceção da Head Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados ☀️ durante o jogo.[23]

Divulgação e controvérsias [ editar | editar código-fonte ]

Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover ☀️ Grand Theft Auto.

A BMG ainda estava temerosa sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.

Dessa ☀️ maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.

Clifford tinha um histórico de manipular ☀️ tabloides e criar escândalos para divulgar seus clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.

Gary Dale, o ☀️ chefe da BMG, disse ao publicitário que eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da ☀️ maneira correta.[...

] precisamos garantir o posicionamento correto tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]

Clifford pensou diferente e conseguiu convencer ☀️ os executivos da BMG a abraçar a violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.

Para ele ☀️ a violência era parte integral do produto e não se podia escapar dela.

Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito ☀️ criticado por algumas pessoas, mas disse que não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.

O publicitário então ☀️ baseou a divulgação do jogo na criação de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos ☀️ encorajar as pessoas certas a acreditar que seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".

O plano ☀️ era gerar uma divulgação gratuita que acabaria encorajando o público jovem a comprar o produto.

A ideia foi bem recebida pelos ☀️ irmãos Houser, porém Jones e a DMA ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]

Clifford ☀️ foi atrás dos seus contatos no governo e plantou informações sobre o jogo.

[26] Algum tempo depois em 20 de maio ☀️ de 1997, cinco meses antes do lançamento de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à ☀️ Câmara dos Lordes do Reino Unido falar sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era ☀️ um perigo para as "crianças" e "jovens" do país.

A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo ☀️ não deveria receber permissão para ser vendido em território britânico.

[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão ☀️ responsável pela classificação de entretenimento no Reino Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]

As ☀️ discussões na Câmara dos Lordes chamaram a atenção da mídia.

O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a ☀️ assaltantes", também listando as atividades que o jogador podia realizar: "Imagine-se [...

] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, ☀️ matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e até exterminando imigrantes ilegais!".

[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, ☀️ todos enfantizando a má influência que Grand Theft Auto poderia ser para os jovens.

O porta-voz da Scottish Motor Trade Association ☀️ afirmou que "expor as mentes da juventude para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".

A BMG ficou feliz com a ☀️ repercussão e os resultados, e aos poucos até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]

A fim de aumentar ainda ☀️ mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com ☀️ o logotipo do jogo por estacionamentos de convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que ☀️ o jogador podia realizar.

Quando Baglow ralou seu carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores ☀️ de Grand Theft Auto havia sofrido um enorme acidente automobilístico e teve estrela bet roleta carteira de motorista apreendida.

Apesar de Baglow ter ☀️ gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]

A ☀️ British Board of Film Classification havia contratado um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o ☀️ veredito final foi emitido pouco antes do lançamento.

O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", ☀️ porém não proibiu estrela bet roleta venda e o classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.

A BMG ficou muito ☀️ satisfeita com a classificação e o resultado da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões ☀️ de pessoas apenas com as controvérsias.

[31] Mesmo tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu ☀️ polêmicas semelhantes em países como a Alemanha e França, enquanto o Brasil proibiu completamente estrela bet roleta venda em território nacional.[6]

O plano ☀️ da BMG era iniciar o lançamento de Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e ☀️ em seguida expandir para outros mercados.

Suas plataformas originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi ☀️ lançado para PlayStation.

O jogo estreou em território britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista ☀️ David Kushner, "o lançamento de GTA parecia secundário perto do próprio hype".

[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro ☀️ de 1998.

A ASC Games de Connecticut ficou encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento ☀️ para PlayStation.

A ASC seguiu o mesmo plano de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de ☀️ controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade ☀️ dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]

Grand Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de ☀️ 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.

Junto com ☀️ isso existiram certas discussões sobre a possibilidade da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.

[34] Entretanto, ☀️ a versão foi cancelada antes mesmo de qualquer material ter sido divulgado.

[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color ☀️ foi lançada em outubro de 1999 na Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado ☀️ encarregada da conversão.[36]

A primeira expansão de Grand Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões ☀️ de computadores e de PlayStation, sendo a primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.

[6] O jogo se passa ☀️ em uma recriação da cidade de Londres no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre ☀️ oito personagens principais assim que começa.

[37] A história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para ☀️ vários chefões a fim de subir no submundo do crime.

Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do ☀️ final da década de 1960 e as ruas seguem a mão inglesa.

As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, ☀️ porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos e nos controles.[37][38]

A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de ☀️ London, 1969 apenas por download para computadores, sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.

[6] London, 1961 era na verdade ☀️ uma expansão da primeira expansão, necessitando estrela bet roleta instalação para poder ser jogável.

[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um ☀️ novo modo multijogador em um mapa inspirado na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]

A ☀️ decisão de colocar as duas expansões se passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante ☀️ muitos anos na cidade antes de se mudar para os Estados Unidos.

Ele queria realizar uma versão digital do filme policial ☀️ Get Carter de 1971, que por acaso tinha no elenco estrela bet roleta mãe, a atriz Geraldine Moffat.

De acordo com Houser: "Nos ☀️ anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]

Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas ☀️ e medianas para suas versões no PC e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito ☀️ piores quando comparada às outras plataformas.

As análises elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, ☀️ porém criticavam os controles e os gráficos inferiores.

No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma ☀️ média de aprovação de 78.

50%,[42] a versão para PlayStation ficou com 68.

33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma ☀️ classificação de apenas 57.33%.[47]

A Computer Games Magazine elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com ☀️ o qual o jogo aceitou a anarquia é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria ☀️ dos jogos", dando uma nota 9/10 e definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".

[carece de fontes] A PlayStation Magazine ☀️ também gostou muito do jogo e o chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da ☀️ história do PlayStation".[48]

A GameSpot foi mais contida em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para ☀️ a de computadores.

Ryan Mac Donald avaliou o jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente ☀️ difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.

Mac Donald concluiu estrela bet roleta ☀️ resenha com uma nota 8/10 escrevendo que "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas ☀️ com violência ou linguagem adulta".

[2] Tasos Kaiafas realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ☀️ ele disse que Grand Theft Auto era divertido, porém necessitava de paciência.

Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou ☀️ os controles, concluindo seu texto com "ele não vai ganhar nenhum prêmio.

Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos ☀️ vão se divertir muito".[46]

A Computer Gaming World teve uma análise negativa das versões para computador.

Na opinião deles a "ASC Games ☀️ [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.

É uma diversão ☀️ deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo estrela bet roleta significância".

Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem ☀️ um pouco divertido, com a segunda dizendo que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".

[carece de fontes] Similarmente a Digital Press ☀️ deu uma nota 5/10 criticando os controles e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do ☀️ jogo seria ver quantas pessoas ainda o acham divertido sem a violência em massa".[49]

As versões para Game Boy Color foram ☀️ as mais criticadas.

Craig Harris da IGN achou que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda ☀️ criticou a falta de carros nas ruas, "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar ☀️ carros para roubá-los"; ele concluiu estrela bet roleta resenha com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a ☀️ menos que gostassem da versão para console.

[36] A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, ☀️ porém também criticou os controles e afirmou que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a ☀️ operação do botão de ligar e desligar".[carece de fontes]

A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao ☀️ jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ofensivo [...

] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com ☀️ seu mafioso, porém), deixa o jogador à mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas ☀️ nenhum prazer".[44]

A equipe da DMA e da BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam ☀️ que seriam citadas frequentemente, esperando que a jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte ☀️ do foco.

Como Dan Houser colocou: "Se é legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]

Grand Theft Auto permaneceu durante 26 ☀️ semanas na lista dos mais vendidos do Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar ☀️ para novos lançamentos.

[51] As vendas mesmo assim foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.

Isso ocorreu ☀️ muito por conta do boca a boca de diversos jogadores recomendando o título a outros.

[52] Ele vendeu por volta de ☀️ quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total ☀️ do jogo, que consistiu principalmente nos salários da equipe.

[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão ☀️ de cópias mundialmente e gerou milhões em receita para suas companhias envolvidas.[53]

Logotipo da série usado a partir de Grand Theft ☀️ Auto III.

Grand Theft Auto foi um dos jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.

Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava ☀️ o jogador apenas em situações que o obrigavam a realizar atividades positivas.

[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda ☀️ permaneciam um pouco obscuras e limitadas.

A visão muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos ☀️ principalmente para crianças e seus conteúdos deviam estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um ☀️ grande mercado disponível para satisfazer adultos que desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.

[54] A decisão de ☀️ contratar Clifford para realizar a divulgação, um publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.

As controvérsias geradas por ☀️ Clifford sobre o conteúdo e seu possível efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se ☀️ apenas a crianças, fazendo com que a campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]

Grand Theft Auto foi o primeiro ☀️ jogo de grande destaque e impacto a incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.

[14] Apesar ☀️ de não ter sido o primeiro jogo a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda ☀️ já fazia isso há muito tempo, por exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo ☀️ incentivando-os para ganhar benefícios.

Era possível para o jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]

Apesar do ☀️ sucesso do jogo e a repercussão que teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado ☀️ por títulos voltados para o público mais infantil.

Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência ☀️ fosse encomendada.

Sua produção começou na mesma época de London, 1969.

[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de ☀️ 1999 com uma nova história e cidade, além de gráficos e jogabilidade aprimorada.

No meio tempo entre os dois jogos a ☀️ BMG virou uma subsidiária da Take Two, Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova ☀️ Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.

[6] Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em ☀️ Dundee.[57]

Jones deixou a produção dos jogos da série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de ☀️ produtor executivo e Dan Houser virou o roteirista.

Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente ☀️ alcançou grande sucesso.

Com gráficos tridimensionais graças a plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os ☀️ personagens, o título se tornou o jogo mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados ☀️ da história dos jogos eletrônicos.

A violência foi aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários ☀️ processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado Jack Thompson.

Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido ☀️ com aclamação de crítica e recordes de vendas.

[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do ☀️ entretenimento mundial, já tendo vendido mais de 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.

[59] O ☀️ décimo primeiro título da série, Grand Theft Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos ☀️ milhões de dólares em receita nas primeiras 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o ☀️ maior lançamento da história do entretenimento e o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências



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Foi lançado no dia 7 de agosto de 2017 pela Sony Music.

A faixa chegou a vender 80 mil cópias em 0️⃣ apenas dez dias de lançamento, tornando-se a primeira música a chegar a a o topo.

O videoclipe da faixa foi gravado 0️⃣ entre 7 de agosto e 12 de setembro em Nova Iorque, pelo artista no estúdio de George Lucas

e o diretor 0️⃣ de fotografia do videoclipe dos cantores Max Martin.

O vídeo mostra o cantor, em meio à coreografia, dirigindo ao som de 0️⃣ "Só Você" e cantando "Isso não pode fazer justas", sendo mais focado sexualmente no tema de amor do álbum e 0️⃣ mostrando ainda mais o que "Só Você" faz.



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Eles foram selecionados por The New York Times como uma das 15 melhores bandas do ano.

O grupo tinha um álbum 🤑 de estréia em 2006 chamado 'Almost of the Dark', que foi gravado e mixado por Matt Cameron e Rob Ellis.

Em 🤑 2011 os membros saíram e iniciaram um novo álbum.

Este lançamento é baseado no álbum de estreia do Red Hot Chili 🤑 Peppers.

A banda também lançou "The Best Of Black", em 2006.


Ela também cantou o tradicional hino "Dancin' Days", do Clã Genryūga, como tema de encerramento para o anime e filmes.

Foi 🔔 a segunda vez que a atriz teve um papel recorrente no anime "Sailor Star Warrior", seguido por Yui no filme 🔔 "Geração Man".

O primeiro filme de "Sailor Star Warrior" foi lançado nasuka em 5 de dezembro de 2005.

Yui também estreou como 🔔 personagem na produção do "School Reunion 055", estrelando Shigeki Fujimoto no episódio 2 da 3 temporada, sendo lançada em 6 🔔 de março de 2008.

A primeira aparição de Yui nos cinemas ocorreu em

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