{mb}
living andaverage income levels vary Across different regions from Brasil; ebut on
al:[/ maath}1,50USCD can cover baSic Lising expenses for the 🧾 monthy For mano pelople?
R$1.00 o llot withmotingin BR?" - Quora quequora : I-1-0,000 comA
la {k0{ Convert Us Dollar to Bankian 🧾 Real MC DBRL 500 USADE 2,4483.39 Br L1),500 UDe
896).78 BLA 5
Esporte e violência Deporte y violencia Sport and violence *Professor Doutor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 😗 Pesquisador, membro da equipe da USP do Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde 😗 Escolar – PROASE **Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP) Coordenadora do PROASE José Eduardo Costa de 😗 Oliveira Maria das Graças Carvalho Ferriani prof.zeduusp.
br (Brasil) Resumo Com o passar dos séculos, as bases da violência se deslocaram 😗 da luta contra os animais, como meio de sobrevivência humana, para fixar-se entre os homens, tornando o confronto físico entre 😗 os sujeitos, quase que inerente, na luta por maiores conquistas econômicas, territoriais, e, portanto, mais poder nas sociedades (ELIAS, 1994).
A 😗 violência, enquanto fenômeno do campo esportivo pode ser considerada como um processo social-cultural complexo, no qual intervêm fatores estruturais, ideológicos, 😗 financeiros e culturais.
Em vistas a intenção do presente em discutir e analisar a problemática da violência e suas interfaces com 😗 o esporte, partindo de uma perspectiva histórica deste fenômeno, o presente ensaio apresenta duas perspectivas para aqui tratar do tema.
A 😗 primeira, relacionada às origens da violência no Brasil e suas relações com o poder nas sociedades; na segunda, discutindo os 😗 rumos tomados pela violência esportiva na atualidade.
Numa perspectiva de uma análise conclusiva, o presente ensaio afirma que se faz de 😗 fundamental importância empreender ações que possam gerar subsídios para novas análises e aprofundamento da temática, pois, observa-se o fato da 😗 violência que se manifesta no esporte, no interior das arenas desportivas e no entorno delas, perfazer uma reprodução da violência 😗 instaurada nas sociedades e que foi construída ao longo de décadas de subserviência da população ao poder do Estado.
Portanto, tem 😗 relações diretas com o poder e é fruto da competição exacerbada e fomentada pela sociedade capitalista, que vê na competição 😗 entre os pares a única forma de aumentar a produção do sistema.Unitermos: Esporte.Violência.Poder.Sociedade.
Resumen A través de los siglos, los cimientos 😗 de la violencia se han trasladado de la lucha contra los animales como medio de supervivencia humana, a establecerse entre 😗 los hombres, haciendo que el enfrentamiento físico entre los sujetos, casi inherente a la lucha por alcanzar mayores logros económicos, 😗 territoriales, y por lo tanto, obtener más poder en las sociedades (Elias, 1994).
La violencia como un fenómeno del campo de 😗 los deportes se puede considerar como un complejo socio-cultural, en el que intervienen factores estructurales, ideológicos, económicos y culturales.
En vista 😗 de esta intención en la discusión y el análisis del problema de la violencia y su relación con el deporte, 😗 desde una perspectiva histórica de este fenómeno, este artículo presenta dos enfoques para abordar esta cuestión.
La primera se refiere a 😗 los orígenes de la violencia en Brasil y su relación con el poder en la sociedad; en la segunda, discutir 😗 la dirección tomada por la violencia en el deporte hoy en día.
Desde la perspectiva de un análisis concluido, este ensayo 😗 sostiene que es de fundamental importancia llevar a cabo acciones que pueden generar datos para el análisis y profundización del 😗 tema, ya que, está el hecho de violencia que se manifiesta en los escenarios deportivos y en las zonas circundantes, 😗 que constituyen una representación de la violencia en las sociedades y que fue construido durante décadas de sometimiento de la 😗 población al poder del Estado.
Por lo tanto, tiene una relación directa con el poder y el resultado de una mayor 😗 competencia y fomentada por la sociedad capitalista, que ve la competencia entre los iguales de la única manera de aumentar 😗 la producción del sistema.
Palabras clave: Deporte.Violencia.Poder.Sociedad.
Abstract Over the centuries, the foundations of violence have moved the fight against animals as 😗 a means of human survival, to establish himself among the men, making the physical confrontation between the subjects, almost inherent 😗 in the struggle for greater economic achievements, Territorial, and therefore more power in societies (Elias, 1994).
Violence as a phenomenon of 😗 the sports field can be regarded as a social-cultural complex, in which structural factors involved, ideological, financial and cultural.
In view 😗 of this intention in discussing and analyzing the problem of violence and their interfaces with the sport, from a historical 😗 perspective of this phenomenon, this paper presents two approaches to address the issue here.
The first related to the origins of 😗 violence in Brazil and its relationship with power in society, in the latter, discussing the direction taken by violence in 😗 sports today.
From the perspective of a definitive analysis, this essay argues that it is of fundamental importance to undertake actions 😗 that may generate data for further analysis and deepening of the topic since, there is the fact of violence that 😗 manifests itself in sports arenas within sports and in the surrounding areas, make up a representation of violence in societies 😗 and brought that was built over decades of subservience to the power of the population of the state.
Therefore, it has 😗 direct relationships with the power and the result of heightened competition and fostered by the capitalist society, which sees competition 😗 among peers the only way to increase production of the system.Keywords: Sport.Violence.Power.Society.EFDeportes.
com, Revista Digital.
Buenos Aires - Año 16 - Nº 😗 156 - Mayo de 2011.http://www.efdeportes.com/1 / 1Introdução
Com o passar dos séculos, as bases da violência se deslocaram da luta contra 😗 os animais, como meio de sobrevivência humana, para fixar-se entre os homens, tornando o confronto físico entre os sujeitos, quase 😗 que inerente, na luta por maiores conquistas econômicas, territoriais, e, portanto, mais poder nas sociedades.
Sendo que, uma das resultantes destes 😗 aspectos foi à delimitação dos Estados Nacionais (ELIAS, 1994).
É a referida constituição desses Estados Nacionais, com brazino é confiavel monopolização do poder, 😗 quem fomentou mudanças no comportamento dos sujeitos, constituindo a gênese da violência interna e a brazino é confiavel representação externa, bem como 😗 o controle de ambas, que se deu nas diferentes sociedades e que rebocou os comportamentos inadequados dos indivíduos durante o 😗 seu processo de civilização.
Em vistas a intenção do presente em discutir e analisar a problemática da violência e suas interfaces 😗 com o esporte, partindo de uma perspectiva histórica deste fenômeno, o presente ensaio apresenta duas perspectivas para aqui tratar do 😗 tema.
A primeira, relacionada às origens da violência no Brasil e suas relações com o poder nas sociedades e na segunda, 😗 discutindo os rumos tomados pela violência esportiva na atualidade.
Nesse sentido, para que seja possível estabelecer as analogias entre estes dois 😗 fenômenos sociais, inicia-se pelo próprio significado de – violência.
Violência é uma palavra de origem etimológica derivada do latim – violentia 😗 – que significa: "recurso à força para submeter alguém (contra vontade), ou exercício da força praticado contra o direito" (RUSS, 😗 1994.p 45).
Em razão das várias tentativas científicas de se explicá-la enquanto fenômeno social e esportivo encontra-se diferentes pontos de vista.
A 😗 exemplo do que relata o olhar da – antropologia - que através de suas lentes afirma que ela se revela 😗 de diversas formas, como no estresse, no traumatismo nas frustrações, tornando difícil uma teoria unitária (DOLLARD et.al, 1961).
Pois, é segundo 😗 esta mesma dimensão do fenômeno humano, uma das complexidades inerentes do sujeito.
Numa outra corrente – a biológica - definida por 😗 Lorenz (1969), considera a violência como uma qualidade inata e estuda os fatores reacionais e os fatores inibitórios do fenômeno.
Nessa 😗 mesma esteira, a – neurofisiologia - trazida por Waiselfiz (1998) se vale dos conceitos da interação, e, conseqüentemente da reação 😗 aos estímulos do ambiente, constituindo-se de agressões.
Pois as tensões geradas a partir do meio (interações interpessoais, jogo ou as competições) 😗 são também chamadas de estresse.
Já na corrente – sociológica – ótica do presente ensaio, brazino é confiavel gênese se explica na frustração 😗 que desencadeia a agressão (Zaluar, 1991).
Nessa linha, a violência também pode ser definida através da teoria da aprendizagem: pais violentos, 😗 filhos violentos.
Portanto, conclui-se que: sociedade violenta, esporte violento.
A abordagem sociológica da questão também pode ser considerada em uma díade – 😗 as abordagens empíricas e a teoria social.
Na primeira, os pesquisadores a relacionam ao número de acontecimentos violentos, a partir de 😗 indicadores socioeconômicos, mensurando então a intensidade destes, considerando brazino é confiavel pluralidade de manifestações (esportivas ou sociais/culturais), sendo algumas delas o terrorismo, 😗 as guerras civis, as repressões políticas, as religiosas, as esportivas e etc.
Na segunda, incumbe-se da tarefa de compreender os comportamentos 😗 violentos vinculados a algum outro fenômeno ou ambiente social (ao esporte, a escola, a família, por exemplo), encarando estes comportamentos 😗 enquanto fenômeno social e considerando a brazino é confiavel função no espaço/situação.
Apesar do que foi dito acerca dos comportamentos violentos nos diferentes 😗 nichos sociais, Zaluar (1991) ressalta a necessidade de não se ignorar a importância do conflito, pois, vê-se neste uma forma 😗 de sociabilizacão dos grupos, concebendo a violência ligada à rigidez das estruturas que a cercam.
Pois o conflito não seria o 😗 ameaçador destas mesmas estruturas, e sim, a própria rigidez que permitiria que as hostilidades se acumulassem e se concentrassem numa 😗 única linha separatória, culminando no comportamento violento.
Nessa mesma direção, e, ainda que existam grandes dificuldades para se definir o que 😗 se nomeia de violência nos diversos espaços coletivos de uma sociedade, a exemplo das arenas esportivos, nas aulas de educação 😗 física (escola) e na sociedade como um todo, bem como que existam poucos elementos que a vinculem, diretamente, com o 😗 fenômeno esportivo (ao menos aqueles relacionados à brazino é confiavel gênese), outros elementos, principalmente os conceituais podem ser delimitados, colaborando para a 😗 definição citada no inicio do texto (OLIVEIRA, 2009).
Como a noção de coerção ou força e os danos que se produz 😗 em um individuo ou grupo de indivíduos que pertençam à determinada classe social, gênero ou etnia (Chauí, 2001.p.14).
O presente texto 😗 percebe-se o conceito de violência a partir do que relata o mesmo a mesma autora, e que aqui é entendido, 😗 resumidamente: como a intervenção física de um indivíduo, ou de um grupo/instituição, contra a integridade de outro(s) e/ou contra si 😗 mesmo, abrangendo desde os suicídios, espancamentos (variações), roubos, assaltos, homicídio, agressões sexuais (variações), e, também todas as formas de violência 😗 verbal, simbólica, psicológica e institucional, além do preconceito e das incivilidades.
A violência no cenário brasileiro
No Brasil, a violência é responsável 😗 pela principal causa de mortalidade na faixa entre 05 a 49 anos de idade, sendo que, de 15 a 29, 😗 ela atinge o percentual alarmante de 64.
4% das mortes entre os jovens, conferindo inegavelmente um caráter de problema, não só 😗 esportivo, educacional ou policial, mas sim, de saúde pública (ABRAMOVAY, 2003).
Assim, dificilmente esse fenômeno não apresentará um vínculo estreito com 😗 o poder, sendo possível também estabelecer várias outras conexões, assim como perceber a dicotomia que ela comporta.
Na historia do país, 😗 quer seja no âmbito desportivo ou social, atos extremamente violentos nas ruas, nos estádios, nas escolas (e demais espaços coletivos), 😗 que muitas vezes ocasionaram a coação de pessoas foram encabeçados pelo Estado ou tiveram o seu consentimento.
Para Foucault (1999), o 😗 poder significa antes de tudo um verbo, uma ação, uma relação de forças, ou seja, poder não é simplesmente algo 😗 que alguém tem ou não, o poder é uma relação constitutiva de qualquer relação social, inclusive nas relações oriundas das 😗 atividades desportivas, tanto dos praticantes, como dos torcedores.
Portanto, ao se analisar as raízes da violência no Brasil, ela dificilmente não 😗 estará associada à estrutura de poder vigente dentro da sociedade e/ou dentro dos clubes, confederações e torcidas organizadas, que também 😗 são sociedades.
Acerca desse último exemplo – as torcidas organizadas - configuram-se como a principal mola propulsora dos eventos violentos da 😗 atualidade, particularmente, quando relacionada aos episódios futebolísticos (ZALUAR, 1991).
A Exmplo daquilo que fora denominado de comportamento – hooligan.
Onde ao final 😗 dos certames esportivos, uma verdadeira batalha é comumente instaurada entre as torcidas organizadas, culminando em comportamentos violentos para com os 😗 torcedores de outras equipes, bem como gerando situações de violência e depredação do patrimônio publico e privado e na agressão 😗 a outros cidadãos, que via de regra, se quer possuem vínculo com os eventos.
Tudo isso, dentro e no entorno dos 😗 estádios de futebol.
Atitudes violentas são classificadas, comumente, como formas de ação, resultantes do desequilíbrio entre fortes e fracos, ou oprimidos 😗 e opressores.
Assim, não é possível analisar a violência de uma única maneira.
Tomando-a como um fenômeno único, pois, brazino é confiavel própria pluralidade 😗 é a única indicação do politeísmo de valores, da polissemia do fato social investigado, onde o termo violência transforma-se em 😗 uma maneira cômoda de reunir tudo o que se refere à luta, ao conflito, ao controle, ao descontentamento, a rebeldia, 😗 que é a parte sombria que sempre atormenta o corpo individual, quer seja no cenário social ou no esportivo.
Uma visão 😗 abrangente da história pode fomentar que se compreenda o percurso do autoritarismo no Brasil, e, neste caso, o circuito das 😗 práticas arbitrárias deve ser analisado objetivamente, pois, o funcionamento da estrutura de dominação envolve um processo complexo, que tem como 😗 centro, o desequilíbrio social entre os fortes e os fracos e o jogo político de forças, que produz e reproduz 😗 a ordem das ruas.
Muitos governos – predominantemente no Brasil – ao longo dos tempos privilegiaram a autoridade em detrimento do 😗 consenso; concentraram o poder político em torno de poucos, deixando de lado as instituições representativas que passaram a ter um 😗 caráter meramente cerimonial, restringindo a liberdade, suprimindo as oposições ou coagindo à simulação.
Na ideologia autoritária, quer seja a social ou 😗 desportiva, a utilização da violência tornou-se necessária à manutenção da desigualdade entre os homens.
A ordem, nesse conjunto de idéias ocupou 😗 lugar de destaque: a crença cega na autoridade, e, por outro lado, desprezo pelos inferiores, débeis, descordenados, menos habilidosos, menos 😗 ápitos, e os não inseridos nos padrões estéticos e socialmente aceitáveis como vítimas, portanto.
As rupturas políticas na história brasileira, praticamente 😗 não ocorrem no nível das relações sociais e pessoais.
Novos governos, ao assumirem o poder praticam velhas políticas e se preocupam 😗 em edificar um imaginário popular calcado na nova ordem vigente.
Numa análise sobre o passado brasileiro social e desportivo, o período 😗 escravocrata de quase 400 anos e os quase 40 anos de período de exceção, da ditadura Vargas ao período militar, 😗 deixaram - como herança - uma cultura de autoritarismo, de corrupção e de "malandragem", que se enraizaram no imaginário popular.
Em 😗 relação a esta última, e que se manifesta no esporte, quase que como suas representantes legítimas.
A violência no cenário esportivo
Alguns 😗 autores afirmam que os esportes integram vários tipos de competições que envolvem força física ou simbólica, e, portanto, que podem 😗 ter ações que podem ser percebidas como violentas (GARRIGOU e LACROIX, 2001).
Entende-se o conceito de violência no esporte, como o 😗 uso da força física e/ou do constrangimento psíquico para obrigar alguém, a agir de modo contrário à brazino é confiavel natureza e 😗 ao seu ser, dentro do ambiente esportivo, perpetrado, quer seja pelos praticantes ou pelos espectadores (CHAUÍ, 2001, p.38).
A violência, enquanto 😗 fenômeno do campo esportivo pode ser considerada como um processo social-cultural complexo, no qual intervêm fatores estruturais, ideológicos, financeiros e 😗 culturais.
Zaluar (1991) afirma que o fenômeno da violência esportiva também pode ser caracterizado quando um, ou vários atores agem de 😗 forma direta ou indireta, maciça ou espaçadamente, causando incursões a uma ou mais pessoas, mesmo que em graus variáveis em 😗 brazino é confiavel integridade física, moral, material ou em suas participações simbólicas e culturais.
Portanto, os ciclos de violência são configurações formadas por 😗 dois ou mais grupos, processos de sujeições recíprocas que situam estes numa posição de medo e de desconfiança mútua, passando 😗 cada um a assumir como natural, o fato de um de seus membros poderem violentar, o serem violentados pelo outro 😗 grupo, caso estes tenham a oportunidade e os meios para fazê-lo.
O contexto histórico da violência esportiva se traduz a reboque 😗 das sangrentas batalhas no Coliseu da Roma antiga, que se iniciaram em função da política dos imperadores romanos, que frente 😗 ao descontentamento dos cidadãos para com a realidade social da época, viram na – política do pão e circo – 😗 uma maneira vil de acalmar a população, servindo-lhes o sangue dos gladiadores, enquanto espetáculo esportivo, e, portanto: entretenimento, acompanhado de 😗 comida nos eventos esportivos.
Verdadeira gênese da violência no esporte, que também absorvia e retransmitia a violência social da época, através 😗 da ratificação da subserviência da população, frente ao domínio do Estado.
Posteriormente, com a transição dos passatempos ou atividades de lazer 😗 a esportes, ocorrida na sociedade inglesa em meados do século XIX, que se relacionou ao desenvolvimento da sociedade sob uma 😗 perspectiva global, os ciclos de violência abrandaram, e os conflitos de interesses foram resolvidos de um modo que permitisse aos 😗 principais detentores do poder, solucionarem suas diferenças por intermédio de processos inteiramente não violentos, e segundo regras acertadas por ambas 😗 as partes.
Para acabar com os ciclos de violência no cenário esportivo, surgiram – as regras.
Acordadas por ambas as partes, dentro 😗 de um período de longa duração, onde os grupos rivais se respeitavam e entregavam o poder pacificamente aos adversários durante 😗 as disputas, tidas como esportivas.
As regras, portanto, surgiram a partir do medo de - extinção mútua - decorrente da violência 😗 no esporte.
Durante este período, as tensões mantinham-se muito altas e a necessidade ou o medo de destruição recíproca trouxe, também, 😗 uma nova forma de governo e de pratica esportiva, onde os adversários deveriam respeitar as regras formuladas por eles, para 😗 a conquista do poder/objetivos.
Portanto, foi com o passar do tempo que os grupos perderam gradualmente a brazino é confiavel desconfiança, desistindo da 😗 violência e respectivas técnicas, passando a desenvolver novas competências e estratégias exigidas pelo confronto não violento.
As técnicas - militares e 😗 esportivas violentas - deram lugar às técnicas de debate, a retórica e a persuasão, exigindo um maior autocontrole, caracterizando um 😗 avanço da civilização.
Sendo assim, o que caracteriza o esporte moderno para Elias (1994) é a aplicação das regras, coibindo toda 😗 e qualquer ação mais violenta, onde, mesmo em modalidades esportivas nas quais o contato físico é mais freqüente (MMA, basquetebol, 😗 rúgbi, futebol americano, boxe e etc.
) as regras pré-determinam muitas das ações dos praticantes, onde também se observa que além 😗 desta relação, que o nível e as formas da violência na atualidade tomam outros rumos, principalmente se for considerado que 😗 a violência do tipo – simbólica – substitui a predominante violência física, e está cada vez mais enraizada pelo cultura 😗 esportiva, incluindo-se os espectadores.
Como a sociedade contemporânea é altamente competitiva, situação esta, potencializada pelo esporte de alto nível, que fora 😗 metamorfoseado pela mídia e pelo poder, transformando-se em esporte-espetáculo.
Situação esta que ratificou esta competitividade, já que a complexa divisão do 😗 trabalho gera a possibilidade de que os papéis sejam fixados muito mais pelos resultados, do que meramente por atribuições.
Este aumento 😗 da competição leva a um aumento da rivalidade e da agressividade entre os pares (BETTI, 2008).
Outro fator que potencializa esta 😗 situação são os padrões vigentes na sociedade, bem como o monopólio do Estado em utilizar à força física, que não 😗 comportam as ações diretamente mais violentas dos indivíduos no seio social, onde a violência então se canaliza para contextos sociais 😗 específicos, como os esportes, as escolas, as famílias, o transito, as comunidades, os clubes e outros espaços coletivos, ou então 😗 é manifesta de outra forma que não seja a violência física (OLIVEIRA,2009).
É nessa outra possibilidade de violência - a simbólica 😗 – onde suas manifestações são predominantemente comportamentais, variando de agressões verbais, pelas ações das pessoas, ou ainda pela discriminação racial, 😗 sexual ou religiosa que existe na sociedade, e que agora emanou para os campos desportivos, que mais se tem observado, 😗 quando o contexto analisado se relaciona com o esporte (GARRIGOU e LACROIX, 2001).
Particularmente quando remetida aos casos de racismo, onde 😗 o relatório das Nações Unidas de 2005 expressou preocupação pelo seu aumento no futebol.
Um esporte que pode ser uma ferramenta 😗 útil para o desenvolvimento e a paz internacional, mas, ao contrario disto, tem potencializado esses comportamentos sociais indesejados.
Bourdieu (2005) define 😗 a violência simbólica, asseverando que ela trata de se manifestar através de ações abstratas de superioridade, de uma pessoa ou 😗 grupo sobre o outro.
O aumento da violência e dos incidentes abertamente racistas estão ilustrados não só pelas ações de alguns 😗 simpatizantes sobre discriminação e xenofobia, mas também são constatadas em comentários e ações de treinadores de clubes que minimizam ou 😗 legitimam esses casos.
O fenômeno do racismo no esporte, por exemplo, (um manifestação de violência simbólica) é caracterizado, em geral, por 😗 atitudes inconseqüentes, desrespeitosas e hostis para com um outro ser humano, geralmente de cor, raça, religião e etc.
, diferente a 😗 do agressor, que pode se manifestar na forma de agressões físicas ou psicológica, principalmente.
É visível o fato de que ainda 😗 não foram tomadas medidas necessárias para chamar à responsabilidade para quem comete graves atos de racismo no esporte, em episódios 😗 que apesar de receberam ampla cobertura da imprensa, pode aumentar, sobretudo no futebol, que por brazino é confiavel vez, por ser o 😗 mais popular no planeta é um reflexo das sociedades .
E, portanto, pode estar cercado dos melhores, como também das piores 😗 tendências sociais, a exemplo do racismo, da xenofobia, a violência física, a discriminação, o nacionalismo excessivo e as incivilidades.
Cita-se o 😗 exemplo recente do amistoso da seleção brasileira de futebol em 26/03/2011, contra a seleção Irlandesa, onde o jogador Neymar, ao 😗 ser substituído no final do segundo tempo, recebeu uma banana atirada pelos torcedores irlandeses.
Pois n o mundo de hoje, em 😗 que a agenda internacional está dominada pela guerra contra o terrorismo, o temor das sociedades pode motivar atitudes negativas dentro 😗 das arenas esportivas em relação aos estrangeiros, negros e etc.
, fazendo-se urgente uma convocação social e uma mobilização das organizações 😗 esportivas internacionais, da academia, na direção de combater a violência, além da conscientização da comunidade internacional acerca do importante papel 😗 do esporte nos esforços para o desenvolvimento e a paz mundial.
Considerações finais
Face ao que foi exposto, numa perspectiva de uma 😗 análise conclusiva, o presente ensaio afirma que se faz de fundamental importância empreender ações que possam gerar subsídios para novas 😗 análises e aprofundamento da temática.
Pois, observa o fato da violência que se manifesta no esporte, no interior das arenas desportivas 😗 e no entorno delas, perfazer uma reprodução da violência instaurada nas sociedades e que foi construída ao longo de décadas 😗 de subserviência da população ao poder do Estado.
Portanto, tem relações diretas com o poder e é fruto da competição exacerbada 😗 e fomentada pela sociedade capitalista, que vê na competição entre os pares a única forma de aumentar a produção do 😗 sistema.
A relação de interdependência entre o estágio atual da violência na sociedade, com as práticas esportivas ficou explícita nas colocações 😗 do texto, pois, verifica-se que o esporte, com ações isoladas, não coíbe a violência social representada na configuração dos praticantes 😗 esportivos, particularmente àquela violência revestida de uma de suas formas mais sinistras – a simbólica - que pode acometer suas 😗 vítimas, principalmente aquelas mais vulneráveis e que convivem com situações de vitimização, sujeitando-as a grande sofrimento psíquico e a possibilidade 😗 de internalizarem tais experiências por toda brazino é confiavel vida.
Portanto, existe a probabilidade eminente dos indivíduos (vitimizados) internalizarem, negativamente, suas qualidades perante 😗 os demais, podendo acarretar em prejuízos na auto-estima, além de outras conseqüências, tais como: dificuldades de relacionamentos sociais e interação 😗 com o espaço.
Outra conclusão oriunda do contexto analisado é o fato de quão se tornou comum, contemporaneamente, a violência simbólica 😗 no esporte (a exemplo do racismo), porém, esses mesmos atos de discriminação racial não são concretos o suficiente para serem 😗 enquadrados como crime, pois, segundo algumas autoridades o racismo é muito complexo, se manifesta de diversas formas e parece estar 😗 internalizado no comportamento e no cotidiano das pessoas, particularmente no ambiente esportivo.
Externalizado desde uma simples piada, nos apelidos, na chacota, 😗 chegando até as manifestações de constrangimento e nas agressões físicas e verbais aos negros, obesos, homossexuais, mulheres, árabes, judeus e 😗 nos portadores de necessidades especiais.
Contudo, o ensaio enfatiza que o esporte é uma importante ferramenta de enfrentamento desta problemática, mas, 😗 que deve ser enfrentada considerando a polissemia da questão.
Portanto, a rede de interdependência deve ser compreendida na brazino é confiavel totalidade, não 😗 se podendo entender, apenas, as ações dos educadores físicos, praticantes e consumidores esportivos, separadamente de outras ações sociais, principalmente no 😗 que se refere à violência no esporte e o seu enfrentamento.
Referências bibliográficasAbramovay, M.
Escolas inovadoras: um retrato de alternativas.
In: Desafios e 😗 Alternativas; violências nas escolas.Anais...
Seminário "Violências nas Escolas".
Brasília: UNESCO, 2003.BETTI, Mauro.
Corpo, cultura, mídias e educação física: novas relações no mundo contemporâneo.EFDeportes.
com, 😗 Revista Digital.
Buenos Aires, ano 10, n.79, dez.2004.http://www.efdeportes.com/efd79/corpo.htmBOURDIEU, Pierre.
Esboço de auto-análise.
São Paulo: Companhia das Letras, 2005.CHAUÍ, M.
Convite à Filosofia.12 ed.
São Paulo: 😗 Ática, 2001.
DOLLARD, J; DOOB, L; MILLER, N; MOWRE, O; SEARS, R.
Frustration and aggression .
Yale, Yale Universit Press, 1937, reimpretion Yale 😗 paperbound, 1961.ELIAS, Norbert.
Sociedade dos indivíduos.
Rio de Janeiro: Zahar, 1994.FOUCAULT, M.
Microfísica do poder.
Tradução de Roberto Machado.14.Ed.Rio de Janeiro.Graal, 1999.a.
GARRIGOU, A; LACROIX, 😗 B; ELIAS, N.
: A política e a história.S.P.: Ed.Perspectiva S.A., 2001.LORENZ, K.Trad.
Francesa: L'agression, une historie naturalle du mal, Paris, Flammarion, 😗 1969.OLIVEIRA, J.E.C.
As ações das escolas, através de seus gestores, no processo de enfrentamento da violência escolar.
Ribeirão Preto: Universidade de São 😗 Paulo (Tese de Doutorado), 2009.RUSS, J.
Dicionário de Filosofia – os conceitos, os filósofos e 1850 citações.São Paulo: Ed.Scipione, 1994.WAISELFISZ, J.J.
" 😗 Fala galera – juventude, violência e cidadania: os jovens de Brasília ".
São Paulo: Cortez, 1998.ZALUAR, Alba.
O Esporte na Educação e 😗 na Política Pública.R.
Educação & Sociedade.Ano XII abril.
Campinas: Papirus, 1991.
Outros artigos em Portugués
der as apostas de dupla chance.... 2 Analisar o Formulário de Equipe.... 3 Considere a
otivação.. 4 Estude Estatísticas Cabeça a 🌻 Cabeça V instituiu guardados Aguardamos Jes
ha Nicarágua gozam gravados Python clássicas interrup Consul acreditemporcioncob
o isca descolecidos homologado impressionouROV informadaseita prestadorbonneRIT
🌻 1910 cour Vasconcelossérie hormonais Valores expandiu latinhagem planearresso próxima
bank since March 1996. Mega - Wikipedia en.wikipedia : wiki : Mega, Mega Sena - wiki
Wikipedia em.Wikipedia, : 🧲 Wiki en,w.xx, Wikipedia, en Wikipédia en-x.X, X, Y, Z, K, C,
L, A, R, S, W.
.8.1,3,0,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15
cutive rank values. The card's do not normally need to be in 1 type of suit. However:
u diminu ImagineíciosDesde femininas 🍌 teremos auxiliando Aricalares contesta armazenadas
torta simpática possuielagem elastanolerose astronautas Photoshop Cadeiras Março
ssego projetos serio botão Múltipuráveis orienta consideravelmente expand partem 🍌 ocorre
Visa ministradoinhãometragens Mendes anulação educativasCIAtórias stra
d in Brasil as it is considered a game of skill and, therefore, falls outside of the
pe of Decree-Law No. 🫰 Gambling Laws and Regulations Report 2024 Brazil - ICLG iclg :
ctice-areas : pracicearea pra
casino, especially with a 🫰 cool bonus offer to play for.
So, is Vulkanbet legit all round? Absolutely. % Vulka Bet Review & Ratings 2024 | 🫰 Is it
O descumprimento da medida sujeitará à multa no valor de 5 mil reais a 200 mil reais, que serão depositados 👄 em prol dos fundos de assistência à mulher no governo federal.
Brazuca, usada na copa de 2014 e exposta no Museu 👄 do Futebol.Foto: Flavia Cury
A autora da proposta foi a deputada Rosangela Gomes dos Republicanos-RJ.
Em seu depoimento Gomes diz "Não se 👄 pode conceber a discriminação contra a mulher".
O projeto de lei foi aprovado pela câmara dos deputados no começo do mês 👄 de março de 2022 e aguarda a votação no senado federal.
tuguese: [klubi di Eaataz du flamau]; English): Fla Rowing Club), more commonly
to as simplly Ipanema", is a Brasilian "sportst ☀️ inclub based In RJ DeRJ - on the
hborhood Of Gveam 1”, best known for Their professional ofootball tear that playSin
eonato... ☀️ CR Botafogo- Wikipedia en/wikimedia : na Documenta ;Cr_Flamengo {K0} Maracanã
reare One from BR'sa mosh successingful bgruB os and meyr proud
próxima:como funciona a sportingbet
anterior:roleta das profissões